Garraiada noturna encerra esta segunda-feira as Festas do Alandroal

Foto arquivo

Termina esta segunda-feira, dia 5 de setembro, mais uma edição das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude no Alandroal.

Esta noite há uma garraiada noturna, com início marcado para as 21.30 horas, na praça de Toiros Joel Felizardo Rosado.

As festas tiveram início na quinta-feira, dia 1 de setembro, onde passaram pelo palco vários artistas nacionais, como o Zé Pedro Sousa, os Lucky Duckies, a Bárbara Tinoco e os ABBAMIA.

Escolas e Câmara de Arronches com atividades para crianças dos três aos cinco anos

O Agrupamento de Escolas de Arronches está a levar a cabo, com a colaboração do Município de Arronches, as atividades de animação e apoio à família, que são destinadas às crianças dos três aos cinco anos, inscritas na educação pré-escolar pública, e que decorrem no Centro Cultural de Arronches até ao próximo dia 14 de setembro.

Para os interessados em inscrever os seus educandos nestas atividades de animação e apoio à família, os encarregados de educação devem dirigir-se aos serviços administrativos da Câmara Municipal, nos Paços do Concelho de Arronches, devendo, as crianças residentes fora da sede de concelho, indicar se existe necessidade de transporte.

Para qualquer esclarecimento adicional, deve-se entrar em contacto com a Câmara Municipal de Arronches, através do 245 580 080, ou o Agrupamento de Escolas de Arronches, pelo 245 580 050.

GNR de Portalegre detém 11 pessoas numa semana

Onze pessoas foram detidas em flagrante delito pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre 29 de agosto e 4 de setembro. Destas detenções destacam-se sete por condução sob o efeito do álcool e quatro por condução sem habilitação legal.

Ao nível do trânsito foram detetadas 97 infrações, das quais 14 por excesso de velocidade; seis relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; cinco por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; quatro por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; e três por falta de inspeção periódica obrigatória.

No mesmo período registaram-se 12 acidentes de viação dos quais resultaram dois feridos graves e quatro feridos leves.

A GNR levantou ainda 14 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Quanto a ações de sensibilização foram realizadas 117 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 238 idosos; e 53 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 79 comerciantes.

Guadalupe Porras na equipa de arbitragem do Nápoles-Liverpool da Champions

A árbitra pacense Guadalupe Porras Ayuso, na próxima quarta-feira, 7 de setembro, tornar-se-á a primeira árbitra espanhola a participar num jogo da UEFA Champions League masculina, ao fazer parte da equipa de arbitragem do jogo da primeira jornada da fase de grupos desta competição, entre Nápoles e Liverpool.

O jogo vai ser disputado no Estádio Diego Armando Maradona de Nápoles, às 20 horas (hora portuguesa).

Carlos Del Cerro Grande será o árbitro principal do jogo, com Guadalupe Porras Ayuso num lado e Pau Cebrián Devis no outro. César Soto Grado assume funções de quarto árbitro, enquanto Alejandro Hernández Hernández e Xavier Estrada Fernández assumem funções de vídeo-árbitro (VAR).

Este assume-se como um novo marco na carreira desportiva de Guadalupe Porras, depois de ter sido a primeira espanhola a estrear-se na Primeira Divisão masculina, ter participado numa final da Copa del Rey masculina e ter feito parte de uma equipa de arbitragem num jogo de seleções absolutas masculinas.

“Esta feira voltou com mais força”, segundo diretor Regional de Agricultura

José Godinho Calado, diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, marcou presença, nos últimos dias, na Feira da Luz / Expomor 2022 e aos microfones da Rádio ELVAS garantiu que “esta feira tem bastante tradição e, este ano, após dois anos de paragem, ainda voltou mais em força”.

“Este é um evento que não tem concelho melhor para acontecer que o de Montemor-o-Novo, uma vez que tem uma superfície agrícola muito bem equilibrada para pastorícia, devido ao montado que possui. Toda esta área da produção pecuária assenta aqui muito bem, quer seja nos grande ou pequenos ruminantes”, sublinhou.

De acordo com o diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, “toda a envolvente da produção animal, permite ao concelho de Montemor-o-Novo ter uma produção e criação de animais tão grande e com tanta qualidade como os que têm estado expostos na feira”.

Calema na última noite da Feira da Luz/Expomor

A edição de 2022 da feira da Luz em Montemor-o-Novo, termina esta noite, dia 5 de setembro, com a atuação dos Calema.

Reconhecidos a nível nacional, os artistas sobem ao palco principal pelas 22 horas para encerrarem esta edição do certame.

O presidente do município de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão revela que “os Calema são a nossa principal aposta, é um nome de referência na música portuguesa com influências africanas. Iremos fechar com fogo de artifício e será um momento memorável que irá marcar o festival de fim de verão e início de um novo ano de trabalho, mas essencialmente um momento para festejar e estar junto dos amigos”.

