Liga Portuguesa Contra o Cancro precisa de voluntários para peditório

O peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro decorre entre 28 de outubro e 1 de Novembro.

Desenvolvido anualmente e em contexto de voluntariado, o peditório de rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro representa, não só, a principal fonte de financiamento da Instituição na sua relação com a comunidade, mas sobretudo o garante da sustentabilidade das atividades que promove no âmbito dos seus 4 eixos de missão: o apoio ao doente oncológico e cuidadores, a promoção da saúde, a prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia.

Mais uma vez, este peditório nacional é apadrinhado por Cristiano Ronaldo, que apela ao voluntariado pontual no Peditório, convidando-o a juntar-se a esta causa, com o objetivo de fazer da luta contra o cancro um exemplo nacional de entreajuda e de solidariedade.

A participação pode ser feita à medida da disponibilidade de cada um, podendo ocorrer durante os cinco dias ou apenas num período de algumas horas.

Após a submissão do formulário, a candidatura será remetida para o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro do local onde pretende desenvolver o peditório, o qual entrará em contacto oportunamente a fim de prestar as informações necessárias.

ESAE assinala 26 anos com intenção de alargar oferta formativa

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), assinalou esta sexta-feira, dia 14, os seus 26 anos. As comemorações tiveram início com os habituais discursos, nos quais ficou bem explícita a intenção da instituição em alargar a sua oferta formativa a outras áreas, além da agricultura.

A diretora da escola, Rute Santos, refere que “esta ideia não é peregrina e poderá fortalecer ainda mais a instituição elvense. Um dos desafios é, de facto, acomodar o felizmente crescente número de estudantes que temos vindo a acolher na nossa escola, bem como abrir as áreas de formação para nos adequarmos ao paradigma e à realidade da procura do ensino superior, não desvirtuando o trabalho desenvolvido nos últimos 26 anos”.

Para que o alargamento da oferta formativa da escola seja possível, “é necessário alterar a designação da escola, uma vez que por se tratar de uma escola agrária fica muito limitada à área da agronomia e cuidados veterinários. Por outro lado, é essencial haver um trabalho de cooperação com a industria e comas empresas da região para ver o que é preciso”, de acordo com Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.

Também Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, defende a mudança de nome da instituição de ensino superior para que “passe a designar-se de Escola Superior de Elvas. Ainda bem que o presidente do IPP tem ouvido as minhas preocupações e teve oportunidade de referir aqui que está disposto a fazer o que for preciso para que nesta escola surja uma oferta formativa mais ampla”.

Nesta comemoração, entre outros momentos, foram homenageados os colaboradores que colaboram com a ESAE-IPP há 25 anos, realizou-se uma palestra do Coronel Manuel Teles Grilo intitulada: “ESAE-IPP e Exército Português: uma parceria em torno do património” e alguns momentos musicais com Anabela Carrilho.

Noite das Sopas a 5 de novembro em Arronches

A Associação Freestyle Iceshow, de Arronches, promove no dia 5 de novembro (sábado), a sexta edição da Noite das Sopas.

O evento decorre no edifício “O Celeiro” e tem início pelas 19 horas. O público presente, por cinco euros, pode adquirir uma taça e provar de todas as sopas. As sopas são servidas até às 22 horas. A animação do evento ficará a cargo do acordeonista Vítor Realinho.

Tal como na edição anterior, a organização, que optou por tornar este evento mais ecológico, terá à disposição do público copos reutilizáveis. Vai ser, à semelhança da taça que todos os participantes levam para casa, mais uma recordação que irá ter deste evento.

O copo é entregue à entrada, juntamente com a taça, e serve para todas as bebidas que a público adquirir ao longo do evento.

A entrada é gratuita para crianças até 12 anos. Sendo a lotação limitada, a organização tem pulseiras à venda, que podem ser adquiridas junto dos responsáveis da associação ou através de um dos seguintes contactos: 926 399 009, 960 260 587, 966 107 822.

D’ZRT em Elvas a 27 de maio

O regresso dos D’ZRT está agendado para 29 de abril de 2023, em Lisboa, e prolonga-se até 19 de agosto, com um concerto final no Estádio do Algarve, passando por Elvas no dia 27 de maio.

