Ninho de Empresas de Arronches recebe mais uma empresa do concelho

Próximo de ter todos os espaços existentes na infraestrutura ocupados, o Ninho de Empresas de Arronches continua a alojar empreendimentos de gestores da região, e sobretudo do concelho, que usam estas instalações municipais como rampa de lançamento para o seu negócio.

Na passada quarta-feira, dia 13 de julho, foi assinado mais um contrato de cedência de espaços, tendo estado na Câmara Municipal de Arronches a empresa HR – Confiança Automóvel, Ld.ª, representada pelo sócio gerente, Hugo Grilo, onde foi recebido pelo presidente do Município, João Crespo.

Firmado o documento protocolar, o edil de Arronches aproveitou para expressar votos de felicidades para esta empresa, cuja atividade é a compra e venda de automóveis, intermediação financeira e de seguros, que agora se instala no Ninho de Empresas.

Município de Avis disponibiliza autocarros na Feira Franca

O Município de Avis e a Rodoviária do Alentejo levam-te à Feira Franca e de regresso a casa.

Os percursos dos autocarros são os seguintes:

Ponte de Sôr – Galveias – Aldeia Velha – Avis; Estremoz – Sousel – Cano – Casa Branca – Avis; Monforte – Vaiamonte – Cabeço de Vide – Fronteira – Figueira e Barros – Ervedal – Avis; Mora – Pavia – Alcórrego – Avis; Portalegre – Crato – Alter do Chão – Benavila – Avis e Valongo – Avis.

Candidaturas na Plataforma SIGA prolongadas até dia 31

As candidaturas na Plataforma SIGA, para os diversos apoios e complementos educativos nomeadamente subsídios, transportes e refeições escolares para alunos do pré-escolar ao Secundário, bem como Atividades de Animação de Apoio à Família (AAAF) para alunos do pré-escolar e Componente de Apoio à Família (CAF) para alunos do primeiro ciclo, foram prolongadas até 31 de julho.

Os pais e encarregados de educação devem aceder à plataforma SIGA, através dos acessos facultados pelo município de Elvas, e na sua área pessoal, escolher o menu Candidaturas e preencher o formulário de candidatura. Estarão disponíveis dois formulários de candidatura, um dirigido a alunos do pré-escolar e 1º ciclo e o outro aos alunos do 2º, 3º ciclos e Secundário.

Festival Periferias leva documentário “Dispersos pelo Centro” a Arronches

A celebrar dez anos de existência, o Festival Internacional de Cinema Periferias, que se realiza de 12 a 20 de agosto, na zona fronteiriça de Marvão – Valencia de Alcántara, chega, desta vez, a outras localidades.

Ainda que o núcleo principal da programação esteja guardado para agosto, contemplando um conjunto de propostas que passam pela divulgação do cinema ibérico, com convites abertos a realizadores portugueses e espanhóis, e a promoção de momentos de debate, reflexão e festa, neste mês de julho, e depois de duas sessões especiais no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, nos passados dias 15 e 16, o festival chega também a Arronches e Campo Maior.

No caso de Arronches, já esta quarta-feira, dia 20, será apresentada uma “Maratona de Filminhos Infantis”, no Auditório do Centro Cultural, a partir das 10 horas. Dedicada a um público mais novo, esta maratona inclui a exibição de filmes como “O Gangue”, “Trapezistas”, “A Raposa e o Pássaro” e “Astronautas”.

No mesmo dia, no Largo da Igreja Matriz de Esperança, será apresentado, pelas 21.30 horas, o documentário ‘Dispersos pelo Centro’, realizado por António Aleixo, e no qual se dá forma a uma ideia de Tiago Pereira, de “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”. Tiago Pereira estará presente na ocasião para apresentar o filme e falar da experiência que o tem levado através do país profundo em busca de registos únicos e, nalguns casos, irrepetíveis. Segue-se, a partir das 22.50 horas, uma atuação do Grupo Pedrinhas de Arronches.