Termina assim mais uma edição da feira da Luz Expomor que teve início no passado dia 31 de agosto, onde passaram pelo palco vários artistas nacionais como Diogo Piçarra, Sara Correia, Clã, Luís Represas e Carolina Deslandes.

Santa Eulália teve atuação do Grupo Voz Amiga da Terrugem

O ciclo de espetáculos “Noites de Verão” teve lugar ontem, domingo, 4 de setembro, em Santa Eulália, com a atuação do grupo Voz Amiga da Terrugem.

O público “marcou presença em bom número”, segundo a câmara de Elvas, teve oportunidade de apreciar a música popular e tradicional do Alentejo, que fazem parte do repertório do grupo.

Arcordeonista Luís Godinho anima festas em Assumar

As festas de Assumar, em honra de Nossa Senhora dos Milagres, decorrem até quinta-feira, dia 8 de setembro.

Na noite desta segunda-feira, dia 5, o baile no largo da igreja será abrilhantado pelo acordeonista Luís Godinho, a partir das 22 horas. Antes, pelas 18 horas, há largada de touros, na Avenida 5 de Outubro.

Já amanhã, terça-feira, dia 6, a festa faz-se com mais uma largada de touros, às 18 horas, e baile com o Duo Lunar, a partir das 22 horas.

Número 9 da revista Flauta de Luz já está disponível

Saiu mais um número da revista que é editada no distrito de Portalegre: a Flauta de Luz, publicada desde 2013 pela mão de Júlio Henriques, escritor, tradutor e editor. A revista é distribuída pela editora Antígona e tem tido em todos os números um destaque às questões ecológicas.

Neste número, está disponível um artigo, de Jorge Leandro Rosa, de análise à guerra da Ucrânia, onde se pode ler que “é a guerra onde o passado e o futuro convergem no presente, que assim se hipertrofia por força da mudança climática e da destruição da biodiversidade”, de acordo com José Janela (na foto), da Quercus.

José Janela escreveu para este número da revista o texto “Filosofia e educação ambiental, uma leitura de Alessandro Pozzan” que “fala do pensamento de Alessandro Pozzan, um autor italiano com grandes ligações a Portugal, tem abordado a Filosofia Ambiental em várias publicações”, sublinhou.

A revista Flauta de Luz é o tema da edição desta semana do programa Ambiente em FM, com José Janela, da Quercus.

“Expomor é a maior feira pecuária do país”, segundo Joaquim Capoulas

O regresso da Expomor ficou marcado, este ano, pelo elevado número de animais expostos no certame, mais de 1050, bem como pela sua qualidade.

Esta forte adesão tornou a Expomor na “maior mostra de animais do país”, de acordo com Joaquim Capoulas (na foto), presidente da APORMOR.

“Montemor é, hoje em dia, o local onde todos querem marcar presença. Nunca houve em Portugal, nestas espécies da pecuária extensiva, uma mostra e um evento com importância. Aqueles que eram os grandes eventos da agricultura, estão hoje em dia a perder importância porque se viram para a maquinaria agrícola. Com os animais é preciso amor e paixão. Com as máquinas desligamos a chave e está parada”, garantiu o responsável.

Joaquim Capoulas assume que foi muito complicado, durante a pandemia, “manter os leilões de animas. No entanto, há setores onde foi impossível fazer confinamentos. Cheguei a estar à meia-noite ao telefone com os gabinetes dos ministros e com a direção veterinária para que nos deixassem fazer os leilões. Os animais não podem estar parados e tem que haver esta circulação de produtos”.

Câmara de Portalegre organiza Feira das Cebolas já a pensar numa renovada FERPOR

A Feira das Cebolas está de regresso a Portalegre, já na sexta-feira, dia 9 de setembro, com um conjunto de atividades, que se estende até domingo, dia 11.

Da programação, o destaque vai para os concertos de Nena, na sexta-feira, e de Rita Guerra, no sábado.

O evento, que decorre no jardim da Avenida da Liberdade, assegura a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, ainda não irá ser nos moldes em que gostaria, mas “a feira possível”, com uma mostra de produtos agrícolas, gastronomia e alguns espetáculos, “para os mais novos e para os mais velhos”.

Fermelinda Carvalho adianta ainda que, a pensar já em 2023, a Câmara de Portalegre está a preparar uma feira de atividades económicas, como “um grande evento” ligado, quer à autarquia, quer à agricultura, como teve, em tempos, a FERPOR. “Não sei se vai chamar FERPOR, mas queremos ter uma feira de atividades económicas de relevo, como uma capital de distrito merece, à semelhança do que acontece em Montemor, na Expomor”, acrescenta.

