Dois helicópteros para combater incêndio em Cabrela

Foto ilustrativa

Um incêndio florestal deflagrou esta tarde de quarta-feira, 13 de julho, na vila de Cabrela, concelho de Montemor-o-Novo, tendo já sido acionado dois helicópteros.

No combate às chamas estão 124 operacionais, entre Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo e Évora, apoiados por 35 viaturas e dois meios aéreos.

O alerta foi dado por volta das 15 horas sendo que, neste momento, os bombeiros continuam no combate às chamas.

Jorge Goes e Raquel Guerra cantam em Elvas

As Noites de Verão estão de regresso ao centro histórico de Elvas, na sexta-feira, dia 15, com as atuações de Jorge Goes e Raquel Guerra, na Praça da República.

A partir das 22 horas, a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, vai entreter os presentes com muita música e animação.

Às 17 horas: Amareleja, 45 – Elvas, 44

Elvas, São Pedro do Corval , no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Amareleja, no concelho de Mora, tinham as temperaturas mais altas, às 17 horas desta quarta-feira, dia 13, entre os postos de observação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no Alentejo.

Amareleja tinha 44,9 graus, São Pedro do Corval 44,3 graus e Elvas 44 graus. Seguiam-se as oito estações seguintes: Avis com 43,6 graus, Mora 43,2 graus, Oriola (Portel) com 42,9 graus, Viana do Alentejo com 42,5, Beja com 42,3 graus, Alcácer do Sal com 42,1 graus, Évora com 42 graus e Portalegre com 40,6 graus.

Para Elvas, o IPMA prevê a continuação deste tempo muito quente até ao final da presente semana, com máximas de 45 graus nesta quinta-feira, dia 14, e de 43 graus na sexta-feira e no sábado, dias 15 e 16 de julho.

António Costa sábado em Elvas comemora 15 anos do MACE

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, vão estar em Elvas no próximo sábado, dia 16, para assinalar os 15 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

O programa das comemorações inclui um conjunto de exposições em diversos pontos da cidade.

A exposição “15 anos de MACE – Aqui somos rede” conta com direção artística de Ana Cristina Cachola e é inaugurada no fim de semana de 15 a 17 de julho.

PSP patrulha e fiscaliza áreas florestais em Elvas e Portalegre

A Lei de Bases da Proteção Civil determina que as Forças de Segurança são Agentes de Proteção Civil.

Nesse contexto, e no âmbito das suas competências nas Comissões Distrital e Municipais de Proteção Civil, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) intensificou, desde a meia-noite de segunda-feira e por força do Despacho emitido no dia anterior pelos gabinetes da ministra da Defesa Nacional, do ministro da Administração Interna, da ministra da Saúde, do ministro do Ambiente e da Ação Climática e da ministra da Agricultura e da Alimentação, o patrulhamento e fiscalização das áreas florestais existentes na sua área de jurisdição, isto é, nas cidades de Portalegre e de Elvas.

Esta intensificação das ações de vigilância continua até às 23:59 horas do dia 15 de julho. Depois deste período, não havendo ordens em contrário, voltaremos aos moldes habituais de patrulhamento destas áreas para o período do ano em que nos encontramos.

As ações em questão, efetuadas através de patrulhas móveis em viaturas policiais caraterizadas e também com recurso a meios aéreos, mais concretamente através de veículos aéreos não tripulados, “drones”, destinam-se a fiscalizar o cumprimento das medidas:

– espaços florestais, previamente definidos nos planos municipais de defesa da floresta contra incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem, com as exceções nomeadamente o acesso, a circulação e a permanência de residentes permanentes ou temporários e de pessoas que ali exerçam atividade profissional;

–  Proibição da realização de queimadas e de queimas de sobrantes de exploração;

– Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;

– Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal;

– Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

Para além destas ações, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública faz ainda saber que se encontra em elevado grau de prontidão e resposta operacional, e que o seu efetivo foi já notificado de que poderá ver as suas licenças, folgas e outros períodos de descanso suspensos, caso se venha a verificar tal necessidade.

Apelando a todos os cidadãos para que “cumpram as medidas elencadas no Despacho referido e que acatem as ordens e orientações das forças de segurança e de todos os agentes de proteção civil, porque, afinal, “Portugal sem fogos depende de todos”.

“O Elvas” recebe três cartões brancos da AF de Portalegre

A VII Gala da Associação de Futebol (AF) de Portalegre, o evento no qual a Direção da AF Portalegre distinguiu os clubes e agentes desportivos que se destacaram ao longo da última época desportiva, decorreu no passado sábado em Alpalhão, no concelho de Nisa.