Edmundo Vieira, Paulo Vintém e Vítor Fonseca revelaram esta sexta-feira, dia 14, as datas finais da digressão Encore:

29 e 30 de abril, 1 e 2 de maio – Altice Arena, Lisboa; 6 e 7 de maio – Multiusos de Guimarães; 19, 20 e 21 de maio – Super Bock Arena, Porto; 27 de maio – Coliseu de Elvas; 3 de junho – Parque de Santa Catarina, ilha da Madeira e 19 de agosto – Estádio do Algarve.

Pirilampo Mágico 2022 começa a ser comercializado este sábado

Os CTT voltam, este ano, a associar-se à comercialização do Pirilampo Mágico, que vai estar disponível nas Lojas CTT a partir de amanhã, domingo, dia 15 de outubro, até 6 de novembro.

O Pirilampo Mágico assume-se como um dos maiores símbolos de solidariedade social em Portugal e a maior campanha anual da FENACERCI.

A causa social a que está associado, o apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou multideficiência, confere a este ícone um estatuto de grande credibilidade e impacto mediático que muito tem contribuído, através da angariação de fundos, para o sucesso das intervenções desenvolvidas junto destes nossos concidadãos. A iniciativa envolve cerca de 85 organizações sem fins lucrativos e mobiliza milhares de pessoas entre familiares, técnicos e cidadãos anónimos.

 

Dia do Aficionado Estremocense pretende dinamizar tauromaquia na cidade

Foto: Ivo Moreira

A Praça de Touros de Estremoz recebe amanhã a primeira edição do Dia do Aficionado Estremocense, organizado pela Tertúlia Tauromáquica de Estremoz.

Marco Pernas, presidente da Tertúlia, explica que este dia “conta com um treino aberto dos Grupos de Forcados Amadores de Monforte e de Arronches, às 10.30 horas, almoço convívio com porco no espeto, uma conversa taurina, a partir das 15 horas e uma solta de bezerras, pelas 16.30 horas”.

A Tertúlia Tauromáquica de Estremoz ficou este ano com a gestão da praça de touros e Marco Pernas garante que “este setor está vivo no concelho, sendo objetivo da associação dinamizar a praça e a atividade taurina”.

O Dia do Aficionado Estremocense comemora-se amanhã, dia 15 de outubro.

A tomada de posse do padre Marcelino Caldeira em imagens

O padre Marcelino Moreno Caldeira tomou posse, no passado sábado, 8 de outubro, como pároco das paróquias de Santo António, na Terrugem, São João Batista, em Vila Boim, e Nossa Senhora da Conceição, em Vila Fernando.

A cerimónia, uma eucaristia vespertina, que decorreu na Igreja Matriz de Vila Boim, foi presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.

Imagens: Arquidiocese de Évora

Plano de Poupança de Energia em destaque na reunião mensal da CIMAA

Decorreu ontem, 13 de outubro, a reunião mensal do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, em Ponte de Sor. Aproveitando a realização da 6ª edição do Portugal Air Summit nesta localidade, a reunião realizou-se em pleno Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

Os autarcas do distrito de Portalegre visitaram as instalações e os expositores da maior cimeira de aeronáutica da Península Ibérica, tendo marcado presença no stand da CIMAA, que este ano promove e divulga o projeto PROVERE “InMOTION: Alentejo, Turismo e Sustentabilidade” e da marca Altamente Alentejo.

No que à reunião mensal do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo diz respeito, foram abordados diversos temas, com especial realce para a apreciação de um plano de poupança de energia apresentado pela Areanatejo, e que engloba medidas distintas de redução para as áreas da energia, eficiência hídrica e mobilidade, abrangendo os setores da administração pública, central e local, e privado, incluindo indústria, comércio e serviços e cidadãos.

Aos autarcas dos 15 municípios da CIMAA foi ainda feita uma análise do contrato de concessão assinado com os Transportes do Alto Alentejo, nomeadamente à deteção de serviços adicionais que não constam na concessão e sob os quais se aguarda parecer prévio vinculativo da Autoridade de Mobilidade e Transportes, e do Tribunal de Contas relativo à inclusão desses serviços na concessão através do Terceiro Aditamento ao Contrato de Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros na Região do Alto Alentejo.