Neste novo evento, a autarquia quer contar com as colaborações, quer da Associação de Agricultores, quer da NERPOR. “As três entidades juntas para fazermos uma grande feira de atividades económicas em Portalegre”, remata.

Utentes da APPACDM de Elvas com atividades na Barragem do Caia

Foto arquivo

Os utentes da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas realizam esta manhã de segunda-feira, 5 de setembro, um conjunto de atividades aquáticas, na Barragem do Caia, entre as quais um passeio de caiaque.

As atividades são promovidas pelo empresário João Grave, que, à semelhança de outras alturas, se solidariza com a associação, colocando ao dispor dos seus utentes os meios para que estes possam desfrutar de tempo ao ar livre.

Cristina Canário e Jorge Martins (Ialbax) terceiros em Ponte de Sor

A Associação Desportiva Ialbax marcou presença este domingo, 4 de setembro, no IX Trail de Ponte de Sor.

Cristina Canário e Jorge Martins subiram ao pódio no terceiro lugar dos respetivos escalões, na distância dos 17 quilómetros.

Participaram ainda, nesta distância, os atletas Lina Comprido e Carlos Carola.

Já na distância mais longa os 25 quilómetros, da AD Ialbax participou Humberto Pestana.

Vanda Portela deixa Associação das Festas do Povo sem “concretizar sonho”

Vanda Portela (na foto), presidente da Associação das Festas do Povo, não se vai recandidatar ao cargo, depois de três anos de mandato.

Indisponibilidade e falta de tempo são os principais motivos que levam a campomaiorense a deixar o cargo. No entanto, Vanda Portela sai com um gosto amargo, uma vez que, devido à pandemia, não conseguiu “concretizar o sonho de organizar as Festas do Povo. Ainda sou nova, tenho 44 anos, e quem sabe se ainda consigo voltar, mas agora não consigo mesmo. No entanto, vou fazer festas sempre, nem que seja como cabeça de rua, voltando ao meu papel anterior”.

Vanda Portela considera que a pandemia “trocou as voltas à associação e os últimos três anos foram de altos e baixos. Em 2020, chegámos a fazer o anúncio, já tínhamos 82 ruas e troços inscritos e tivemos que parar. Não foram anos muito fáceis mas temo tentado dar continuidade a esta paixão que temos pelas festas”.

A Associação das Festas do Povo vai a eleições até ao final do ano, não sendo ainda conhecida a data do ato eleitoral.

Cláudia Batuca vence em Porte de Sor e é campeã distrital

Dez atletas da Barbaris Team de Barbacena estiveram ontem, domingo, 4 de setembro, presentes no Trail de Ponte de Sor, nas distâncias curta e longa.

Numa prova onde a atleta Cláudia Batuca venceu a geral do Trail curto e foi campeã distrital de Trail Curto, João Branquinho foi segundo, do seu escalão, Fernando Silva também foi segundo, no seu escalão e Carla Silva ficou em terceiro lugar, em F60. Também participou nesta distância o atleta João Carola.

Na distância mais longa, Ricardo André ficou em terceiro lugar da Geral. Também participaram no Trail Longo Filipe Pires, João Carvalho, Pedro Carvão e Eliana Reis.

Gratuitidade das creches “beneficia” pais e instituições

Paula França

A gratuitidade das creches para todas as crianças nascidas a partir de 1 de Setembro de 2021 (inclusive), que frequentem creches do sector social e solidário (independentemente da sala que venham a frequentar), já entrou em vigor na passada quinta-feira.

Até 2024, a gratuitidade das creches será implementada de forma faseada, aumentando anualmente mais um ano de creche abrangido, até à globalidade das crianças da rede social e solidária.

Para Paula França (na foto), presidente da Associação de Beneficência Amigos de Terrugem, entidade responsável pela creche desta freguesia do concelho de Elvas, explica “a gratuitidade acompanha a evolução da criança, durante todo o período que frequente a valência. Uma criança nascida depois de 1 de setembro de 2021 não paga nem este ano nem nos próximos. No entanto, uma criança de dois anos que frequente a creche vai continuar a pagar”.

A notícia foi “muito bem recebida, quer pelos pais que deixam de ter esta despesa, quer pela instituição. Nós tínhamos aqui agregados familiares que pagavam uma prestação muito reduzida. Com a Segurança Social a assegurar a totalidade do valor pago, a comparticipação aumente essa foi uma das medidas que nos permitiu reabrir. Caso contrário ia ser muito complicado”.

A fase de implementação da medida decorre até 2024 e o objetivo é que nessa altura sejam 100 mil as crianças abrangidas.

Com a implementação da gratuitidade, a Segurança Social passa a assumir o valor diferencial das comparticipações que estava a cargo das famílias, ou seja, o custo técnico total da resposta no valor de 460 euros.