Alandroal ganha novo Turismo de Habitação

Foto: Paula Mafalhães

C’ALMA D’ALENTEJO assim se chama a mais recente unidade de Turismo de Habitação que vai ser inaugurada esta quinta-feira, dia 1, em Alandroal.

Uma unidade composta por 10 quartos e quatro apartamentos na qual se pretende que a alma e a calma se fundam com a identidade do Alentejo e onde cada hóspede possa viver intensamente cada novo amanhecer.

O projeto resulta de um investimento do casal Licínia e Nuno Ramalho

A unidade possui uma ampla área exterior dotada de piscina e várias zonas de estar. Encontra-se ainda dotada de uma sala capaz de acolher pequenos eventos, reuniões, ações de formação e workshops e fica localizada na Rua Combatentes da Grande Guerra, 23, 7250-113 Alandroal.

El Cristo distinguido como a melhor marisqueira de Elvas

O restaurante El Cristo foi considerado pelo Restaurant Guru a melhor marisqueira da cidade de Elvas, na categoria “Frutos do Mar”.

Restaurant Guru é uma aplicação digital, através da qual, são os próprios clientes avaliam os restaurantes, servindo ainda para os ajudar a encontrar os melhores estabelecimentos, de acordo com a localização pretendida e pesquisada.

“O El Cristo agradece, mais uma vez, a eleição dos seus clientes e todas as avaliações e comentários que diariamente nos fazem diretamente à mesa onde são servidos ou através das mais diversas aplicações. A todos, sem exceção, o nosso muito obrigado”, pode ler-se numa publicação feita pelo restaurante, do empresário Miguel Mendão, nas redes sociais.

Festas no Barro Branco (Borba) de sexta a segunda-feira

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco, na freguesia de Rio de Moinhos e concelho de Borba, têm início esta sexta-feira, dia 2 e decorrer até segunda-feira, 5 de setembro.

São quatro dias de festa que têm lugar na Ermida de Nossa Senhora da Vitória, no Barro Branco.

O programa de sexta-feira, 2 de setembro, tem início às 19 horas com a abertura do Bar, dando assim início às Festas. Pelas 22.30 horas, há baile abrilhantado pelo Grupo Musical REMIX (elementos OÁSIS TRIO), seguindo-se às duas da manhã discoteca ao ar livre com DJ Brat.

Já no sábado, 3 de setembro, às 8 horas, há alvorada com salva de foguetes e morteiros, dando início ao segundo dia de Festa, segue-se, às 10 horas, a missa Solene. Pelas 17 horas, há arruada pela KALIPOLEMUSIC, percorrendo algumas ruas da aldeia; meia hora mais tarde, há largada junto ao Antigo Posto Médico, com gado de Francisco Carrão, de Sousel, com animação musical a cargo de KALIPOLEMUSIC. Neste segundo dia, a partir das 22 horas, o baile é abrilhantado pela Banda SÓ PIMBA, e à uma da manhã, há fogo de artifício, seguido de Discoteca ao Ar Livre com DJ CYER GI.

No domingo,  às 8 horas, há alvorada com salva de foguetes e morteiros, pelas 9 horas são apresentados os cumprimentos à População pela Banda do Centro Cultural de Borba, percorrendo as ruas da aldeia. Às 17 horas, há missa solene seguida de procissão com a imagem de Nossa Senhora da Vitória, acompanhada pela Banda do Centro Cultural de Borba. Pelas 21.30 horas, atua o Grupo de Cante Os Garridos, de Rio de Moinhos, seguido do baile com Jorge Gomes.

Já no último dia de Festa, às 17.30 horas, há largada junto ao Antigo Posto Médico.

Durante as festas há, no recinto, serviço de bar.

 

Carolina Deslandes e Cassete Pirata dia 31 na Feira da Luz

Esta quarta-feira, 31 de agosto, após a abertura oficial da Feira da Luz/Expomor 2022, em Montemor-o-Novo, agendada para as 21 horas, no palco principal do certame, atua Carolina Deslandes, um dos maiores nomes da atual geração de cantores e compositores portugueses.

Já no Palco Tasquinhas, pela meia-noite, atuam os Cassete Pirata. O grupo nasceu da vontade de escrever e descobrir novas canções em português, num regresso ao que todos temos de tronco comum, em referências, paisagens e sons, onde mais que meios, havia vontades e ideias.

