Bombeiros de Montemor abastecem de água Santiago do Escoural e Silveiras

Devido à seca extrema que se faz sentir, há duas localidades do concelho de Montemor-o-Novo que estão a ser abastecidas com água pelos autotanques dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Santiago do Escoural e Silveiras são as freguesias que, neste momento, enfrentam mais dificuldades de abastecimento, tendo começado o depósito de água de Santiago do Escoural a ser abastecido há cerca de três semanas. Neste momento, esta freguesia é abastecida regularmente ao longo do dia. Em Silveiras, a situação é menos preocupante estando a localidade a ser abastecida para evitar que existam falhas no abastecimento.

Prevê-se ainda que São Cristóvão e Cabrela tenham dificuldades em relação ao abastecimento de água, uma vez que, tal como nas localidades anteriores, se localizam na zona da Bacia Hidrográfica do Sado, local onde, por norma, chove menos ao longo do ano.

Para além do abastecimento feito pelos Bombeiros montemorenses, estão a ser adotadas outras medidas de poupança da água tais como a redução da rega de espaços verdes, a desativação de fontes e fontanários e campanhas de sensibilização para a redução dos consumos deste bem essencial.

Futuramente, está a ser avaliada a possibilidade de utilização de outros dois furos de água que poderão vir a abastecer a vila de Escoural. Serão feitos testes de capacidade e qualidade da água, podendo esta medida vir a ser parte da solução para a seca extrema e falta de água na localidade.