Já no sábado, dia 23, e inserido no âmbito deste festival, decorre um passeio pedestre pela vila de Arronches. Com concentração marcada para as 8 horas, na Praça da República, o percurso, com uma distância de mais de dez quilómetros, será percorrido entre três a quatro horas. As inscrições, para os interessados em participar, devem ser feitas na Câmara Municipal de Arronches ou através das redes sociais do Festival de Cinema Periferias.

Delta Cafés inaugura unidade de vending em Elvas

“My Break by Delta Cafés”: assim se chama a unidade de vending inaugurada esta segunda-feira, 18 de julho, em Elvas, e através da qual o Grupo Nabeiro procura dar resposta a todo o Alentejo, com produtos frescos e não só, disponibilizados, diariamente, nas máquinas de venda automática espalhadas pelos distritos de Portalegre, Évora e Beja.

Esta unidade de Elvas, garante o comendador Rui Nabeiro, é a primeira a surgir na região, sendo que, com esta infraestrutura a empresa procura estar mais próxima dos clientes, com o objetivo de chegar também à região vizinha da Extremadura. Lembrando que estas unidades começaram a ser instaladas em grandes cidades, como Lisboa, Porto e Braga, Rui Nabeiro adianta que houve necessidade de “criar outras condições com estes polos mais diretos e mais próximos dos clientes”, procurando, com isso, angariar novos.

Numa primeira fase, explica ainda o comendador, a Delta está a procurar “preparar” os 11 funcionários com que esta unidade de vending começa a laborar. Considerando que são ainda “poucos”, o objetivo é “crescer” e fazer aumentar o número de trabalhadores.

Presente na inauguração esteve o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que, para além de considerar esta infraestrutura “interessante”, sobretudo por poder “criar dezenas de postos de trabalho”, lembra que Elvas é uma referência em termos estratégico-geográficos. Com a Delta sempre “na linha da frente”, o autarca não tem dúvidas de que a empresa percebeu que, a partir da cidade raiana, terá facilidade em servir, num raio de 200 quilómetros, quer o Alentejo, quer a Extremadura.

O autarca lembra ainda que Rui Nabeiro é uma “força da natureza”, tendo esperança que a sua família possa dar continuidade àquilo que tem sido a sua obra.

A unidade de vending “My Break by Delta Cafés”, inaugurada ao início da tarde desta segunda-feira, está situada na Avenida de Europa, em Elvas.

Museu da Tapeçaria de Portalegre festeja 21 anos

O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino comemorou, no passado dia 14 de julho, 21 anos de atividade com um convite à população para visitar as exposições “Arte no Feminino: Em Ponto de Portalegre” e “Arte no Feminino: Conceber e Tecer/Tecer e Conceber (CTTC)”.

A pequena celebração, que foi também um agradecimento a quantos ajudaram a construir este museu e aos que tornaram possível uma vida de partilha de tapeçarias e obras de arte, juntou a equipa, os visitantes e alguns amigos do Museu que fizeram questão de estar presentes nesta data para soprar as velas.

O Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino é um dos espaços museológicos mais visitados da nossa cidade, tendo recebido 4280 visitantes nos primeiros seis meses deste ano!

Nascido em 2001, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino é um equipamento dedicado à apresentação, conservação e estudo de um património histórico e cultural material e imaterial, conhecimento e inovação que, a cada passo e em cada ponto, homenageia simultaneamente Manuel do Carmo Peixeiro, inventor do Ponto de Portalegre, Manuel Celestino Peixeiro e Guy Fino, os criadores da Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, e todas as trabalhadoras desta manufatura que continuam a tornar possível a materialização destas obras de arte tão peculiares.

Yoga Solidário a favor de instituições de Montemor

Ioga Solidário é um projeto criado por Fernando Cunha, pensado para Montemor-o-Novo, que tem como objetivo oferecer aulas de yoga e donativos a associações e instituições montemorenses.

Fernando Cunha, professor de Ioga explica que esta é uma prática que traz muitos benefícios, acalmando a “agitação diária, pensamentos que andam sempre a correr, a ansiedade que está presente nas pessoas que trabalham”, adiantando ainda que este é um projeto pensado “para as instituições e associações de Montemor” .

