Cavaleiros de várias nacionalidades esperados em Santa Eulália

O Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas, prova organizada pela Associação Humanitária de Santa Eulália e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália, decorre amanhã, em Santa Eulália.

Alberto Barradas, da organização, refere que “espera a presença massiva de cavaleiros em Santa Eulália, para que a prova possa ser a que tem mais participantes a nível nacional”.

O raide conta com uma prova internacional, de 100 quilómetros. Depois, há mais duas provas, uma de 80 e outra de 40 quilómetros. Para os veteranos há uma prova de 20 quilómetros e um passeio para crianças com a mesma distância.

O programa do XXI Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas inicia-se às 6.30 horas, com a inspeção veterinária, seguindo-se, às 8 horas, a partida em grupo junto aos silos da Cersul. Às 16 horas decorre a entrega de prémios e uma hora depois a missa.

LED.ON tocam Led Zeppelin esta sexta-feira na Feira da Luz

Na noite desta sexta-feira, dia 2 de setembro, no Palco Tasquinhas, do Festival da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, atuam os LED.ON, uma banda de culto de celebração do legado dos LED ZEPPELIN.

Este é um projeto coletivo dinamizado pelos músicos Paulo Ramos na voz, Mário Delgado na guitarra, Manuel Paulo nos teclados, Zé Nabo no baixo e Alexandre Frazão na bateria. Durante o espetáculo, com início marcado para a meia-noite, vão interpretar músicas como “Whole lotta love”, “Heartbreaker” e “Black Dog”, entre muitas outras.

Exposição SMEA patente na Feira da Luz

A exposição SMEA – Semear em Montemor Estratégia Alimentar está patente até segunda-feira, no pavilhão de exposições da Feira da Luz.

Nesta mostra “é partilhado o caminho percorrido desde o processo colaborativo, entre os agentes locais e o município, sensibilizando a comunidade para as temáticas debatidas e refletidas, com vista a um novo paradigma do setor agroalimentar”, de acordo com Anabela Ferreira, técnica do Centro Juvenil de Montemor-o-Novo.

Nesse sentido, “a exposição é, basicamente, um resumo da primeira série da revista SMEA, lançada em março deste ano e que tem aqui a sua expressão tridimensional, com acesso às suas rúbricas”, garantiu a técnica.

A SMEA é uma Estratégia Alimentar, que se consubstancia nomeadamente na promoção do desenvolvimento da economia local, na preservação dos recursos naturais e culturais, na sustentabilidade alimentar do concelho em que entidades, associações, empresas e cidadãos partilham conhecimentos, experiências, promovem e consolidam iniciativas/projetos, cumprindo assim com alguns dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2020-2030

No concelho de Montemor-o-Novo, a SMEA compreende a produção, a transformação, a comercialização, a segurança e saúde alimentares e os comportamentos de consumo, configurando desafios e objetivos estratégicos para o desenvolvimento futuro do concelho.

Nuno d’Évora Brandão vence primeira edição do prémio literário Hugo Santos

Nuno d’Évora Brandão, pseudónimo de Nuno Garcia Lopes, com a obra “Uma Casa de Papel onde Morar”, é o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior.

O autor, natural de Asseiceira, revela o município, “terá o seu trabalho publicado em livro numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior e receberá um prémio monetário no valor de 750 euros”.

A criação do Prémio Literário Hugo Santos “tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome”, revela ainda o Município de Campo Maior nas redes sociais.

Estrada da Calçadinha já reabriu em Elvas

O troço da Estrada Nacional 372, de acesso à Calçadinha, em Elvas, já reabriu.

De recordar que esta estrada esteve encerrada devido à obra de requalificação do Aqueduto da Amoreira.

Desde então, quer entre Elvas e a Calçadinha, quer nos acessos ao Cemitério Municipal e Arquivo Histórico, o desvio da circulação automóvel teve de ser feito pelo Bairro Europa e Vilas Aqueduto.

 

Festa da Senhora dos Milagres em Assumar tem início esta sexta-feira

As Festas em honra de Nossa Senhora dos Milagres, em Assumar, no concelho de Monforte, decorrem entre esta sexta-feira, dia 2 de agosto, e até à próxima quinta-feira, dia 8.