Na cerimónia, a direção da AF Portalegre começou por premiar os clubes com o maior número de atletas inscritos no futsal, no futebol e no total, e ainda os clubes com maior número de atletas femininas na época desportiva 2021/2022.

Perante uma plateia com cerca de centena e meia de pessoas, foram também homenageadas todas as equipas técnicas (treinadores) e os departamentos médicos de todas as seleções que, na última época desportiva, representaram a AF Portalegre.

A Direção prestou ainda um tributo a todos os árbitros e observadores que asseguraram a sua manutenção nas competições nacionais de futebol e futsal promovidas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), bem como a todos os clubes filiados que contribuíram para o maior número de inscrições de sempre na história da Associação de Futebol de Portalegre.

Destaque ainda para a entrega dos Diplomas aos clubes certificados pela FPF, bem como a atribuição de três Cartões Brancos a “O Elvas” CAD, por comportamentos de fair play num jogo do Campeonato Nacional Sub-15 e, finalmente, para a entrega dos Diplomas de Sócios de Mérito da AF Portalegre.

 

Ana Alves Pedicure: serviço recente em Elvas para cuidar dos pés

Ana Alves abriu, no início deste mês de julho, o seu espaço, inteiramente dedicado à pedicure, na Rua Drª Adelaide Cabette, em frente ao Centro de Saúde de Elvas.

Tal como a própria explica, sempre teve “um gosto enorme pelos tratamentos dedicados aos pés”, e este era “um sonho antigo”, pelo que decidiu fazer um curso específico em Badajoz, para depois abrir o seu próprio negócio.

Ana Alves explica quais os tipos de serviço, relacionados com a pedicure que tem disponíveis, entre corte de unhas, tratamento de calosidades e fungos nas unhas, bem como massagens nos pés e um tratamento com parafina que tem vários benefícios para os pés, ao nível de hidratação, esfoliação”, entre outros.

Ana Alves Pedicure, um serviço totalmente dedicado aos pés, abriu, no início deste mês, em frente ao Centro de Saúde de Elvas, de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, funcionando por marcação, através do contacto 268 096 283.

Soversion assinalam 17 anos e recuperam agenda após a pandemia

Criada em 2005, a banda elvense Soversion tem vindo a desenvolver um trabalho inovador e diferente ao nível da música.

Este grupo de quatro amigos dedica-se sobretudo “ao formato acústico mas de uma forma mais eletrizante”, como nos referiu Roberto Cabral (na foto), membro da banda.

O músico elvense explica que este projeto surgiu, inicialmente, com o intuito de ser “uma bengala económica para o projeto de originais e com o intuito de durar apenas um ano. No entanto, no primeiro ano tivemos logo cerca de 30 concertos, o que nos fez perceber que valia a pena continuar”.

Os Soversion atuam amanhã em Villafranca de los Barros, na província de Badajoz, “num encontro muito giro e onde as pessoas vão para se divertir o que nos deixa muito satisfeitos em estar na abertura do evento”.

A banda elvense Soversion é composta por Roberto Cabral, Francisco Nascimento, Dinis Adagas e Luís Penetra.

Detidos em Alter do Chão e Albufeira já conheceram as suas medidas de coação

Depois de presentes ao tribunal de Fronteira, os cinco detidos nos concelhos de Alter do Chão e Albufeira por extorsão, usura e branqueamento de capitais, já conheceram as suas medidas de coação.

Dois dos detidos ficaram em prisão preventiva, outros dois em prisão domiciliária e um ficou sujeito a apresentações periódicas à GNR.

De recordar que estas cinco detenções ocorreram no âmbito de uma investigação que teve início em março de 2021, pelos crimes de usura, extorsão e branqueamento de capitais, os militares da Guarda apuraram que os suspeitos emprestavam dinheiro às vítimas, cobrando posteriormente juros elevados e recorrendo à extorsão para posterior recolha de dinheiro.

Na sequência da investigação, deu-se início à Operação “Catamar”, tendo sido dado cumprimento a 17 mandados de busca, sete domiciliárias e dez em veículos, na passada segunda-feira, 11 de julho.

Concurso de Ideias de Negócio do concelho de Borba

A Associação Moinhos da Serra D’Ossa de Rio de Moinhos com o apoio da GoodMojo, ShiftHappens, e Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, depois de terem lançado o 1º Concurso de Ideias de Negócio do Concelho de Borba, amanhã, quinta-feira, 14 de julho, pelas 18.30 horas, são apresentados os projetos numa sessão pública.

Os concorrentes participaram em sessões de formação sobre empreendedorismo, vendas e marketing, finanças, comunicação, formação de equipas e parcerias onde envolvemos como formadores pessoas com experiência real como empreendedores a criar, gerir, e desenvolver empresas. O objetivo foi capacitar os concorrentes em alguns temas fundamentais e apoiá-los a transformar a sua ideia inicial num plano de negócios concreto.

