Ação de sensibilização motiva iluminação de edifícios de Arronches

O Município de Arronches voltou a associar-se a uma campanha pela saúde, desta feita ao assinalar o Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne / Becker, tendo tido na noite de 6 para 7 de setembro alguns dos seus edifícios iluminados a vermelho, uma iniciativa promovida em Portugal pela APN – Associação Portuguesa de Neuromusculares sob o mote “O X marca a Duchenne”, que integra a campanha “A Mulher e a DMD”.

Em Arronches, além da Câmara Municipal, estiveram também iluminadas as infraestruturas das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, da antiga Escola Adães Bermudes e do Centro de Saúde de Arronches, com a cor vermelha, uma luz intensa que, segundo a World Duchenne Organization (WDO), simbolizará este dia mundial e permitirá cumprir o objetivo de unir as organizações nacionais e internacionais de doentes, mostrando, assim, a sua solidariedade com a comunidade DMD.

A estes edifícios arronchenses, juntaram-se muitos outros a nível nacional, tais como o Castelo dos Mouros de Sintra, a Fonte da Misericórdia no Centro da Cidade de Elvas, o Castelo de Bragança, o Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha, a Casa da Cerca do século XVIII em Castro Daire, o Museu Municipal de Estremoz, a Torre do Relógio da Horta, o Museu da Eletricidade de Lisboa, o Museu Municipal de Loures, a Fonte da Danaide em Monção, o Centro Cultural Gil Vicente na Vila de Sardoal, o Teatro Virgínia em Torres Novas, o Museu do Traje em Viana do Castelo, o Núcleo Museológico do Linho de Santa Marta de Portuzelo, o Museu Municipal Dr.ª Berta Cabral em Vila Flor e os edifícios dos Paços do Concelho das Câmaras Municipais de Alcanena, Angra do Heroísmo, Arouca, Bragança, Cabeceiras de Basto, Castanheira de Pera, Coimbra, Cuba, Fafe, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Góis, Horta, Madalena, Maia, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Marvão, Mealhada, Moimenta da Beira, Moita, Monforte, Nordeste, Paços de Ferreira, Ponta Delgada, Praia da Vitória, Ribeira Brava, São João da Madeira, Tavira, Torres Vedras, Vale de Cambra, Valongo, Velas, Vila de Rei  e Vila do Porto, bem como a nível internacional, entre os quais o Coliseu em Roma (Itália), a fachada do Presépio da Sagrada Família (Espanha), as Cataratas do Niágara (Canadá), a ponte Yavuz Sultan Selim (Turquia), a Torre Petrin (República Checa), a Torre Eiffel (França).

O dia 7 de setembro foi instituído em 2014 como o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne. Em Portugal e em todos os lugares do mundo, a data assinala-se com eventos variados, conferências científicas e outros acontecimentos que pretendem chamar à atenção para a existência da doença e para a sua identificação, de forma cada vez mais precoce.

A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética, ligada ao cromossoma X, que afeta 1 em cada 3.500 crianças do sexo masculino. No entanto, a edição de 2022, dedicada ao tema “As mulheres e a Duchenne”, pretende alertar a sociedade para o facto de muito raramente afetar, também, as mulheres. Estas, com dois cromossomas X, são, normalmente, assintomáticas e apenas portadoras e transmissoras da doença. Mas podem ser portadoras, sintomáticas, afetadas por algumas alterações capazes de condicionar o seu quotidiano.

Se a sua criança apresentar dificuldades em levantar-se do chão, de subir escadas, cansaço fácil, problemas respiratórios, insuficiência cardíaca ou cai facilmente, consulte o seu médico e peça um diagnóstico genético.