Portugueses regressam à rua e consumo aumenta 29%

Depois de dois anos de constrangimentos vários, a liberdade chegou e os portugueses estão de regresso a uma vida normal que, como vamos perceber com o auxílio do mais recente relatório REDUNIQ Insights, solução de conhecimento da UNICRE que analisa as transações registadas pela rede de aceitação de pagamentos da REDUNIQ, já chegou ao consumo.

De acordo com este documento, depois de um ano de 2021 em que a economia portuguesa cresceu 4,9% (dados do INE) e a faturação dos negócios que disponibilizam meios de pagamento REDUNIQ cresceu cerca de 22% face a 2020 (o “Ano da Pandemia”), os primeiros 6 meses de 2022 evidenciam um crescimento ainda mais expressivo (45% face ao período homólogo de 2021).

Este crescimento reflete, por um lado, a recuperação do consumo dos portugueses, a par de uma normalização dos seus perfis de consumo, com fortes taxas de crescimento observadas em categorias como a restauração, a moda, a hotelaria ou combustíveis.

Os portugueses estão de regresso à rua, à sociabilização e aos grandes espaços de consumo, algo que é realçado, no 1º semestre de 2022, pelo aumento do consumo dos portugueses na REDUNIQ em 29% face ao período homólogo.

Faturação estrangeira cresceu 228%

Por outro lado, o crescimento observado é explicado pela impressionante e célere recuperação do turismo que, em termos de consumo na REDUNIQ, configurou um crescimento de 228% no 1º semestre face ao período homólogo de 2021. No essencial é o turismo que explica as performances muitíssimo positivas da hotelaria e da restauração, duas atividades centrais no tecido económico português.

Por exemplo, neste 1º semestre de 2022, na REDUNIQ, o consumo proveniente de cartões estrangeiros já supera os valores observados em 2019, tendo em junho, representado quase ¼ da faturação total no sistema e situando-se 40% acima dos valores alcançado em 2019 – que terá sido um dos melhores anos para o turismo em Portugal, em que foram recebidos cerca de 27 milhões de turistas – e que, paralelamente, e desde abril, representa já mais de 20% da faturação total dos negócios (valores próximos dos observados no pré-pandemia). Por sua vez, também a faturação de cartões nacionais continuou a evoluir, face a 2021, evidenciando uma normalização do comportamento de consumo dos portugueses.

Com base nestes números, Tiago Oom, Diretor Comercial da UNICRE, comenta: “Com o regresso dos turistas e retoma das atividades associadas ao turismo, existe uma grande expectativa em relação aos resultados dos setores ligados ao turismo – hotelaria, restauração, etc. – e do seu impacto positivo na economia nacional. Depois do INE anunciar que as receitas do turismo ultrapassaram os valores de 2019, os dados da REDUNIQ vêm agora comprovar essa tendência, que acreditamos poder trazer resultados bastante interessantes aquando de uma análise mais fina da faturação obtida durante o Verão.”

E acrescenta: “Após um fortíssimo e inevitável impacto económico, bem como, consequentemente, uma crise de consumo sentida a nível mundial, por causa da COVID-19, começamos a recuperar e até a ultrapassar os valores alcançados em 2019. O turismo, que foi um dos principais setores impactados, voltou a impulsionar a nossa economia com o regresso de turistas de países como os Estados Unidos (peso de 11% em 2022 vs. 8% em 2019) e da Irlanda (9%) – que entra no top 5 das nacionalidades, retirando a Espanha da lista de países com maior peso no consumo em Portugal. Apesar de uma perda de 6%, um natural efeito do BREXIT, o Reino Unido continua a ser a origem mais relevante dos turistas que visitam Portugal (16% do total).”

Este regresso dos portugueses à rua marca ainda a consolidação de uma tendência que se vinha a manifestar desde finais de 2019: os pagamentos contactless.

O contactless, enquanto forma de pagamento, está cada vez mais democratizado entre os consumidores. Nos últimos seis meses, cerca de 3 em cada 4 compras com cartão (74%) foram efetuadas utilizando a tecnologia contactless. Para Tiago Oom, “é inquestionável que o contactless já faz parte do dia-a-dia de praticamente todos os portugueses. A nossa expectativa é que a utilização desta tecnologia continue a aumentar, ainda que de forma mais lenta, no quotidiano de consumo dos portugueses, acompanhando desta forma a realidade de outros países europeus”.

Diz-nos ainda o relatório que o peso dos pagamentos por TPA com recurso a meios contactless representa já 55% do total de faturação dos negócios ligados ao sistema REDUNIQ, mais 9% do que se verificava em 2021 e mais 30% do que acontecia em 2020. Já na rubrica transações, os dados são ainda mais impressionantes, com o contactless a representar 74% do total, mais 9% do que em 2021 e mais 22% do que em 2020.

TPAs inovadores que contribuem para o crescimento da faturação nacional e estrangeira

Acomodar este crescimento dos pagamentos através de meios de pagamento contactless só seria possível com o auxílio de terminais de pagamento inovadores e adaptados aos novos hábitos de consumo.

Esse é o caso do TPA Android REDUNIQ Smart que, além de permitir que um negócio aceite pagamentos contactless com cartão, chip, MB WAY, Google Pay e Apple Pay, traz incorporadas um conjunto de apps de gestão que auxiliam os negócios e lhes permitem ser totalmente móveis e digitais.

Ao funcionar como TPA Contactless e centro de gestão com ligação ao mundo digital, esta nova solução TPA Android da REDUNIQ oferece uma flexibilidade extra aos negócios na gestão dos seus recursos, uma vez que, por exemplo, com a app WinRest ou a ZSRest, um negócio de restauração passa a poder apresentar menus, registar e confirmar pedidos de clientes e ainda integrar o seu software de faturação num único TPA físico.