Os cinco amigos que vieram do jazz e formaram os Cassete Pirata em 2016, são o Pir (voz, guitarra e compositor), a Margarida Campelo (Bruno Pernadas, Minta, Salvador Sobral) e a Joana Espadinha, ambas nas teclas e coro, o António Quintino (Dead Combo, Samuel Úria) no baixo e o João Pinheiro (Diabo na Cruz, TV Rural, SAL) na bateria, lançaram o primeiro disco “A Montra” em 2019. As canções do disco “A Montra” ganharam protagonismo no pequeno ecrã, ao serem tocadas pelas personagens da série da RTP “Até que a vida nos separe”.

No final de 2021, os Cassete Pirata lançaram “A Semente”, que depois dos singles-aperitivo “A pirâmide” e “Só mais uma hora”, tem sido apresentado ao vivo de norte a sul do país.

Tapetes de Arraiolos em exposição em museu de Mira de Aire

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós, realiza de 15 de setembro a 15 de dezembro a exposição “Tapetes de Arraiolos: Séculos de História Bordados”.

A exposição tem a colaboração da Câmara Municipal de Arraiolos, sendo que a mostra vai integrar Tapetes de Arraiolos da coleção do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

A exposição estará aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 as 18 horas e é promovida através de uma parceria entre as Juntas de Freguesia de Mira de Aire e o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos.

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, pretende dignificar a memória das gerações que fizeram de Mira de Aire e Minde um dos maiores polos da Industria têxtil de Portugal durante o Século XX, sendo que o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos é um espaço museológico permanente e ao serviço da comunidade, que tem como missão promover o estudo e a divulgação do Tapete de Arraiolos, assim como a sua conservação, proteção, valorização e reconhecimento enquanto património histórico, artístico e etnográfico, tanto na sua vertente material como imaterial, sem que a instituição museológica de tutela municipal, se assume como um centro de divulgação e estudo das áreas da História, Artes Decorativas e Etnografia que pretende estabelecer e promover relações com os diferentes públicos e comunidades.

Exposição de fotografia na Biblioteca de Avis

“Natureza Morta” é o nome da exposição de fotografias de José M. Rodrigues, que é inaugurada a 16 de setembro, às 18 horas, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis.

A convite da Direção Regional de Cultura, José M. Rodrigues, fotógrafo do Alentejo e Prémio Pessoa, registou, através da sua abordagem artística, uma situação que se verifica, sobretudo a partir de 2017, em toda a região histórica do Alentejo: a destruição sistemática, em contexto de práticas agrícolas, de património cultural, nomeadamente povoados pré-históricos, monumentos megalíticos, pontes romanas, villas romanas, entre outras tipologias. Contam-se atualmente com largas dezenas de monumentos e sítios destruídos, além da paisagem, ecossistemas e recursos da região.

A exposição pretende promover a sensibilização e a tomada de consciência, chamando a atenção para esta realidade que não se pode ignorar e fica patente até 31 de outubro. O horário para visitas decorre nos dias úteis entre as 9 e as 13 horas e as 14 e as 17 horas. A organização é da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas é sábado

Foto arquivo

O Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas, prova organizada pela Associação Humanitária de Santa Eulália e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália, decorre no dia 3 de setembro (sábado), nesta freguesia do concelho de Elvas.

O raide conta com uma prova internacional, de 100 quilómetros. Depois, há mais duas provas, uma de 80 e outra de 40 quilómetros. Para os veteranos, a prova tem 20 quilómetros e um passeio para crianças com a mesma distância. O percurso é composto por um circuito de 20 quilómetros, a ocupar totalmente terrenos da Freguesia de Santa Eulália.

O programa do XXI Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas inicia-se às 6.30 horas, com a inspeção veterinária, seguindo-se, às 8 horas, a partida em grupo junto aos silos da Cersul. Às 16 horas, decorre a entrega de prémios e, uma hora depois, a missa.

Hybrid Theory entre os grupos a animar festa em Campo Maior

Hybrid Theory

O Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior, é palco esta sexta-feira e sábado, dias 2 e 3 de setembro, de uma festa de verão, organizada pelo Café Bar Tallentus.

Na sexta-feira, a festa será animada por Mariana Guerra, Pearl Band (banda de tributo aos Pearl Jam) e os Djs Alberto Sanchez e Jesus Martinez.

Já no sábado, atuam B3L2, Hybrid Theory (banda de tributo aos Linkin Park) e os Djs Bruno Torres e Oscar Amaya.

