EuroBEC pretende dinamizar região através do desporto

Badajoz, Elvas e Campo Maior, que constituem a EuroBEC, vão acolher, entre 2023 e 2025, uma prova velocipédica conjunta, o Granfondo EuroBEC. Esta iniciativa arranca, na sua primeira edição, a 5 de março de 2023, com uma prova velocipédica que tem início e finalização em Badajoz, num circuito com trajetos pelos três municípios.

José Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, explica que “esta prova atrai, pelo menos, duas a três mil pessoas à região, um aspeto muito positivo para a economia local. Evidentemente que quem beneficia mais são a restauração e a hotelaria. No entanto, grande parte das pessoas que nos visita acaba por passar pelo comércio e comprar qualquer coisa”.

O Granfondo EuroBEC vai, em cada ano, entre 2023 e 2025, arrancar de uma das três localidades que constituem a Eurocidade. “Neste momento, temos já o contrato com a empresa que organiza para recebermos esta prova nos próximos três anos. Quando se fala na vertente do turismo, muitas vezes só se pensa em património e cultura. Mas a verdade é que o desporto também pode ter também um potencial bastante grande no desenvolvimento económico do nosso concelho”, garantiu o autarca.

O Granfondo EuroBEC vai decorrer pelos espaços naturais, patrimoniais e monumentais mais emblemáticos e significativos dos três municípios, juntando lazer, cultura, natureza e desporto, oferecendo um dia certamente diferente e que se prevê poder contar com a participação de milhares de amantes do ciclismo.