Para estas aulas, Fernando Cunha convida as associações a viajarem até à sua propriedade para que “o Ioga possa chegar a todas as pessoas de Montemor”, sendo que esta iniciativa pretende que “as instituições e associações de Montemor-o-Novo, que estejam interessadas possam levar, à nossa quinta, os seus utentes a praticar Ioga”.

Em Montemor, já há algumas associações que pretendem fazer parte desta iniciativa que, por um lado permite aos utentes das associações terem aulas de ioga gratuitas, por outro, permite angariar fundos, através de aulas de ioga cujos donativos revertem a favor destas mesmas instituições. As aulas, segundo Fernando Cunha, “vão ser ao sábado e ao domingo. As pessoas que queiram, ao sábado e ao domingo, que queiram praticar Ioga, na natureza, vão ao nosso monte e deixam o seu donativo”, sendo este, mais tarde, entregue às associações e instituições associadas a esta iniciativa.

Para quem tiver curiosidade é possível experimentar uma aula de ioga, de forma gratuita, sem compromisso. O projeto do Ioga Solidário arranca no mês de Setembro no Monte da Fazenda do Moinho do Bispo, em Montemor-o-Novo.

Fernando Cunha deixa o convite a todos os interessados para quem quiser experimentar ou participar neste projeto solidário, acrescentando que, quanto ao pagamento das aulas, fica ao cargo de quem participar, sendo que “cada um dá aquilo que puder e quiser”.

Para contactar e participar nesta iniciativa solidária deve fazê-lo pelo email penabranca9@gmail.com, pela página de Facebook, ou pelo 913 232 947.

O Ioga Solidário é uma iniciativa que terá início em Setembro com o professor de Ioga Fernando Cunha, no Monte da Fazenda do Moinho do Bispo, em Montemor-o-Novo.

Conferência dos Oceanos em destaque no “Ambiente em FM”

A Conferência dos oceanos, das Nações Unidas, decorreu em Lisboa, durante cinco dias.

Sobre esta conferência, José Janela, da Quercus, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM” explica que se espera que esses dias com várias sessões e apresentações da comunidade científica “não sejam só meramente palavras, que se passe para a ação e que se entenda definitivamente a importância que os oceanos têm”.

Relativamente às conclusões a que se chegou nesta conferência, o ambientalista explica que se estabeleceram metas de áreas de proteção, assumidas pelos vários países. Essas áreas marinhas protegidas são essenciais para restaurar a biodiversidade marinha, sendo também importante aumentar o grau de proteção máxima dessas áreas marinhas.

José Janela espera que “esta conferência tenha aberto os olhos de muita gente e que daqui para a frente comecemos a agir mesmo em vez de apenas falar”.

A conferência dos Oceanos está em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Serviço de Obstetrícia restabelecido no hospital de Portalegre

Apesar dos constrangimentos verificados desde as seis horas desta segunda-feira, o serviço de Obstetrícia já foi restabelecido, no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

A previsão seria de que o serviço estaria encerrado até às nove horas de amanhã, mas, de acordo a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, o mesmo já se encontra a funcionar, com dois médicos obstetras.

Delta é o café da McDonald’s em Portugal

A Delta Cafés e a McDonald’s Portugal celebraram um contrato para fornecimento de café e outros consumíveis, nos 189 restaurantes da marca no nosso País, incluindo os mais de 90 com serviço McCafé.

A McDonald’s volta a inovar a sua oferta a nível nacional, passando a disponibilizar café Delta em todos os restaurantes e McCafé da marca. A partir deste mês, julho, a Delta Cafés fornece à McDonald’s Portugal, o blend Café Delta Gold e o Café Descafeinado, ambos com certificação UTZ que atesta a sua origem sustentável.

Com esta parceria a McDonald’s reforça as suas credenciais em café, aliando a reconhecida qualidade do café Delta, o preferido dos portugueses, à exigência e constante aposta da marca na inovação da sua oferta. Também os 93 restaurantes com McCafé, cujo portefólio se estende a variações como cappuccino, café latte, mocha, café abatanado e café com gelado, têm na base da sua receita Café Delta.

