Escola da Boa-Fé assinala Dia Nacional das Acessibilidades

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde, está a decorrer na Escola Básica 2,3 nº 2 de Elvas, na Boa Fé, uma iniciativa que visa a sensibilização dos alunos dos quintos e sextos anos para as necessidades das pessoas com deficiência motora. A ação, inspirada pela “Fundação Salvador”, visa a mudança de mentalidades e o desenvolvimento de empatia por quem tem mobilidade reduzida, seja temporária, seja definitiva.

A atividade compreende uma aula da disciplina de Educação Física, por turma, no pavilhão desportivo da escola, com a orientação dos professores de Educação Física Cláudia Brotas, João Ruas e Manuel Henriques.

Os alunos são divididos em grupos, de modo a realizarem os percursos com e sem obstáculos, através de cadeiras de rodas, canadianas (muletas) e com os olhos vendados, apoiados por colegas.

No final da aula, os alunos são convidados a expressar, por escrito, os seus sentimentos e dificuldades durante os percursos, bem como a necessidade de melhores acessos para quem possui estas necessidades especiais. A atividade está a ter uma excelente adesão por parte dos alunos, tanto na parte lúdica como na reflexão.

A esta iniciativa, juntar-se-á o visionamento de uma palestra da Fundação Salvador, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e a exploração do tema, atividade partilhada com as restantes turmas da escola.