Largadas de touros e touradas à vara larga constituem um papel importante e tradicional no programa destas festas anuais da localidade. A organização do evento é da responsabilidade da Associação de Festas “O Ninho Assumarense”.

As festas têm início hoje com uma largada de touros, às 22 horas. Já amanhã, sábado, dia 3, pelas 14 horas, decorre mais uma largada, seguindo-se, às 18 horas, uma tourada à vara larga. O baile, a partir das 22 horas, está a cargo da Banda Karisma.

No domingo, 4 de setembro, a parte religiosa assuma destaque: às 18 horas, há missa solene, seguida de procissão em honra de Nossa Senhora dos Milagres. Antes, pelas 11 horas, decorre o tradicional peditório das Colchas, acompanhado pela Banda Municipal Alterense. Às 15 horas, realiza-se a também já tradicional venda da flor. Durante a noite, o baile será animado pelo duo João Minda.

O arraial acontece, durante os dias de festa, no largo da igreja de Assumar, enquanto as largadas de touros decorrem na Avenida 5 de Outubro.

A programação completa para conhecer abaixo:

 

Festas no Barro Branco têm início esta sexta-feira

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco, em Rio de Moinhos (Borba) têm início hoje, sexta-feira, dia 2 e decorrem até segunda-feira, 5 de setembro.

São quatro dias de festa que têm lugar na Ermida de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco.

O programa de hoje, sexta-feira, 2 de setembro tem início às 19 horas com a abertura do Bar, dando assim início às Festas.

Pelas 22.30 horas há baile abrilhantado pelo Grupo Musical REMIX (elementos OÁSIS TRIO), seguindo-se às duas da manhã discoteca ao ar livre com DJ Brat.

Haverá no recinto um esmerado serviço de BAR.

“Curral de Moinas” esta sexta-feira em Elvas

Esta sexta-feira, dia 2, no Auditório São Mateus, é exibido o filme “Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo”, para maiores de 14 anos, a partir das 21.30 horas.

A vida em Curral de Moinas é abalada, quando Quim descobre que tinha um pai, que lhe deixa em herança um banco, o prestigiado BICO (Banco Internacional de Crédito Oficial).

Será que Quim consegue gerir o BICO, se nem consegue fazer um troco? Será que a noite da capital está preparada para a monocelha de Zé? Lisboa nunca mais será a mesma.

Os bilhetes estão à venda meia hora antes da sessão no auditório ou em www.ticketline.pt .

Este sábado há caminhada pelas Fontes de Vila Boim

A iniciativa do município de Elvas “Caminhadas pelo Património, termina este sábado, 3 de setembro, em Vila Boim, sendo objetivo dar a conhecer as fontes desta aldeia.

A caminhada tem início às 10 horas, com partida da Praça da República de Vila Boim.

 

 

Badajoz Throwdown realiza-se no Coliseu de Elvas em novembro

Foto: badajozthrowdown

O Badajoz-Elvas Throwdown vai decorrer nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Trata-se da competição de fitness individual mais importante do sudoeste peninsular, que situa Elvas e Badajoz como novos pontos de interesse no mapa do Cross Training Ibérico.

Depois do êxito da edição do ano passado ter decorrido na IFEBA, em Badajoz, o Throwdown volta para consolidar-se como uma referência do Cross Training Ibérico.

Segundo a organização, a competição tem duas fases: na fase online os atletas realizam os treinos gravando-os e terão cinco dias para subir as suas pontuações. Esta fase classificatória decorre entre 31 de agosto e 4 de setembro.

Já a fase presencial realiza-se em Elvas nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, onde vai ser montado o espaço para a competição e o público, com capacidade para cinco mil pessoas.

Campo Maior: conversa com Luís Silveirinha este sábado no espaço.arte

Numa conversa entre a investigadora e curadora do Banco das Artes Galeria – Leiria, Ana David Mendes, e o artista Luís Silveirinha, irá falar-se, no sábado, dia 3 de setembro, sobre a exposição “Sierra”, fatores e vetores de produção artística e o mundo como vontade e representação.

Durante a sessão, a decorrer no espaço.arte, em Campo Maior, e com início marcado para as 16 horas, os participantes terão oportunidade de conversar com o artista plástico campomaiorense e de saber mais sobre as suas motivações e inspirações.

