Viana do Alentejo leva residentes do concelho a Tróia

Entre os próximos dias 22 a 27, estão abertas as inscrições para a “Praia Ida e Volta 2022”, uma iniciativa do Município de Viana do Alentejo, destinada aos munícipes das três freguesias: Viana, Aguiar e Alcáçovas. Este programa tem como finalidade “levar a Tróia munícipes do concelho que de outra forma não teriam a oportunidade de desfrutar de uma ida à praia”.

As idas a esta praia do Litoral Alentejano vão decorrer em dois períodos: dias 2, 3, 4 e 8 de agosto, para as freguesias de Alcáçovas e Aguiar; e dias 16, 17, 18 e 22 de agosto, para as freguesias de Viana do Alentejo e Aguiar.

Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Biblioteca Municipal de Viana do Alentejo, e Polos de Aguiar e de Alcáçovas. Os menores de 18 anos têm de ser acompanhados por um adulto e o encarregado de educação tem de assinar um termo de responsabilidade.

Amigos da Boa-Fé promovem passeio de BTT em agosto

Os Amigos da Boa-Fé BTT vão realizar, no próximo dia 28 de agosto, integrado nas Festas do Senhor Jesus da Boa-Fé (antiga Festa dos Hortelões), o II Passeio BTT pelos trilhos da freguesia.

A partida, para o percurso de 35 quilómetros, está marcada para as 8.30 horas, junto ao CRP da Boa-Fé.

As inscrições podem ser feitas na plataforma www.apedalar.pt e têm um custo de 15 euros, com direito a almoço. Os acompanhantes no almoço pagam 10 euros.

Município de Portalegre assina contratos programa com 37 associações

A assinatura dos contratos programa entre o Município de Portalegre e as associações culturais, desportivas e recreativas do concelho teve lugar na passada segunda-feira, dia 18, no Centro de Congressos da capital de distrito. Os documentos assinados envolvem 37 associações: dez culturais e 27 desportivas.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assegurou que a distribuição dos apoios pelas associações foi “uma decisão consensual, aprovada por unanimidade na reunião do executivo”, realçando que “a vontade de apoiar financeiramente é sempre maior que o apoio concedido”; no entanto, a presidente considerou que “na realidade atual, são os contributos possíveis de concretizar”.

António Casa Nova, vereador do Desporto, abordou a projeção da área desportiva, realçando diversas modalidades, como o andebol, atletismo, modelismo e karaté, entre outras, que têm sido marcadas pela “requalificação de espaços, aquisição de equipamentos, um constante apoio do Município e uma especial atenção por candidaturas que promovam a prática desportiva”.

Laura Galão, vereadora da Cultura, afirmou que este contributo para o associativismo “permite a promoção e o desenvolvimento de planos de atividades aliciantes que, desde há dois anos, têm sido adiados e impossibilitados de realizar, devido à Covid-19”. Para além disso, “a verba distribuída a cada associação beneficiária tem como objetivo a promoção das tradições culturais do concelho e a aposta na área criativa e de inovação, que cada vez mais as associações têm demonstrado”.

Filme “Salgueiro Maia, o Implicado” estreia em Badajoz

O filme português “Salgueiro Maia, o Implicado” estreia em Espanha, esta sexta-feira, dia 22 de julho, no âmbito do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz.

“Salgueiro Maia, o Implicado”, dirigido por Sérgio Graciano, estreou-se nos cinemas portugueses em abril e já é o filme português mais visto do ano.

O filme tem por base uma biografia do Capitão de Abril, escrita por António de Sousa Duarte, em 1995. Na obra cinematográfica, protagonizada por Tomás Alves, são dadas a conhecer muitas das histórias que, até então, não tinham sido contadas sobre o herói e o símbolo mais puro do 25 de abril de 1974, Fernando Salgueiro Maia.

Ainda antes da sua exibição, na sexta-feira, pelas 22 horas (menos uma em Portugal), o escritor e jornalista António de Sousa Duarte fará uma apresentação do filme, no Teatro López de Ayala.

Nesta que é já a 28ª edição do Festival Ibérico de Cinema de Badajoz encontram-se a concurso quatro curtas-metragens portuguesas, sendo que três foram selecionadas para integrar a secção oficial do festival: “Nada nas Mãos”, de Paolo Marinou-Blanco; “O lobo Solitário”, dirigida por Filipe Melo; e “Luz de Presença”, de Diogo Costa Amarante.

No Festival dos Miúdos, secção dirigida ao público infantil e juvenil, será projetada a curta-metragem de animação “Amo-te cigarra” de Francisco Lança.

Para encerrar o festival, a Orquestra da Extremadura apresentará no sábado, 23 de julho, um concerto dedicado a bandas sonoras épicas.

O Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que decorre, desde ontem, 19 de julho, e até sábado, dia 23, é um certame de referência no âmbito das curtas-metragens na Península Ibérica. Esta 28ª edição é patrocinada pela Junta de Extremadura, Diputación de Badajoz e Cafés Delta.

