Recuperação de casas e rendas acessíveis para apoiar famílias

As questões da habitação e da reabilitação, bem como do arrendamento, têm tido sempre um grande impacto no concelho de Elvas e também no orçamento dos agregados familiares.

É necessário garantir o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições indignas e cuja situação de carência financeira as impede de aceder a situações habitacionais no mercado.

Nesse sentido, a autarquia elvense pretende “recuperar 100 casa no centro histórico de Elvas, estando já algumas em fase de obra, com o intuito de realojar 100 agregados familiares. O nosso objetivo é que o centro histórico seja dinamizado e isso só acontece se houver mais pessoas a morar nesta zona da cidade”, referiu-nos Rondão Almeida, presidente da câmara.

Por outro lado, é intenção da câmara “construir 80 apartamentos a pensar nas pessoas que trabalham e cujos rendimentos vão, praticamente todos, para pagamento de rendas de casa, água, luz e etc. As rendas acessíveis vão ser compatíveis com o ordenado de cada agregado familiar, com o intuito de proporcionar às pessoas uma renda mais adequada”.

Câmara Municipal de Elvas aposta na requalificação do centro histórico da cidade com a criação de habitação acessível.