A partir de segunda-feira,1 de agosto, o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) será reforçado com mais dez ambulâncias a funcionar em zonas onde se tem verificado uma maior procura dos serviços, informa o INEM.
No total, o reforço do dispositivo de emergência médica traduz-se no acréscimo de 33 meios a nível nacional.
Segundo o INEM, “face ao aumento do volume de serviços de emergência médica que se tem verificado, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em articulação com os seus parceiros do SIEM: Corpos de Bombeiros (CB) e Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), preparou um novo reforço do dispositivo dos meios de emergência médica, de forma a torná-lo mais eficiente neste período”.
No norte do país, o dispositivo passa a contar com mais três Postos de Emergência Médica (PEM) nas delegações da CVP de Braga, Vila do Conde (ambulância a operar em Matosinhos) e Sanguedo (Santa Maria da Feira).
Na zona sul, e concretamente no distrito de Setúbal, haverá o acréscimo de sete novos PEM, localizados nos seguintes CB: BV Pinhal Novo, BV Santo André, BV Alvalade (Sado), BV Grândola, BV Barreiro – Corpo de Salvação Pública, BV Sesimbra e BV de Santiago do Cacém.
A atividade destes novos PEM decorre até dia 30 de setembro, juntando-se assim aos meios que desde o início de junho têm reforçado o dispositivo, num total de 33 meios de emergência médica.
Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal Continental, cabe ao INEM “acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema”.
Desta forma, “o presente plano continuará a ser monitorizado, com acompanhamento constante da evolução dos níveis de acionamentos por região, podendo ser ajustado ou reforçado em função da procura operacional, em termos temporais e geográficos”.