Durante a sessão de trabalho foi ainda aprovado o regulamento do espaço de Cowork “Comunidade.26” localizado em pleno centro histórico, e que permitirá que trabalhadores da administração pública possam utilizar para desempenhar as suas funções remotamente com o seu local físico de trabalho, promovendo desta forma a potenciação e a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

O espaço terá uma sala de grande dimensão com postos de trabalho em regime de Cowork, duas salas de reuniões, zona lounge, casas de banho, cozinha/copa e espaços de arrumos. A candidatura aprovada tem um investimento de 126.792,38 euros apoiados a 100% pelo PRR.

A próxima reunião do Conselho da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo terá lugar em Fronteira, no dia 10 de novembro.

Centro de Recuperação de Menores de Assumar dá a conhecer projeto CATA-Vento em Open Day

Com um aumento da incidência dos casos de Perturbação do Espetro de Autismo, no distrito de Portalegre, o Centro de Recuperação de Menores de Assumar, no concelho de Monforte, tem vindo a desenvolver o projeto CATA-Vento, materializado num Centro de Apoio Terapêutico Pedagógico para Autismo, e que tem apoiado crianças e jovens adultos, quer da instituição, quer da comunidade, bem como as suas famílias.

É para dar a conhecer esse projeto a todos os interessados, numa iniciativa ainda inserida no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, que o centro promove na próxima segunda-feira, dia 17, um Open Day. “O que pretendemos é apresentar o projeto, o espaço, alguns materiais, esclarecer algumas dúvidas que possam existir e fazer uma divulgação a toda a comunidade, que é a quem pretendemos chegar com este projeto”, começa por explicar o diretor desta Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras, Pedro Valente.

O projeto, disponível para “cuidadores, famílias, pais, técnicos, professores e toda a gente que esteja interessada”, e financiado pelo BPI Capacitar e Fundação La Caixa, entre setembro de 2021 e o mês passado, vai ter continuidade, mas agora através de meios próprios. Até então, a instituição procurou dar “uma reposta o mais rápido e eficaz possível, à comunidade”, através de ações de formação e webinars, para capacitar, sobretudo, os cuidadores. Contudo, não esconde Pedro Valente, o planeamento para este projeto ficou “um bocadinho aquém”, devido à pandemia. “Mas aproveitámos agora este alívio para voltar a divulgar que temos esta resposta disponível, para que as pessoas conheçam e quem estiver interessado possa beneficiar dela”, acrescenta.

Atualmente, o Centro de Recuperação conta com 120 camas, sendo que a sua lotação está muito próxima de estar totalmente preenchida. Pedro Valente, contudo, lembra que as Irmãs Hospitaleiras focam-se não só na questão do internamento, mas também na resposta à comunidade. O projeto CATA-Vento é um dos exemplos. Para além desse, a instituição desenvolveu recentemente o projeto No Stress, desenvolvido no distrito de Portalegre, em que se procurou “intervir na saúde mental de crianças e jovens, em idade escolar, decorrentes da pandemia de Covid-19”.

O Centro de Apoio Terapêutico Pedagógico para Autismo, que conta com um banco de recursos terapêutico-pedagógicos para uso de cuidadores formais e informais, visa dar resposta aos utentes da instituição, mas também permitir o descanso do cuidador sem pernoita. No âmbito deste projeto foi também criado um livro infantil digital facilitador da estimulação em contexto familiar.

O Open Day decorre na segunda-feira, entre as 10 horas e o meio-dia, sendo que os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, até ao final do dia de hoje (sexta-feira, 14 de outubro), através do email direcao.crm@irmashospitaleiras.pt.

Alunas de Portalegre e Vila do Conde distinguidas no prémio José Régio

O Rotary Clube de Portalegre e o Rotary Clube de Vila do Conde instituíram o Prémio “José Régio”, que vai na sua XVI edição. É um prémio atribuído anualmente ao melhor aluno de Português do 12º ano de cada cidade.