A exposição “Sierra”, da autoria de Luís Silveirinha, inaugurada a 2 de julho, está disponível para visita, no espaço.arte, até dia 30 de setembro.

Taxas de câmbio em destaque na rubrica da DECO

Fazer as malas e ir de férias significa, para muitos portugueses, viajar para outro país, ou seja, “apanhar” o avião e rumar a outro destino, muitas vezes fora da Europa.

Um dos temas a ter em conta nestas situações está relacionado com o dinheiro que se leva e, em última instância, se é preciso fazê-lo. Na edição desta semana da rubrica da DECO, Neide Brás, jurista na delegação regional do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, explica que é necessário ter em conta as taxas de câmbio na hora de trocar euros por outra moeda, uma vez que “os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões cobrar”.

No regresso, de acordo com a jurista, “se ainda tiver moeda estrangeira e pretender trocar por euros, fique ciente que a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra)”.

A troca de euros para outra moeda pode ser feita numa instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal, cuja lista poderá ser consultada no respectivo endereço eletrónico.

Concurso de Mel decorre sábado na Feira da Luz em Montemor

Presença habitual no programa da Feira da Luz é a do Concurso de Mel, que já vai na sua 22.ª edição, numa organização da Montemormel (Associação de Apicultores do Concelho de Montemor-o-Novo) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O concurso decorre neste sábado, dia 3, pelas 10 horas, na sede da Montemormel.

Para as 15 horas, está marcado o colóquio sobre apicultura e a entrega de prémios do concurso, no auditório da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, em Montemor.

Nuno Melo na Feira da Luz: “Agricultura sempre foi um setor estratégico”

O presidente do CDS-PP, Nuno Melo (na foto), visitou ontem, quinta-feira, dia 1, a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.

O deputado no Parlamento Europeu garantiu aos microfones da Rádio Nova Antena que “a agricultura, para o CDS, nunca foi questão de moda mas sempre um setor estratégico. Não é à toa que presidentes e deputados do CDS deram sempre à agricultura um lugar de destaque. A dra. Assunção Cristas, enquanto ministra da agricultura, deu sempre conta do recado e eu, quando assumi funções no Parlamento Europeu, optei como comissão especializada para trabalhar a da agricultura”.

A acompanhar esta visita estiveram membros do CDS-PP, como António Pinto Xavier, vereador na câmara municipal de Montemor-o-Novo, entre outros.

Cocktails com produtos da região servidos na Feira da Luz

A Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, além de um espaço de negócio, é também um certame onde se dá destaque aos produtos da região, importância de uma agricultura sustentável e alimentos feitos à base de produtos locais e da época.

Fernão Gonçalves esteve na Feira da Luz a criar “cocktails com produtos da região, no âmbito do projeto SMEA. Criámos um gin tónico com gin alentejano, alecrim e limão e criámos um cocktail especial para a feira que conta com licor de bolota da tia Dulce, infusão de bolota do Freixo do Meio e um gin alentejano da black pig, assumindo-se como um clássico com personalidade alentejana e que tem sido um sucesso. Como nos lembramos sempre das pessoas que não bebem álcool, temos uma infusão de pepino, limão e hortelã”.

O responsável por esta iniciativa afirma que costuma “marcar presença em Montemor-o-Novo, em atividades do SMEA, mas nunca tinha estado na Feira da Luz”.

Toy, José Malhoa e Luís Trigacheiro nas Festas de Estremoz

As festas da Exaltação da Santa Cruz, em Estremoz, decorrem entre hoje, sexta-feira, 2 de setembro, e domingo, dia 4, contando com espetáculos musicais, fogo de artifício, cerimónias religiosas e animação de rua, entre outras atividades.

Estas festividades são retomadas dois anos depois, devido à pandemia, sendo que, em função das obras que decorrem no rossio, explica o presidente da Câmara de Estremoz, José Sádio, as festas acontecem, desta feita, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

“É bom voltarmos a retomar a normalidade das nossa vida, enquanto cidade e concelho, que foi colocada em questão, durante estes dois anos terríveis de pandemia”, diz ainda o autarca.

Na organização destas festas, em que em termos musicais o grande destaque vai para as atuações de Toy, esta sexta-feira, José Malhoa amanhã e Luís Trigacheiro no domingo, a Câmara Municipal de Estremoz com o apoio da Paróquia de Santo André.

