Expo São Mateus: gratuita e acessível a todos

A complementar a Feira de São Mateus, que tem início esta sexta-feira, 16 de setembro, no Parque da Piedade, em Elvas, surge a Expo São Mateus, da responsabilidade da autarquia elvense, que arranca também hoje.

Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, refere que “esta abertura antecipada permite aos feirantes, que investem na Feira de São Mateus, fazer negócio. Evidentemente que a iluminação ornamental da romaria só acontece, à semelhança do que acontece em anos anteriores, na noite de dia 20, com a chegada dos pendões”.

O projeto da Expo São Mateus surgiu há vários anos e é agora retomado, “de uma forma diferente e mais moderna em relação ao que se vinha fazendo nos últimos anos. Em termos de espaço territorial é o mesmo. A mesma área que ocupava com tendas vai agora estar ao ar livre. Vamos contar com dois palcos: o palco principal onde atua um conjunto de artistas, alguns deles já contratados antes da pandemia, e com 50 por cento do valor pago, como Quim Barreiros, Anjos, Bárbara Tinoco, Plutónio e os The Gift. Por outro lado, no Palco da Feira, atuam os grupos populares da nossa cidade”.

A Expo São Mateus, de acordo com Rondão Almeida, vai contar com “um pórtico de entrada diferente. Depois, temos um conjunto de pequenos pavilhões ao qual chamamos A Feira. Ao lado, vai aparecer uma tenda circular onde vão estar 10 ou 12 roulottes a vender alimentação com mesas e cadeiras. Em frente, temos o palco da Feira, que vai funcionar entre as 21 e as 23.30 horas. Depois das 23.30 horas, os espetáculos passam para o palco principal. A grande novidade, além de ser ao ar livre, é que não há pulseiras, para que seja uma feira acessível a todos”.

Esta sexta-feira, dia 16, a Expo São Mateus, conta com as atuações, no palco secundário, das Roncas D’Elvas e do Grupo de Cantares de São Vicente.