Alandroal reduz iluminação de Natal para poupar energia

Poupança de energia é a palavra de ordem na Europa. Os governos desdobram-se em esforços para encontrar soluções para enfrentar a crise energética, no inverno e os municípios já criaram pacotes de medidas com vista a essa mesma poupança.

No caso do município de Alandroal, o presidente João Grilo garante que “vão absorver algumas das indicações já anunciadas pelo Governo, com o intuito de registar poupanças significativas já nos próximos meses”.

À semelhança do que já acontece em outros municípios, também Alandroal vai, não cancelar, mas condicionar a iluminação de Natal: “todos sabemos que é tradição haver iluminação pública de Natal. Nós achamos que não poderemos fazer o que sempre fizemos mas temos que encontrar um meio termo. Estamos a ponderar reduzir os dias e o período e que a iluminação está ligada. Se começarmos mais tarde e terminarmos mais cedo e se ligarmos mais tarde e desligarmos de madrugada, conseguiremos reduzir para um quarto o consumo de energia, o que me parece bastante significativo e nos permite, na mesma, assinalar as datas festivas”.

A primeira medida a ser tomada, segundo João Grilo, “é a gestão da iluminação pública. Estamos a definir, quer a nível de horário, quer a nível das próprias luminárias estarem ligadas ou desligadas, onde é que podemos reduzir nos próximos meses. Há locais onde, não havendo constrangimentos, poderemos reduzir a iluminação sem gerar constrangimentos. Nos espaços exteriores e interiores municipais também vamos aplicar essa redução”.

No que diz respeito “às piscinas e edifícios municipais, vão ser tomadas as medidas definidas pelo Governo. Internamente, tentaremos que em todos os edifícios que foram transferidos para a autarquia haja uma maior harmonização, como a utilização de mais luz solar e menos sistemas de aquecimento”.

O Plano de Poupança de Energia 2022-2023 lançado pelo Governo tem como prioridades a poupança energética, a aceleração da transição para as energias renováveis, a diversificação do aprovisionamento energético e a combinação inteligente de investimentos e reformas.