Adega Mayor abre portas para mais uma “Vindima Mayor”

É tempo de vindima e a Adega Mayor volta a abrir portas para acolher todos aqueles que querem conhecer, de perto, como nascem e se transformam os vinhos de um Alentejo maior. Num ambiente único, com a planície alentejana como pano de fundo, a equipa da Adega Mayor convida todos os amantes de vinho a viverem a energia única desta época tão especial.

Até 18 de setembro, a Adega Mayor convida a desfrutar de dois programas de enoturismo em família ou entre amigos, descobrindo a cultura alentejana, os segredos e técnicas de vindima manual e todo o processo de transformação e produção de vinho.

O programa Vindima Mayor 2022 inicia-se pela manhã, com a explicação da técnica de corte dos cachos de uvas e seleção dos mesmos. O percurso dos visitantes é feito pela vinha, onde podem contemplar as diferentes castas que compõem os vinhos da Adega Mayor. Segue-se uma visita guiada à adega, desenhada pelo Arquitecto Siza Vieira, passando pelas zonas de vinificação e pela imponente sala de barricas, onde será possível fazer uma prova do mosto e degustação dos vinhos. A visita continua com um workshop vínico, através de uma viagem ao mundo dos aromas com a prova de quatro vinhos Adega Mayor.  Para a experiência ficar completa, segue-se um almoço regional na Herdade dos Adaens.

O segundo programa Vindima Mayor com piquenique mantém a lógica do primeiro Programa, terminando com uma fantástica experiência no coração das vinhas da Herdade das Argamassas. Um piquenique que convida a apreciar a vista para a Adega Mayor e suas vinhas, enquanto se viaja pelo paladar de receitas tradicionais reinventadas, num almoço sem pressas, à sombra de um sobreiro, com uma única banda sonora: a da natureza.

As reservas para a participação nestes programas devem ser feitas através do e-mail enoturismo@adegamayor.pt.

Sérgio Conceição expõe fotografias no Forte da Graça

A exposição de fotografia “Forte da Graça – The Other Side”, do elvense Sérgio Conceição, encontra-se disponível para visita, naquele monumento de arquitetura militar de Elvas, até final de agosto.

A mostra conta com imagens captadas pelo fotógrafo, a grande maioria delas nunca antes expostas ou publicadas, que retratam o forte, antes e depois da sua recuperação. “São fotografias já com muitos anos, com momentos de luz únicos”, garante Sérgio Conceição. Dez por cento das fotografias, adianta o fotógrafo, são conhecidas, tendo sido já publicadas em revistas ou sites internacionais.

Garantindo ter sido “muito específico” na escolha das fotografias para esta exposição, o fotógrafo assegura que as mesmas resultam de “momentos espetaculares” passados por si no forte. “Não estamos a falar de um por do sol normal, de um nevoeiro ou de uma fotografia noturna normal, estamos a falar de momentos de luz muito específicos que aconteceram no Forte da Graça, durante estes anos e que foram retratados também devido ao facto de eu ter passado muitas horas no forte a fotografar”, assegura.

Ao todo, a exposição é composta por 30 imagens do Forte da Graça, quer do seu interior, quer do exterior, todas elas captadas através de diferentes técnicas fotográficas. O fotógrafo adianta que há exemplares de fotografia área, noturna, de paisagem, de pormenor, de interiores e exteriores. “Vão conseguir ver imagens interiores e exteriores do forte, antes da recuperação e ter a perceção aérea dessa recuperação”, revela.

Entre as imagens que compõem a exposição, o fotógrafo destaca uma em que, sem conseguir fotografar com recurso a tripé, como gosta, num dia de chuva intensa, acabou por captar um arco-íris. Essa fotografia, garante ainda, não sofreu qualquer edição. “Não faço esse tipo de trabalhos de fotomontagem. As fotografias que eu apresento são sempre reais, com horas, minutos e segundos estipulados”, diz ainda.

A apresentação desta exposição, para Sérgio Conceição, “não faria sentido” num outro local. A mostra, que foi inaugurada a 28 de maio, inclui imagens captadas desde 2011.

GNR detém três homens por furto de metais em Alandroal

O Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Alandroal, deteve, no passado sábado, dia 13,  três homens de 26, 31 e 49 anos, por furto de metais não preciosos, no concelho de Alandroal.

Numa ação de patrulhamento e vigilância na obra da ferrovia, os militares da GNR detetaram uma viatura a efetuar a carga materiais de construção, tendo os suspeitos sido abordados e detidos em flagrante.

No decorrer desta ação policial, foi possível apreender cerca de 1600 quilos de ferro moldado, um veículo e diversos objetos utilizados na prática do furto.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Redondo.

Graça Amiguinho apresenta obras literárias em Santa Eulália

O Largo da Igreja, em Santa Eulália, acolheu na noite deste feriado de 15 de agosto um sarau musical e poético para apresentação de dois livros da autoria de Graça Foles Amiguinho, professora aposentada e poetisa natural daquela freguesia do concelho de Elvas.

“Meu Alentejo Saudade” e “Poesia e Arte” são as obras que estiveram na base da leitura e interpretação musical de poemas, a cargo da autora e de diversos convidados.

A primeira das duas obras é uma colectânea de prosa e poesia sobre a vida de Graça Amiguinho e a segunda um trabalho de poesia e pintura, feita em parceria com filho da autora, Rui Barros.

O evento cultural desta segunda-feira contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Eulália.

Fonte: Município de Elvas

“Os Aldeolas” prometem festa rija em Santa Eulália

Santa Eulália, no concelho de Elvas, está em festa entre sexta, 19 de agosto, e segunda-feira, dia 22, com as tradicionais festas de verão, em honra da padroeira da freguesia.

Com organização da associação jovem “Os Aldeolas”, as festas contarão, entre outros, com diversos espetáculos musicais, para todos os gostos, com concertos, bailes e discotecas, bem como com atividades tauromáquicas.

Apesar de um contratempo de última hora, com o cancelamento do espetáculo de Miguel Bravo, que estava previsto para a primeira noite do evento, explica a presidente da associação, Ana Martins, conseguiram resolver a situação, sendo o artista substituído pelos Los Romeros.

“Podem esperar umas boas festas. Esperemos que tudo corra pelo melhor e que todos se divirtam”, diz, por sua vez, Francisco Carvalho, outro dos membros de “Os Aldeolas”, assegurando que já trabalham para estas festas há vários meses.

Na primeira noite, depois da atuação de Los Romeros, marcada para as 22 horas, haverá discoteca com Ti Manel Deejay, pelas 23h45, e largada de touros às 2h30.

No sábado, dia 30, decorre um passeio das Relíquias de Santa Eulália e dos Tratorinhos, a partir das 9 horas. Às 17h30 há garraiada e pelas 22 horas baile com João Machorrinho. A partir das 2 horas, a música fica a cargo dos Cromos da Noite.

A Associação Columbófila, no domingo, pelas 9 horas, promove uma largada de pombos. Às 10 horas há missa, presidida pelo arcebispo de Évora, que será seguida de uma procissão. Pelas 17h30 há garraiada com bezerros, para crianças. Às 22 horas, há baile com Hélio e Eurico e pelas 2 horas discoteca com DJ Dinga.

Para terminar, na segunda-feira, dia 22, decorre uma largada de touros às 18 horas e um baile, com Jorge Gomes, a partir das 22 horas.

Desta feita, na festa, que terá o palco instalado no Lardo do Repuxo, haverão vários vendedores ambulantes de comida e insufláveis para as crianças. As ruas, como de costume, serão engalanadas com flores de papel.

Na organização do evento, “Os Aldeolas” contam com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Câmara de Elvas e várias associações da freguesia.

Câmara de Elvas aprova extinção do concurso de recolha de lixo

A Câmara Municipal de Elvas aprovou, por unanimidade, na passada sexta-feira, dia 12, em sessão do executivo, a proposta e a deliberação final para a extinção do procedimento “Concurso Internacional de Prestação de Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Urbanos no Município de Elvas”.

A vereadora Vitória Branco foi nomeada representante do Município no projeto “Construir a Europa com os Eleitos Locais”.

Os eleitos aprovaram a proposta de cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano – Hospital de Santa Luzia de Elvas para a realização das Jornadas de Medicina Interna, durante três dias, de 19 a 21 de janeiro de 2023. Foi também ratificado a instalação de um espaço cidadão na União das Freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

Foi ainda aprovada a cedência do Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas ao Núcleo do Sporting Clube de Portugal de Elvas, no dia 9 de outubro, à Associação Cultural Desportiva Belhó e Raposeira e ao Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas para treinos.

Foi apresentada nova data para o torneio de Futsal “2nd Internacional Youth Futsal Cup Elvas World Heritage”, dia 9 de setembro, onde disputam oito equipas de crianças com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos.

Nesta reunião, todos os pontos foram aprovados por unanimidade e estiveram presentes quatro eleitos: Rondão Almeida, Hermenegildo Rodrigues, Cláudio Monteiro e Tiago Afonso.

Fonte: Município de Elvas

CCDR Alentejo estuda qualidade do ar em Montemor

Está instalada na Avenida Gago Coutinho, em Montemor-o-Novo, uma Estação Móvel de Monitorização da Qualidade do Ar, uma iniciativa que pretende analisar e medir variáveis meteorológicas e de qualidade do ar.

Como explica Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, “esta unidade verifica os níveis de dióxido de enxofre, óxidos de azoto, ozono, monóxido de carbono, partículas em suspensão e BTEX. Este trabalho começou a ser feito no dia 27 de julho e a unidade deverá ficar, pelo menos, um mês”.

“Este é um estudo que vai sustentar a necessidade de retirar o trânsito de pesados na Avenida Gago Coutinho, em Montemor, uma intenção da autarquia montemorense e que tem que ser discutida com as diversas entidades”, garantiu o presidente.

O estudo da qualidade do ar é desenvolvido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região (CCDR) Alentejo e insere-se no trabalho em curso de desvio do tráfego de pesados desta avenida.

Buscas retomadas para encontrar homem desaparecido na Barragem de Montargil

As buscas para tentar encontrar o homem de 33 anos, desaparecido desde sábado, na barragem de Montargil, foram retomadas às 7 horas desta terça-feira, 16 de agosto, pelas autoridades. A operação mobiliza sete operacionais e três veículos.

De recordar que a filha deste homem, uma menina de cinco anos, foi resgatada com vida da barragem, mas acabou por morrer. Pai e filha, de acordo com as autoridades, estariam a utilizar um barco de borracha na albufeira, perto do parque de campismo.

A criança, resgatada da água por populares, ainda foi sujeita a manobras de reanimação, mas acabou por morrer a caminho do hospital de Abrantes.

Maurício Moreira vence Volta a Portugal em Bicicleta

Maurício Moreira, da Glassdrive-Q8-Anicolor, sagrou-se, ontem, 15 de agosto, o vencedor da edição deste ano da Volta a Portugal em Bicicleta.

O ciclista uruguaio de 27 anos garantiu a conquista da prova ao vencer o contrarrelógio da 10.ª e última etapa, entre Porto e Vila Nova de Gaia.

Maurício Moreira partiu para este última etapa com uma desvantagem de sete segundos em relação a Frederico Figueiredo, também da Glassdrive, que era o camisola amarela. O uruguaio, contudo, bateu a concorrência, com um tempo de 25.07,87 minutos nos 18,6 quilómetros de contrarrelógio e ascendeu ao topo da tabela.

Frederico Figueiredo foi o segundo classificado desta Volta a Portugal. António Carvalho, em terceiro, fechou um pódio totalmente dominado pela Glassdrive.

Associações, artesãos e produtos típicos na feira de Campo Maior

Há cerca de 50 stands de expositores locais, no jardim municipal de Campo Maior, no âmbito da Feira de Santa Maria de Agosto, que decorre até dia 21 deste mês.

A Associação Amigos dos Animais de Campo Maior está representada num destes stands, com o objetivo de “angariar voluntários e sócios”, ao mesmo tempo, que se pretende “vender alguns artigos para ajudar nos tratamentos dos animais, bem como alimentação”, revela Mafalda Ensina, da Associação.

Já Dora Cachaço, tem um stand com o nome “Cantinho da Ana Cachaço” onde comercializa diversos “artigos artesanais”, nomeadamente “toalhas, panos de cozinha, vestidos para porta do fogão, rendas, bordados”, entre outros, muitos feitos pela sua mãe.

Entre artesanato e associações encontramos também um stand com produtos típicos da região, a Sabores tradicionais Alentejanos, de Elvas. Isabel Gonçalves revela que esta Feira é ótima para comercializar “os queijos enchidos e mel, uma vez que os campomaiorenses já conhecem a marca”.

Hoje a Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, conta com animação de rua, a partir das 18 horas, que será assegurada pela Fanfarra Bizarra. A partir das 21 horas, há espetáculo com João Gonçalves, seguem-se os Raiz Lusa, às 22.30 horas e baile com Rui Teodoro, a partir das 23h30.