Trata-se de homenagear a figura ímpar da cultura, José Régio, que nasceu em Vila do Conde e viveu, grande parte da sua vida, em Portalegre, onde fora colocado, como professor, no então Liceu Nacional de Portalegre.

Este prémio visa também contribuir para o estreitamento dos laços que unem as duas cidades e os dois clubes rotários.

Este ano após o interregno que o contexto de pandemia obrigou, com a impossibilidade de realização das habituais cerimónias, a sessão foi realizada na cidade de Vila do Conde, tendo sido distinguidos os alunos Inês Ribeiro de Oliveira Peixe, de Portalegre, e Beatriz Mesquita da Silva, de Vila do Conde.

O momento foi assinalado com a entrega de um diploma e o prémio no valor de 250 euros, para além de algumas lembranças alusivas a José Régio.

Município de Nisa lança medidas para fazer face à crise energética

O Município de Nisa criou um pacote de medidas que visam fazer face à crise energética que o espaço europeu enfrenta.

Criadas no âmbito do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, concebido pelo Governo português no sentido de maximizar a poupança de energia, as 10 medidas que a Câmara Municipal de Nisa implementa de imediato e ao longo do ano de 2023, pretendem promover de forma racional o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, amiga do ambiente e que valorize a utilização dos recursos energéticos.

As 10 medidas estão disponíveis aqui.

Apoios do Governo são bons mas insuficientes, segundo a DECO

O Conselho de Ministros aprovou um conjunto de medidas de apoio às famílias, à semelhança do que outros países europeus também têm feito nos últimos meses.

No total, são 2,4 mil milhões de euros que se traduzem em apoios sociais e fiscais para as famílias fazerem face à subida da inflação.

No entanto, medidas como o apoio de 125 euros por contribuinte ou os 50 euros por cada dependente até aos 24 anos, “apesar de aliviarem, de forma momentânea, o orçamento das famílias, não são suficientes face ao contínuo aumento do custo de vida”, como nos referiu a jurista na delegação do Alentejo da DECO, Neide Brás (na foto).

Desde o início do ano, as famílias têm vindo a lidar com o aumento generalizado dos preços. O cabaz de bens essenciais que monitorizamos desde o início da guerra da Ucrânia revela uma tendência crescente nos preços dos bens alimentares, algo que sucede também com os preços da água, da eletricidade, do gás e dos combustíveis.

Os apoios anunciados pelo Governos para fazer face ao aumento do custo de vida estão em destaque na edição desta semana da rubrica da DECO, com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor.

Concurso “História Militar e Juventude” com candidaturas abertas

O concurso “História Militar e Juventude”, promovido pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e pela Associação de Professores de História (APH) em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, tem as candidaturas abertas para crianças e jovens entre os dez e 19 anos que frequentem o 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário (regular e profissional).

A terceira edição do concurso, subordinada ao tema “A Guerra Colonial na minha terra”, decorre até 28 de maio de 2023 e pretende despertar a curiosidade e gosto pela História Militar de Portugal entre os mais jovens, bem como fomentar o desenvolvimento de competências de pesquisa histórica, compreensão crítica e comunicação do conhecimento histórico através de trabalhos inter pares e em diálogo intergeracional.

Todas as informações sobre este concurso disponíveis aqui.

TransAlentejo Walking Festival regressa com 50 percursos pedestres

O TransAlentejo Walking Festival, o Festival de Caminhadas do Alentejo, está de regresso hoje, 14 de outubro, decorrendo até 6 de novembro.

O festival, que irá passar por localidades como Elvas e Campo Maior, num total de 47 concelhos, inclui 50 percursos pedestres, que fazem parte da rede TransAlentejo.

A edição deste ano contempla quatro seminários, sobre temas como turismo transfronteiriço, turismo mineiro e industrial e a Estrada Nacional 2. Este, garante o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, é “o maior evento de turismo de caminhadas em Portugal e um dos maiores da Europa”, que, desta feita, tem a duração de praticamente um mês.

Por este festival irão passar diversos operadores turísticos internacionais, especializados em turismo de walking e também jornalistas dos melhores jornais e revistas da especialidade. O objetivo, por um lado, é promover o turismo da região Alentejo, e, por outro, divulgar as redes TransAlentejo.