Diogo Munhão procura bons resultados nos nacionais de natação

Diogo Munhão (à direita na foto), atleta do Clube Elvense de Natação, vai estar entre os dias 22 e 24 de Julho a competir em Vila Nova de Famalicão, no Campeonato Nacional de Infantis de Natação.

O jovem, de apenas 13 anos, explica que “a primeira experiência com a natação, aos quatro anos, não correu muito bem. Não gostei, tinha medo do frio e desisti. Passei pelo futebol e equitação mas aos sete anos regressei à natação e fiquei”.

Diogo Munhão refere que chegar ao campeonato nacional foi um objetivo que estabeleceu no início da época e que agora conseguiu.

O pai, Nuno Munhão (à esquerda na foto) sente-se “muito orgulhoso por ele ter chegado a esta nível. Eu estou sempre ao lado dele para o apoiar e também para puxar por ele”.

Diogo Munhão vai competir entre os dias 22 e 24 de Julho, nas piscinas municipais de Vila Nova de Famalicão. É o único atleta no CEN a competir no campeonato nacional.

Mais de 100 mil euros recuperam campo do Estádio Municipal de Portalegre

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assinou, na passada segunda-feira, dia 18 de julho, o contrato para a empreitada de requalificação do campo de treinos do Estádio Municipal, no valor de 104.206,48 euros.

Integrada na política de requalificação de equipamentos e espaços públicos, o investimento na renovação deste recinto, propriedade da Câmara Municipal de Portalegre e inserido nas imediações do estádio municipal, destina-se a melhorar o conforto e segurança para os seus utilizadores e a incentivar a prática de atividade física regular.

A empreitada tem um prazo de execução de 60 dias e visa a substituição da relva sintética existente no piso do campo de futebol, que se apresenta sem condições para a prática desportiva, devido a anos de utilização intensiva, sendo hoje um obstáculo para um bom desenvolvimento da atividade desportiva.

Cercimor adere à Missão Cascas Solidárias

A Cercimor de Montemor-o-Novo aderiu à “Missão Cascas Solidárias”, uma iniciativa de cidadania solidária e ambiental, que tem como objetivo transformar lixo orgânico, uma iniciativa promovida pela Gesamb.

Ana Cristina Saloio, presidente da direção da Cercimor, adianta que “este projeto da Missão Cascas Solidárias surge através de uma edição do Re-Planta, em que a entidade promotora é a Gesamb”.

Este é um trabalho “muito importante para a comunidade”, acredita Ana Cristina Saloio, que explica como funciona todo o processo que envolve o projeto: “há depósitos em que a comunidade pode dirigir-se e fazer a entrega das cascas, de frutas e de legumes nestes pontos de compostagem”.

Este é um projeto que permite uma articulação que beneficie todas as partes que participam. A Cercimor deixa ainda um agradecimento à Gesamb pelo “projeto pioneiro que de alguma forma beneficie estas entidades”.

A Missão Cascas Solidárias envolve 12 municípios do concelho de Évora e vai decorrer até agosto deste ano, fomentando consciência ambiental na comunidade.

Programa de Arrendamento Acessível no Município de Elvas

O Município de Elvas tem disponível o Programa de Arrendamento Acessível, na área da habitação, de adesão voluntária.

O programa promove o arrendamento de habitação a preços reduzidos, e de acordo com uma taxa de esforço compatível com os rendimentos.

Um programa para dar resposta às necessidades habitacionais das famílias cujo nível de rendimento não lhes permite aceder no mercado a uma habitação adequada.

Programa de voluntariado “Agora Nós” do IPDJ abre candidaturas

Está aberto o período de candidaturas para a organização de projetos de voluntariado, em ações de longa duração, do Programa “Agora Nós”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Trata-se de um programa, como revela Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, no Alentejo, “muito abrangente, uma vez que engloba três áreas, e as candidaturas destinam-se a entidades privadas sem fins lucrativos”.

“Namorar com fair play”, “70 já – direitos da juventude” e “Geração Z” são as três ações integradas neste programa. Miguel Rasquinho explica em que, no caso do “Namorar com fair play” é direcionado para “os problemas no namoro, que ainda existem muito na juventude”; o “70 já”, é uma campanha de divulgação que “consagra os direitos da juventude”; e o “Geração Z” é um programa de voluntariado “com uma maior abrangência, aos quais se podem candidatar associações de pais e de estudantes, bem como estabelecimentos escolares”.

O diretor regional do IPDJ no Alentejo acrescenta que estas áreas “permitem apoiar o voluntariado junto dos jovens e não só, porque pode ser aplicado de outro tipo de populações”.

As candidaturas às diversas ações do programa de voluntariado “Agora Nós”, do IPDJ encontram-se abertas até dia 25 de novembro, e podem ser feitas aqui.

Jackpot do Euromilhões saiu a apostador no Reino Unido

Um apostador no estrangeiro conquistou o primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 230 milhões de euros.

O segundo prémio, de quatro milhões e 400 mil euros, saiu a cinco apostadores no estrangeiro, assim como o terceiro prémio, de 30 mil euros, que foi entregue a dez apostadores.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 6, 23, 27, 40 e 41 e pelas estrelas 2 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.