Bruno Mocinha foi eleito, no passado sábado, 8 de outubro, presidente da Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Socialista (PS).
Querendo que o PS se consiga “afirmar como uma força política com capacidade de apresentar conteúdo e propostas”, em Assembleia Municipal, ao executivo da Câmara Municipal e às Juntas de Freguesia, Bruno Mocinha garante que agora é tempo de “unir Elvas e o partido”, criando “pontes internas e externas” e abrindo espaço para que o PS “possa comunicar melhor com as associações e com o espaço empresarial”. “Queremos aqui criar alguns laços que, nos últimos meses, temos vindo a perder um pouco e queremos construir um futuro, construindo algum trabalho, começar a criar equipas”, adianta.
Quanto questionado se, com estas novas funções, se prepara para uma futura candidatura à presidência da Câmara Municipal de Elvas, Bruno Mocinha explica que não, pelo menos “por agora”, até porque, dentro de dois anos a concelhia voltará a ir a eleições. “Só no próximo mandato da concelhia é que se irá decidir quem é que vão ser os candidatos à Câmara Municipal”, assegura.
Bruno Mocinha diz ainda que a presença do PS no atual executivo camarário, que foi liderado pelo Partido Socialista durante 28 anos, até às últimas autárquicas, “é de trabalho e de construção”. “Procuramos ter, como no passado, uma postura de convergência, de procurar ser construtivos e pró-ativos e a concelhia terá sempre essa postura, juntamente com os seus vereadores, de internamente convergir e de ter uma postura política que seja de construção, de oposição construtiva, e de, em termos de Assembleia Municipal, ter uma política de escrutínio”, comenta.
Já Vera Guelha foi eleita presidente da Comissão Política Concelhia das Mulheres Socialistas, Igualdade e Direitos. Bruno Mocinha explica que, com esta nova estrutura, procura-se promover “a emancipação da mulher na política, os seus direitos e liberdades”. Lembrando que a mulher já “tem participação e o mesmo tipo de oportunidades”, continua a ser necessário ainda fazer “uma força adicional”, no sentido de “capacitar as gerações de mulheres que precisamos no seio político”.
De recordar que Bruno Mocinha foi eleito presidente da concelhia de Elvas do PS, com 63 votos dos militantes, contra os 33 da lista B, liderada por Guilherme Cortes.


Está a decorrer em Bruxelas a Semana Europeia das Regiões e Cidades, que conta com a presença de Carmen Carvalheira, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) Alentejo.
A 28ª edição da Cozinha dos Ganhões vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, de 30 de novembro a 4 de dezembro, numa organização do Município estremocense.
Foi inaugurado, no passado sábado, dia 8, um observatório de aves junto à albufeira do Divor, no concelho de Évora.
O Município de Reguengos de Monsaraz assinou um protocolo, com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, para integrar o projeto Dinamização da Rede das Fortalezas de Fronteira do Alentejo. No âmbito deste projeto, a autarquia pretende apresentar uma candidatura para a requalificação e dinamização da vila medieval de Monsaraz que abrange várias intervenções na área do turismo.
A mais recente obra do maestro campomaiorense Vasco Pereira, “Fantasia para um Menino Traquinas”, irá estrear, em Londres, a 9 de novembro.
Cristina Canário e Eduardo Lagareiro, em representação da Associação Desportiva IALBAX, conquistaram, no passado domingo, 9 de outubro, o segundo e terceiro lugares, respetivamente, nos seus escalões, no V Cross Solidario del Pilar, em Badajoz.
A Comissão Coordenadora de Elvas da Comissão Democrática e Unitária (CDU), através de comunicado, vem repudiar a intenção do presidente da Câmara de Elvas, e depois da notícia avançada pela Rádio ELVAS (
A Escola de Hotelaria e Turismo (EHT) de Portalegre passou a ser um membro da IBEROATUR, o Instituto Ibero-Americano de Turismo Rural. A escola assinou um memorando de colaboração com esta entidade no sentido de promover o desenvolvimento das “áreas temáticas relacionadas com o Turismo Rural e o Turismo de Natureza, no âmbito do quadro da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a garantia da identidade cultural dos destinos e produtos turísticos, assim como para a valorização identitária das regiões e das comunidades”, lê-se no memorando.
“A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre passou a fazer parte da IBEROATUR e, desde então, tem procurado desenvolver atividades que promovam o desenvolvimento do Turismo Rural e criem mais e melhores oportunidades de formação e de desenvolvimento profissional para os nossos formandos. O trabalho desenvolvido em rede aporta muito valor para a escola e a sua comunidade e acreditamos que o realizado com a IBEROATUR pode representar, mais uma vez, valor acrescentado. É neste sentido que a escola assina, agora, este memorando de colaboração”, explicou a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Maria Conceição Grilo.
Inês Aureliano, bailarina elvense que integra o grupo “Os Dançarilhos”, foi a vencedora da final regional da competição “Portugal a Dançar”, disputada no passado domingo, 9 de outubro, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.
Com vista a assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado, anualmente, a 10 de outubro, e a chamar a atenção para os problemas relacionados com as doenças do foro mental, a Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, promoveu entre ontem e hoje, dias 10 e 11, um conjunto de conferências sobre o tema.
Com o objetivo de desenvolver o potencial da criança como um todo com as suas capacidades criativas, intuitivas, éticas, físicas, emocionais e intelectuais, realizam-se todas as terças-feiras, em São Vicente, sessões de Yoga para os mais novos.

No âmbito das comemorações do 13º aniversário, o Museu Militar de Elvas realiza um concurso de fotografia subordinado ao tema “Os três Monumentos Nacionais do Museu Militar de Elvas”.

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, recebe amanhã, 12 de outubro, em Valongo, a sua 14ª Bandeira Verde Eco-Escolas, entre vários outros prémios e distinções, no decorrer do maior encontro nacional deste projeto de sustentabilidade e da área da educação ambiental.
Quando em dezembro do ano passado, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, apresentou, a um conjunto de empresários do setor da construção civil, a Estratégia Local de Habitação para o concelho, deu a conhecer o projeto para o alargamento da atual zona industrial, num investimento a rondar os 12 milhões de euros, ao nível das infraestruturas, e mais oito milhões, na aquisição de terrenos (
A Câmara Municipal de Elvas inaugura amanhã, quarta-feira, 12 e outubro, a obra de ampliação da Estrutura Social António Real da Costa, na Boa-Fé, com a instalação do Lar da Terceira Idade.