Cada passeio pedestre tem um número limitado de 40 inscrições, sendo que 50% das vagas é reservada a residentes. Quanto a inscrições, José Pedro Calheiros explica que os interessados devem fazê-las no site do festival ou junto dos serviços municipais de turismo de cada um dos concelhos.

Os interessados, para além de participarem na caminhada, vão também poder desfrutar de momentos de gastronomia e cultura. Depois de um jantar de boas-vindas, esta noite, as primeiras caminhadas estão marcadas para amanhã, em Reguengos de Monsaraz, Amareleja, Alandroal, Mértola e Portel.

O festival termina, entre outros trajetos, com o percurso pelas Linhas de Elvas, a 6 de novembro. No dia anterior, são as Defesas de Campo Maior que ganham destaque no TransAlentejo Walking Festival.

21ª Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e 13º Festival da Empada de regresso a Arraiolos

A 21ª Mostra Gastronómica, Feira do Tapete de Arraiolos e 13º Festival da Empada estão de regresso a Arraiolos.

Segundo o município, as iniciativas vão decorrer entre os dias 28 de outubro e 6 de novembro, mas para já ainda não é conhecido o programa, para estes dias.

Estes certames assumem-se como elementos importantes para a estratégia de desenvolvimento do concelho de Arraiolos, de forma a valorizar o território e as várias atividades económicas.

Última exposição do ano no espaço.arte inaugurada este sábado

O espaço.arte, em Campo Maior, acolhe, a partir de amanhã, sábado, dia 15 de outubro, a exposição de pintura “Flores de Campo Maior”.

A mostra, da autoria do artista plástico de Almada, Nogueira de Barros, é a responsável por encerrar a programação deste ano daquele equipamento municipal, uma programação que, como recorda a vereadora São Silveirinha, foi inteiramente dedicada às flores, como forma de se celebrar a elevação das Festas do Povo a Património Imaterial Cultural da Humanidade.

“O artista vem-nos mostrar 19 dos seus trabalhos. São trabalhos em acrílico sobre tela, alguns deles com uma técnica mista, sobre madeira”, adianta a vereadora.

As obras, “de médio e grande formato”, com “cores quentes”, que compõem esta exposição, podem ser visitadas até dia 31 de dezembro. A inauguração está marcada para amanhã, às 16 horas.

Peso da indústria e da inovação marcam segundo dia do Air Summit

A secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, abriu ontem, 13 de outubro, aquele que foi o segundo dia do Portugal Air Summit 2022. Mais de 200 alunos do Agrupamento de Escolas da região assistiram ao painel de debate “Space Careers”, promovido pela Ciência Viva e Município de Ponte de Sor, sobre as oportunidades de emprego nos setores do Espaço, Defesa e Aeronáutica. Foram também pré-selecionadas duas start-ups, Beyond Vision e a Get Explor, para o pitch final, no âmbito do programa de incubação e aceleração BOOST. Marco Capitão Ferreira, secretário de Estado da Defesa Nacional, encerrou mais um dia de cimeira.

“A sustentabilidade na aviação”, “A importância de Portugal na Cadeia de Valor do Setor Aeronáutico” e a “Importância da aviação para a Defesa Nacional” foram alguns dos temas que deram o mote à programação de conferências e intervenções do segundo dia. Estes momentos acontecerem nos palcos ANAC e NAV e reuniram intervenientes chave como Marcos Perestrello, Presidente da Comissão da Defesa Nacional, João Lousada, Diretor de Voo da GMV, Assunção Cristas, Of Counsel responsável da Plataforma de Serviços Integrados ESG e da área Ambiente e João Lourenço, Engenheiro de Simulação da Althima, entre outros.

A par do programa de conferências, a preparação para o Air Show de amanhã, sábado, 15 de outubro, da Team Raven, foi o centro das atenções de alunos, spotters e entusiastas.

Na sessão de abertura, Isabel Ferreira, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, elogiou a estratégia de desenvolvimento do Cluster Aeronáutico de Ponte de Sor, que classificou como “inspirador pela capacidade de criar postos de trabalho diretos, algo essencial para o desenvolvimento económico da região do Alentejo e também do País”. Destacou igualmente a importância das Agendas Mobilizadoras para Portugal, que o concelho de Ponte de Sor integra, com destaque para a Aero.next, responsável pela produção da primeira aeronave portuguesa, cujos “efeitos multiplicadores terão um impacto muito positivo no cluster Aeronáutico nacional”.