Este “Summer Time White Party” abre portas, nos dois dias, às 22 horas. As entradas são limitadas.

Feira da Luz/Expomor arranca esta quarta-feira em Montemor

Está de regresso esta quarta-feira, 31 de agosto, mais uma edição da Feira da Luz Expomor, em Montemor-o-Novo, que decorre até dia 5 de setembro.

A Banda Filarmónica Carlista é quem vai inaugurar a feira, revela, o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, acreditando que “é a indicada para este tipo de iniciativas”.

O presidente convida todos os habitantes do concelho a marcar presença na Feira da Luz revelando que às 21 horas “há surpresas dentro do pavilhão de exposições”.

Olímpio Galvão acrescenta ainda que “todas pessoas irão ter o seu momento de agrado, é impossível agradar a todos num cartaz cultural. Tentamos escolher um cartaz que agrade à maioria das pessoas e que as pessoas se sintam num momento ou outro mais agradadas, que tenham vontade de participar. Foi feito um grande esforço para escolher vários estilos, desde alternativos, mais jovens, menos jovens, fado, kizomba, música rock, música africana”.

Olímpio Galvão adianta ainda que a maioria das alterações, este ano, se prende com a não existência de Ranchos Folclóricos no sábado à noite, uma vez que “era um pedido que muitos montemorenses tinham já feito aos executivos e tomámos atenção a isso e achamos que não fazia sentido, na noite forte da Feira da Luz”, acrescentando que nutre “muito respeito temos pela sua tradição e expressão cultural, mas haverá outros momentos e os Ranchos Folclóricos continuam e com todo o mérito a ser apoiados pela Câmara Municipal”. Para além disso, a noite de fados passa para domingo, com Sara Correia.

A artista Carolina Deslandes marca a abertura do certame, com concerto marcado para as 22 horas.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão refere que Carolina Deslandes será “uma grande abertura, um nome nacional já conhecido com muitas presenças em eventos, por todo o país e no estrangeiro” e que a “cassete Pirata, é um grupo de música nova portuguesa e tem um projeto muito interessante, que será do agrado de todos”.

Adega Mayor: 2021 foi o melhor ano de sempre em vendas

Com 15 anos de existência, a Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, alcançou, em 2021, o melhor resultado de sempre, em termos de vendas. Com uma subida de dez por cento, face a 2020, a faturação da Adega Mayor alcançou, no ano passado, os 5,6 milhões de euros.

Tendo sido 2020 um ano de pandemia, difícil para todos os setores económicos, durante o qual também a Adega Mayor se ressentiu, em 2021, revela a CEO, Rita Nabeiro (na imagem), mais que retomar os valores de vendas de 2019, a empresa conseguiu superar esse patamar. “Felizmente, o nosso impacto não foi assim tão negativo em 2020, mas não seguiu a tendência crescente, que vínhamos a ter desde sempre”, explica.

Com um atraso “significativo”, no início do primeiro trimestre de 2021, devido a um confinamento, a Adega Mayor foi conseguindo recuperar. “Não só ficámos em linha com os valores de 2019, como superámos e tivemos aqui o nosso melhor ano de sempre, em termos de vendas, o que foi, de alguma maneira, um feito importante”, assegura Rita Nabeiro.

Importante, durante a pandemia, lembra ainda a CEO, foi a venda online de vinhos, com a empresa, através do seu site, neste período, a registar, através desta via, um aumento de vendas de mais de 600 por cento. “Nós tínhamos loja online, o que nos foi bastante fácil, quando a pandemia começou, de avançar rapidamente e começar a fazer venda online”, garante Rita Nabeiro, lembrando a preocupação em ter produtos customizáveis.

“Fomos sempre tendo alguma coisa nova para oferecer, e isso também ajudou bastante a alavancar as vendas online, mas também se deveu ao facto de quando muitos ainda não tinham loja online, nós já tínhamos”, remata.

Este ano, e tendo em conta as consequências da guerra na Ucrânia e a inflação, os preços dos vinhos da Adega Mayor subiram entre 4 a 5 por cento, ainda que não em todas as gamas.

Euromilhões com jackpot de 127 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com um jackpot de 127 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.

O segundo prémio, de 117 mil euros, saiu a seis apostadores, com aposta registada no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de nove mil euros, foi entregue a 18 apostadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 4, 6, 10, 15 e 19 e pelas estrelas 1 e 4.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.