A Ludoteca de Évora foi visitada, na passada segunda-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, que foi conhecer o andamento dos trabalhos de requalificação e revalorização daquele espaço tão emblemático. Na visita, também estiveram presentes o vereador do Pelouro da Educação, Alexandre Varela, um grupo de técnicos municipais e o empreiteiro responsável pela obra.
“A Ludoteca, a primeira a surgir em todo o País, está a renascer para dar uma resposta adequada às necessidades das crianças atuais e futuras”, considerou o autarca eborense, mostrando-se satisfeito com a evolução dos trabalhos, cuja conclusão se prevê para o primeiro trimestre de 2023.
Trata-se da terceira fase da recuperação do Parque Infantil Dr. Almeida Margiochi (inserido no Jardim Público) que, para além da renovação do edifício, conta também, no espaço envolvente, com um conjunto de jogos tradicionais ao ar livre que remetem para as brincadeiras de outras épocas, “mantendo vivo um legado patrimonial que importa continuar a transmitir”, considera o município da capital do Alentejo. Unir as diferentes gerações, os pais e avós com os seus filhos e netos é o objetivo desta intervenção.
O investimento total ronda os 400 mil euros: 345 mil da obra de valorização do edifício e 60 mil euros com os custos de mobiliário e equipamentos informáticos.


Centenas de doses de estupefacientes foram apreendidas, pela GNR, entre os dias 17 e 20 de agosto, no Crato, numa altura em que decorreu uma operação especial de prevenção criminal direcionada para a segurança e policiamento de um festival daquele concelho.
No processo de preparação do Programa Regional e no sentido de preparar um modelo de governação adequado, para acompanhar a Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), “justificava-se uma reflexão conjunta por parte dos membros do Conselho Regional de Inovação – CRI Alt”, revela a CCDR Alentejo, em nota de imprensa.
O Parque de Feiras e Exposições vai receber as Festas da Cidade a decorrer entre os dias 2 e 4 de setembro, de sexta-feira a domingo, no Parque de Feiras e Exposições.
A exposição “Um Aqueduto entre aquedutos” está patente na Casa da Cultura de Elvas até dia 29 de setembro.
As “Caminhadas pelo Património” são organizadas pela Câmara Municipal de Elvas e estão de regresso em setembro. No próximo sábado, dia 3, pelas 10 horas, o tema é as Fontes de Vila Boim e o ponto de encontro é na Praça da República, em Vila Boim.
A Feira da Luz abriu portas ontem à noite no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo, onde decorre até segunda-feira, dia 5.
A Expomor, certame dedicado à pecuária, conta, este ano, com mais de 1050 animais em exposição no decorrer do evento, que acontece em simultâneo com a Feira da Luz, em Montemor-o-Novo.
Dois projetos portugueses estão a votação do público, no âmbito dos Prémios “Europa Nostra”, promovidos pela Comissão Europeia.
A Feira da Luz / Expomor 2022 já abriu portas no parque de feiras e exposições de Montemor-o-Novo.
Começam esta quinta-feira, 1 de setembro, as Festas em Honra da Nossa Senhora da Conceição e Festival da Juventude no Alandroal.

Um novo decreto de lei obriga a que os recursos minerais de lítio, extraídos na Extremadura, sejam tratado na região. Esta nova lei foi aprovada na passada terça-feira, 30 de agosto, pelo Conselho do Governo da Extremadura.
A Maternidade da ULSNA, sediada no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, retomou as sessões de preparação para o parto em presença física. Estas sessões que, devido à pandemia, decorriam apenas em formato on-line desde abril de 2020, retomam agora também o formato presencial.