Marcos Perestrello, presidente da Comissão da Defesa Nacional, um dos oradores presentes neste segundo dia de conferências, centrou a sua intervenção na importância da aviação para a defesa nacional, enfatizando que “a vigilância do espaço aéreo, o patrulhamento da zona marítima, as missões de reconhecimento e vigilância, o transporte aéreo urgente de doentes, o transporte de órgãos e as operações de resgate e salvamento são alguns dos maiores exemplos do papel do poder militar aéreo na defesa do nosso país”.

No encerramento, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, referiu que “a Defesa sempre teve interesse nos setores que apoiam a sua atuação, nomeadamente aeronáutica e Aeroespacial”, acrescentando que o Ministério da Defesa Nacional é parceiro do Portugal Air Summit desde a sua primeira edição. “Olhamos para esta iniciativa como um motor importante para atrair e formar quadros ativos no setor, e como um momento que representa uma forte parceria entre o setor público e privado, ou seja, entre a aviação civil e a aviação militar”. Destacou ainda a importância da aviação espacial, um setor em amplo crescimento, cujo desenvolvimento está estreitamente ligado com o setor da Defesa. Terminou a intervenção elogiando o papel das autarquias, nomeadamente Ponte de Sor, ao nível da formação de quadros qualificados nos três setores.

BOOST – Programa de incubação e aceleração de start-ups

Estreou esta quinta-feira a primeira edição do BOOST, o programa de incubação e aceleração de start-ups do Portugal Air Summit. Perante a qualidade dos projetos apresentados, os quatro mentores ligados à indústria e ao financiamento – Mia Jafari, fundadora de ecossistemas e fundadora da Yogipreneurs, Frederico Fernandes, partner associado da WIZE, Hugo Espírito Santo, partner da McKinsey, e Olga Fleming, FDI & PPP Strategist – selecionaram a Beyond Vision e a Get Explor para o pitch final de amanhã.

O dia foi também marcado pela mentoria, com a realização de masterclasses centradas nas técnicas de pitch e em desenvolvimento de modelos de negócios adequados às expetativas dos investidores da indústria, seguindo da fase de prática. Esta sexta-feira, dia 14 de outubro, as duas start-ups, Beyond Vision e a Get Explor, vão subir ao palco do Portugal Air Summit e apresentar os seus projetos, numa sessão que será transmitida em mais de 60 países. Em janeiro próximo, ambas terão acesso direto à FuturAvia, em Abu Dhabi.

Programa do terceiro dia do Portugal Air Summit 2022

Pela primeira vez, o Alto Alentejo recebe esta sexta-feira a aterragem de um A320 da SATA, de transporte de passageiros, a partir da 13h30, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, e a passagem aérea do Airbus A321 da TAP Air Portugal, ao início da tarde, que enverga a pintura retro da companhia, dois momentos únicos que ficarão para a história do Portugal Air Summit.

A sessão de abertura estará a cargo de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, e Hugo Santos Mendes, secretário de Estado das Infraestruturas, encerrarão o terceiro e último dia de conferências da maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica.

Museu Militar de Elvas comemora 13º aniversário

O Museu Militar de Elvas assinala, no dia 29 deste mês, o seu 13º aniversário, com um programa que conta com três eventos, além das cerimónias solenes, marcadas para dia 8 de Novembro.

De acordo com o coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar, no âmbito “destas comemorações, decorrem um concurso de fotografia, um passeio em viaturas blindadas, no dia 29 e uma visita guiada, no dia 12 de novembro”.

O concurso de fotografia, que conta com inscrições abertas até segunda-feira, dia 17, decorre entre 18 e 26 deste mês e pretende “dar a conhecer e divulgar a excelência do património histórico-militar existente na cidade de Elvas, em particular nas instalações do Museu Militar de Elvas, e simultaneamente desenvolver a criatividade e expressividade através da fotografia”.

O regulamento está disponível aqui