A parceria com a Delta Cafés reflete o contínuo investimento da McDonald’s Portugal em fornecedores nacionais e a constante aposta da marca na melhoria da experiência dos consumidores, que podem agora, e em qualquer ocasião, usufruir da reconhecida qualidade e sabor de um café Delta, em todos os restaurantes e McCafé no país.

Para Inês Lima, diretora-geral da McDonald’s Portugal, “esta é uma parceria que vemos concretizar-se com grande satisfação e expectativa. Estamos certos de que os consumidores da McDonald’s vão render-se a esta nova experiência e à possibilidade de degustar nos nossos McCafé e restaurantes o café com a qualidade e o sabor que a Delta nos tem vindo a habituar desde há décadas.”

Rui Miguel Nabeiro, CEO do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, afirma que “com a McDonald’s encontramos um parceiro experiente e qualificado, que partilha os mesmos valores relacionados com a inovação da oferta. Esta parceria estratégica permite-nos acrescentar valor à oferta da McDonald’s e cumprir o nosso objetivo de levar o café Delta a cada vez mais consumidores de norte a sul do País.”

Secretário de Estado do Ensino Superior e presidente do CCISP no IPP

A ARIPESE (Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação) organizou o Encontro Nacional “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE”, enquadrado no projeto “A Educação para o Desenvolvimento nas ESE: Diagnóstico e Capacitação” (Ação financiada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua).

Este Encontro teve lugar no auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre, no passado dia 11 de julho, tendo acolhido mais de 80 participantes/docentes das Escolas Superiores de Educação públicas, incluindo os respetivos dirigentes.

Do programa salientam-se duas conferências proferidas por destacados investigadores no âmbito do tema Educação para o Desenvolvimento; a apresentação dos resultados de um estudo levado a cabo pela ARIPESE sobre o mesmo tema e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; e a assinatura de uma carta de compromisso, por todos os Diretores das ESE que integram a ARIPESE, a respeito da implementação de um conjunto de ações inerentes à Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, na esfera de ação de cada ESE.

A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, professor Pedro Teixeira e da presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), professora Maria José Fernandes, tendo ambos sublinhado e reconhecido o lugar e a missão relevante que as Escolas Superiores de Educação desempenham no país, no quadro do ensino superior politécnico, quer a respeito das questões relacionadas com a Educação para o Desenvolvimento, quer no que se refere à formação de professores, sobretudo no momento atual em que se discute a necessidade de formar mais profissionais deste sector.

Também o presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Embaixador João Ribeiro de Almeida, quis assinalar o evento, tendo enviado um depoimento em vídeo, reafirmando a pertinência do estudo levado a cabo pela ARIPESE e desafiando as ESE a aprofundá-lo futuramente, com o apoio do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Este Encontro pretendeu constituir-se como uma oportunidade para pensar conjuntamente o quadro estratégico da ação das Escolas Superiores de Educação no desenvolvimento e efetiva implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED).

Inscrições para o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação

As questões da habitação e da reabilitação, bem como do arrendamento, exigem, uma implementação segura e estruturada de soluções e respostas de política pública no setor da habitação que garantam o acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições indignas e cuja situação de carência financeira as impede de aceder a situações habitacionais no mercado.

Neste âmbito e no quadro das soluções e respostas de política publica surge o 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.
Tendo como princípio o planeamento estratégico local, em função das soluções habitacionais a promover ao abrigo do 1º Direto, pretende este Município atualizar dados concretos de necessidades habitacionais existentes no concelho de Elvas.
Assim, de forma a ter um conhecimento efetivo das situações de elegibilidade para o efeito (1º Direito), decorrem até dia 26 de julho as inscrições para manifestação de interesse para habitação social.
Os interessados deverão dirigir-se ao Balcão Único do Município de Elvas e preencher o respetivo formulário anexando os documentos solicitados para o efeito ou efetuar a inscrição através do preenchimento do requerimento aqui.

Ginásio Sénior de Elvas promove caminhada noturna

O Ginásio Sénior da Universidade Sénior de Elvas está a organizar uma caminhada noturna, para toda a população, a ter lugar no dia 22, sexta-feira, pelas 21.30 horas.