A programação completa:

Sexta-feira, dia 2 de setembro
18:00 horas – Abertura das festas com uma salva de foguetes e morteiros
21:00 horas – Procissão com as imagens venerandas de Nossa Senhora das Dores e do Senhor dos Passos, desde a Igreja dos Congregados até à Igreja de São Francisco
22:00 horas – Corrida de Toiros – Organização: Tertúlia Tauromáquica de Estremoz
22:00 horas – Abertura do arraial, com divertimentos, rifas, bares, quermesses e outros
22:00 horas – Atuação do Grupo de Cavaquinhos de Estremoz
23:00 horas – Espetáculo musical com o artista TOY e sua banda
01:00 horas – Espetáculo com o DJ A.G.
03:00 horas – Encerramento do recinto

Sábado, dia 3 de setembro
09:30 horas – Alvorada com uma salva de foguetes e morteiros
10:00 horas – Arruada, no centro da cidade, com a banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense
18:00 horas – Santa Missa, na Igreja de São Francisco
21:00 horas – Concerto com a banda da Sociedade Filarmónica Estremocense
22:00 horas – Atuação do grupo de Dança Traquinas & ALLSTAR
22:30 horas – Atuação do grupo de Dança OHANA
23:00 horas – Espetáculo musical com o artista JOSÉ MALHOA e sua banda
00:30 horas – Baile com o artista JORGE GOMES
00:30 horas – REVIVE TROLARÓ (Castelo de Estremoz)
01:00 horas – Espetáculo de Fogo de Artifício
01:15 horas – Continuação do baile
03:00 horas – Encerramento do recinto

Domingo, dia 4 de setembro
09:30 horas – Alvorada com uma salva de foguetes e morteiros
10:00 horas – Arruada com a banda da Sociedade Filarmónica Luzitana
11:00 horas – Batismos na Igreja de São Francisco
11:15 horas – Procissão dos Pendões, com partida do Pelourinho e chegada à Igreja de São Francisco
12:00 horas – Eucaristia da Festa, na Igreja de São Francisco
18:00 horas – Santa Missa, na Igreja de São Francisco
21:00 horas – Concerto com a banda da Sociedade Filarmónica Luzitana
22:00 horas – Atuação do grupo de dança GINARTE
23:00 horas – Espetáculo musical com o artista LUÍS TRIGACHEIRO
00:00 horas – Baile com o artista PAULO LOPES
00:30 horas – Espetáculo de Fogo de Artifício
00:45 horas – Continuação do baile
03:00 horas – Encerramento das festas

Espanha vai reduzir IVA do gás para 5% a partir de outubro

Espanha vai baixar o IVA do gás de 21% para 5%. A medida entra em vigor já em outubro, anunciou ontem o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Para já, esta baixa do valor do IVA vai-se manter até 31 de dezembro, por mais que o Governo espanhol esteja aberto a alargar a medida para 2023, sobretudo enquanto durar este “aumento disparado e disparatado” dos preços da energia, disse Pedro Sánchez.

De recordar que Espanha já, em julho, baixou também o IVA da eletrecidade para 5%. Esta é a taxa mais baixa permitida na União Europeia.

Com esta redução do valor do IVA, registou-se, no país vizinho, uma redução de 80% da carga fiscal sobre a energia elétrica, o que representou uma poupança de cerca de dez milhões de euros para os contribuintes.

Futsal: Belhó/Raposeira aposta na formação e em equipa de juvenis

A Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira, em Elvas, deu ontem, 1 de setembro, início à nova época desportiva de futsal, com uma reunião, no pavilhão municipal, para dar a conhecer todo o staff a atletas e pais, bem como as novidades preparadas para esta temporada.

A grande novidade é que a associação passa agora a ter uma equipa masculina de juvenis, à semelhança dos seniores, a disputar o campeonato distrital da modalidade. Há ainda a possibilidade da formação de uma equipa feminina de sub-17, depois de, no ano passado, já ter sido formada uma equipa, também feminina, de sub-11, revela o presidente da associação e treinador, Vítor Barreto.

