Prémios “Europa Nostra” com candidaturas até 23 de novembro

Estão abertas as candidaturas, até dia 23 de novembro, para os Prémios europeus “Europa Nostra”.

Estes prémios, como revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, são considerados “os óscares do património”, uma vez que “distinguem as melhores práticas de conservação e valorização do património cultural da Europa, sendo que pode ser património material ou imaterial”.

Ana Pereira revela que estes prémios são divididos em várias categorias: “conservação e adaptação a novas utilizações; pesquisa; educação, formação e competências; envolvimento e consciencialização dos cidadãos; e campeões do património”, que pode abranger as diferentes áreas anteriores.

Estes prémios distinguem, acrescenta Ana Pereira, “os projetos que têm melhores práticas, não só na conservação, mas também na valorização, divulgação e no envolvimento dos seus cidadãos, sendo que em cada categoria há um vencedor europeu e um vencedor do grande público”.

Para cada categoria o vencedor recebe um prémio, no valor de dez mil euros.

Estes prémios destinam-se a qualquer entidade pública ou privada que esteja envolvida na valorização e conservação do património, bem como agentes no setor cultural que desenvolvam atividades nestas áreas.

As candidaturas para os prémios Europeus “Europa Nostra” estão abertas até dia 23 de novembro e este é o tema em destaque esta semana no programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast, abaixo: