Exército espanhol vigia montanhas em Jerte, Gata e La Vera

Um grupo da Brigada Extremadura XI está a trabalhar em coordenação com a Infoex na prevenção de incêndios, fazendo patrulhas que cobrem a terra dia e noite de carro e a pé.

Durante duas semanas, 50 membros da Brigada Extremadura XI do exército reforçaram a vigilância na zona norte da Extremadura para evitar incêndios, especialmente para que sua presença exerça um efeito “dissuasor” nos casos em que a origem do fogo não se deve a causas naturais.

A colaboração entre o Ministério da Defesa e a Junta de Extremadura foi estabelecida após a onda de incêndios na primeira quinzena de julho, que concentrou três grandes incêndios ao mesmo tempo em Las Hurdes, Casas de Miravete e Garganta de los Infiernos (este último intencional) onde arderam mais de seis mil hectares. O Exército aderiu assim, numa iniciativa pioneira (a única experiência anterior foi na Galiza), ao trabalho de vigilância já realizado pelos membros do Plano Infoex e também pela Guardia Civil através das unidades de segurança cidadã e da Seprona.

O novo trabalho de vigilância começou a 28 de julho e concentra-se nas montanhas de La Vera, Sierra de Gata e Valle Jerte.

As tarefas de vigilância vão ser realizadas em todo o norte da Extremadura, mas depois de analisar as possíveis rotas e locais onde poderiam ser estabelecidas as bases dessas patrulhas, verificou-se que só era possível definir duas áreas de trabalho. Assim se estabeleceram Gata e Jerte-Vera.

Para cumprir a missão de apoio confiada à Brigada Extremadura XI, o Exército criou uma equipa composta por pessoal de todas as unidades da brigada no norte da província de Cáceres. É composto por uma equipa e duas secções motorizadas com viaturas todo-o-terreno, juntamente com elementos de apoio logístico (abastecimento, manutenção e saúde) necessários para os servir.

O número de militares nesta unidade contra os incêndios é de 65, sendo que destes existem cerca de 50 destacados no terreno em diferentes patrulhas de duas a quatro pessoas; que percorrem as áreas que lhes são atribuídas pelo Serviço de Prevenção e Extinção de Incêndios da Junta de Extremadura. Há cerca de 28 soldados na área de Gata e os restantes 22 estão distribuídos entre Valle del Jerte e La Vera.

O resto da operação é constituído por outro núcleo situado na base do General Menacho, em Badajoz, que se encontra “em alerta, organizado e pronto para ser mobilizado rapidamente”, caso necessário aumentar a presença de meios no terreno para cumprir o efeito dissuasor que a presença dos militares pretende ter nestas áreas.