Os participantes devem trazer roupa e calçado adequado para o efeito, bem como lanterna e colete refletor.

A Praça da República é o ponto de partida e chegada da caminhada, que vai passar por vários locais emblemáticos do centro histórico e arredores da cidade. Antes da saída para o trajeto, decorre um “aquecimento geral” no tabuleiro da Praça.

As inscrições podem ser feitas no Ginásio Sénior ou através do telefone 268 639 740. A caminhada é organizada pela Câmara Municipal de Elvas e Universidade Sénior.

Incêndios e fábrica de baterias trazem Pedro Sánchez à Estremadura

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, visita esta segunda-feira, 18 de julho, as zonas da Estremadura espanhola afetadas pelos incêndios. Marcará ainda presença na apresentação da fábrica de baterias Expacio, em Navalmoral de la Mata.

Pedro Sánchez visita, durante a manhã, e acompanhado pelo presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e da delegada do Governo da Extremadura, Yolanda García Seco, o Posto de Comando Avançado do Porto de Miravete. De seguida, prestará o seu reconhecimento ao trabalho desenvolvido no combate às chamas.

Posteriormente, Pedro Sánchez assistirá à apresentação do projeto da fábrica Expacio, em Navalmoral de la Mata, onde será acompanhado pelo ministro da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto. Durante a visita ao terreno que irá albergar a construção da fábrica, será realizada uma reunião com os responsáveis ​​pelo projeto, procedendo-se à assinatura o Memorando de Entendimento (MOU) para a sua execução.

Além disso, Pedro Sánchez acompanhará ainda hoje o rei Felipe VI na inauguração do comboio rápido que vai ligar Plasência a Badajoz.

Jovens guarda-redes com formação especializada em Campo Maior

O Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, acolheu, no fim-de-semana de 16 e 17 de julho, sessões de treino intensivo e batalha de guarda-redes.

A atividade, desenvolvida pela Escola de Guarda-redes João Santos, de Lisboa, pretende “dar treino de qualidade a este jovens”, de acordo com Francisco Silveirinha Cordeiro, treinador na escola. O jovem, que foi atleta do Campomaiorense e d’O Elvas CAD, considera que “a região tem défice de formação profissional, sobretudo para guarda-redes. Nesse sentido, acho que é incrível para eles trabalhar com treinadores especialistas na posição de guarda-redes”.

Nos treinos, destinados a jovens de toda a região, participaram treinadores da Escola de Guarda-redes João Santos, de Lisboa.

Serviço de Obstetrícia encerra até amanhã no hospital de Portalegre

O Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, encontra-se com “constrangimentos” no Serviço de Obstetrícia, pelo que não recebe doentes até às 9 horas desta terça-feira, dia 19.

Os constrangimentos verificam-se desde as 6 horas desta segunda-feira, sendo que, durante o dia de hoje, as grávidas que se dirijam aos hospitais de Portalegre e Elvas deverão ser encaminhadas para a unidade hospitalar mais próxima.

Torneio de Futsal Ricardo Gama (“Pita”) começa sexta-feira no jardim

A quarta edição do Torneio de Futsal Ricardo Gama (“Pita”) começa na próxima sexta-feira, dia 22, com os jogos a decorrer no Polidesportivo do Jardim Municipal de Elvas, às segundas, quartas e sextas-feiras.

O sorteio para esta prova tem lugar nesta segunda-feira, dia 18, às 19 horas, no Polidesportivo do Jardim.

Este torneio tem como objetivo “homenagear Ricardo Gama e, ao mesmo tempo, promover a prática desportiva”. Este ano, o torneio conta com algumas diferenças, nomeadamente “os veteranos a disputarem os jogos, em formato de liga, em vez de torneio”, explica José Gago, presidente da Associação Desportiva do Bairro das Caixas.

Há um total de 13 equipas inscritas (oito seniores e cinco de veteranos), sendo que José Gago espera “a adesão da população, no apoio às equipas que fazem parte do torneio”.

Os jogos do Torneio de Futsal Ricardo Gama (“Pita”) realizam-se entre as nove e a meia-noite, sendo que a abertura da prova está marcada para a próxima sexta-feira, às 21 horas.