Quanto aos seniores, o técnico lembra que, todas as épocas, “há entradas e saídas” no plantel, mas que o objetivo é “fazer um campeonato tranquilo, jogo a jogo, pensando sempre na vitória”.

A aposta na formação é outra das grandes apostas, sendo que, defende Vítor Barreto, só assim será possível dar continuidade, da melhor maneira, à modalidade. “Será sempre o futuro da associação e do futsal sénior, porque se não começamos com formação, com  eles a terem gosto pelo futsal, depois é mais difícil ter jogadores nos seniores”, assegura.

Sendo Vítor Barreto o único treinador com curso, a nova época desportiva, entre as várias equipas, arranca com um total de 60 atletas, com o apoio de vários colaboradores.

Lucky Duckies esta sexta-feira nas Festas de Alandroal

Ontem, quinta-feira, dia 1 de setembro, teve início mais uma edição das Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude, no Alandroal, que decorrem até segunda-feira, dia 5 de setembro.

Esta sexta-feira, 2 de setembro, o programa das festas começa às 21 horas na Igreja Matriz de Alandroal, com o Tríduo preparatório à Festa da Imaculada Conceição. Pelas 21.30 horas há espetáculo musical com Trigueirão no Relheiro e às 22.30 horas atua a banda Lucky Duckies.

Os espetáculos musicais decorrem na Praça da República do Alandroal, seguindo-se pela meia-noite um baile tradicional com os ZeF.

Para fechar a noite, os 2Glazen e Club Banditz atuam no Castelo do Alandroal a partir da meia-noite.

Irmãs elvenses Graça e Ana Sinfrónio recebem o hábito das Monjas da Imaculada Conceição

As irmãs elvenses Graça e Ana Sinfrónio celebram, este sábado, 3 de setembro, a sua iniciação à vida religiosa, na Comunidade das Monjas Concepcionistas, com a Tomada de Hábito, numa cerimónia na Igreja do Mosteiro da Imaculada Conceição, de Campo Maior, presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

No verão do ano passado, e depois de um tempo de discernimento e de aproximação à Comunidade, as duas jovens, de 22 e 24 anos, entraram no Mosteiro de Campo Maior.

Agora, e ao fim de um ano de vida em Comunidade, dão um importante passo, recebendo o hábito das Monjas da Imaculada Conceição. Graça, recorda a madre Maria dos Anjos, foi a primeira das duas irmãs a chegar ao Mosteiro. “Tiveram um ano de experiência, como postulantes, para ver se, realmente, o Senhor as queria e se era isto que elas queriam”, adianta. Tomada de decisão de enveredar por este caminho, as irmãs são inserida na Comunidade, sendo que, para isso, irão “tomar o hábito”, dando assim início à vida religiosa, com a entrada no Noviciado. “Estão muitos felizes as duas e nós também”, acrescenta a madre.

Para trás, Graça e Ana Sinfrónio deixam os cursos de Fisioterapia e de Educação Básica, que tinham terminado. Agora, ambas, terão pela frente o Noviciado, um tempo de formação, de conhecimento da Ordem e da Comunidade, para uma vida de total entrega à oração e à contemplação, desde o ocultamento, vivido na clausura do Mosteiro.

O início da cerimónia, amanhã, na Igreja do Mosteiro, em Campo Maior, está marcada para as 11 horas.

Treinos da equipa sénior de “O Elvas” arrancam este sábado

A nova temporada da equipa sénior de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos vai começar com treinos neste sábado, dia 3, com trabalhos de campo marcados para o relvado do Campo Patalino do Estádio Municipal.

A equipa azul-e-ouro vai participar no campeonato distrital da Associação de Futebol de Portalegre, que começa a 6 de novembro, numa prova que, este ano, tem 12 jogos para cada equipa, apenas com sete concorrentes: Mosteirense, Crato, Gafetense, Gavionenses, Elétrico e Villa, para lá do Clube Alentejano de Desportos. Antes, a 9 de outubro, começa a Taça de Honra, disputada pelas mesmas sete equipas.

Para Paulo Canhão (na foto), presidente da Direção do clube, o objetivo dos seniores “é ganhar o distrital, para regressar aos campeonatos nacionais”. Para isso, “O Elvas” prepara um grupo de trabalho que “dê garantias que atingir tal objetivo vai ser possível.