Novo ano letivo arranca na sexta-feira em Campo Maior

O ano letivo 2022/2023, nas escolas do país, tem início entre esta terça-feira, 13 de setembro, e sexta-feira, dia 16. No caso do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tanto no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, como na Secundária, segundo revela o diretor, Jaime Carmona, o arranque deste novo ano letivo está marcado para sexta-feira, com a receção a todos os alunos.

“Vamos arrancar no último dia previsto, no dia 16, e vamos receber todos os nossos alunos, nos dois estabelecimentos, que vão travar conhecimento: uns com os professores titulares e com as suas educadoras, e os outros com os respetivos diretores de turma”, explica Jaime Carmona, assegurando que o início “a sério” das aulas só acontece na segunda-feira seguinte, dia 19.

Sem fugir àquilo que tem é realidade a nível nacional, também no Agrupamento de Escolas faltam professores. “Estamos a aguardar a colocação de dois professores de Informática, do grupo 550, e estamos ainda a aguardar também que na reserva de recrutamento 2, deste ano letivo, que nos sejam atribuídos os professores que estão em falta”, revela o diretor. Estes professores em falta, que são “sete ou oito”, são docentes que se encontram de atestado médico, pelo que as suas substituições serão “temporárias”.

Quanto à oferta formativa, ao nível do ensino profissional, Jaime Carmona revela que os alunos, que ingressam agora no 10º ano, terão ao seu dispor os cursos de Técnico de Turismo Ambiental e Rural e Técnico de Informática de Sistemas.

Jaime Carmona espera que este novo ano letivo possa decorrer de uma forma totalmente normal, depois das dificuldades que a pandemia também acarretou para as escolas. “Espero não me enganar, mas penso que desta vez temos todas as condições reunidas para que, realmente, tudo volte à normalidade. Nós procurámos fazer este reenquadramento, os nossos horários já refletem muito isso, já temos aqueles intervalos maiores, para que os alunos possam retomar aquilo que era um hábito e que sabemos que lhes faz muito bem”, diz ainda.

A partir deste novo ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Campo Maior passa também a ser um Centro de Certificação de Língua Inglesa, depois de estabelecida uma parceria com a entidade certificadora British Council e a entidade de preparação Learning School.

O Agrupamento de Campo Maior tem, atualmente, cerca de 1200 alunos: 500 na Escola Secundária e 700 no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.