Na apresentação haverá um júri onde, os candidatos irão competir pelos três prémios do concurso: o primeiro no valor de 2500 euros, o segundo  de 2000 euros e o terceiro de 1500 euros.

Os vencedores terão também acesso a um conjunto de mentores constituído por empreendedores com experiencia que os irão apoiar neste caminho.

A sessão pública de apresentação dos projetos vai decorrer na Junta de Freguesia de Rio de Moinhos.

Festival da Idade de Ouro a 10 de setembro e viagens a Fátima de 1 a 9

O Festival Idade de Ouro vai decorrer no Centro de Negócios Transfronteiriço, em Elvas, no dia 10 de setembro, sábado.

O evento direcionado para os reformados e idosos do concelho de Elvas tem início agendado para as 13 horas, com a realização de um almoço.

A Câmara Municipal de Elvas disponibiliza o transporte de ida e volta aos participantes que desejem deslocar-se nas viaturas da câmara para o efeito.

Também as inscrições para as viagens a Fátima, que se realizam de 1 a 9 de setembro, se encontram abertas. A participação é gratuita nas duas atividades e, para tal, basta realizar a inscrição no Balcão Único do Município ou numa das Juntas de Freguesia rurais.

Quais os desportos mais populares para apostar em Portugal?

A popularidade das apostas desportivas continua a subir em Portugal, estabelecendo-se definitivamente como uma das grandes tendências da actualidade. De acordo com os dados oficiais divulgados pelo Serviço de Regulação e Inspecção de Jogos (SRIJ), as casas de apostas receberam um total de quase 6 mil milhões de euros no ano passado, o que significa que foram apostados mais de 15 milhões de euros por dia. Números impressionantes que representam também um novo máximo nacional.

São várias as razões que ajudam a explicar o sucesso das apostas desportivas online junto dos portugueses. Começando logo pelo desenvolvimento da tecnologia e pela regulação do sector, que transformaram a internet num local muito mais seguro para o utilizador efetuar transacções financeiras. Além disso, com o advento dos dispositivos móveis e a democratização das redes sociais, a internet passou a ser quase omnipresente nas nossas vidas, alterando vários hábitos de consumo e de entretenimento.

As apostas desportivas, assim como os casinos online, são assim uma óptima forma de aliar entretenimento à possibilidade de ganhar algum dinheiro extra. Cada vez mais existem apostadores profissionais, que procuram tirar o máximo partido das suas poupanças. E, ao mesmo tempo, plataformas online como o Roku Casino disponibilizam ofertas e promoções regulares que ajudam os utilizadores a minimizarem os riscos associados e a aumentar as possibilidades de sucesso.

O FUTEBOL LIDERA AS PREFERÊNCIAS NAS APOSTAS ONLINE

Não é de admirar que o futebol seja a modalidade preferida dos portugueses no que diz respeito às apostas desportivas online. Afinal de contas, o futebol é desporto favorito em Portugal. Não é por acaso que é conhecido como o desporto-Rei. Por isso, as casas de apostas disponibilizam sempre centenas de eventos diários, divididos por vários campeonatos e ligas mundiais, assim como as principias competições internacionais.

No entanto, devido à elevada procura, o futebol também é uma modalidade que, por norma, tem as odds mais baixas. Por isso, muitos apostadores procuram outros desportos em que apostar. É o caso do basquetebol, por exemplo, um desporto muito mais imprevisível e, por isso, onde é possível ganhar mais dinheiro com um menor investimento. Além disso, a liga profissional norte-americana é bastante popular e também atrai muitos adeptos.

Finalmente, mas não menos importante, referência aos desportos electrónicos, também conhecidos como e-sports. Esta é uma tendência também em crescimento em todo o mundo e Portugal nação é excepção. As casas de apostas online, sempre atentas aos novos fenómenos, não perderam tempo a introduzi-los nos seus catálogos. Por isso, hoje em dia é muito fácil encontrar apostas em torneios de alguns dos jogos mais populares de e-sports.

O FUTURO DAS APOSTAS DESPORTIVAS EM PORTUGAL

É expectável que o sucesso das apostas desportivas e dos casinos online continue a crescer, tanto em Portugal como em todo o mundo em geral. Nos últimos tempos o jogo online tornou-se numa das grandes tendências da era digital. Com a transição do analógico para o digital os hábitos de consumos alteraram-se e fenómenos como o e-commerce ou as criptomoedas tornaram-se tendências inconformáveis.

No entanto, não é de esperar qualquer tipo de revolução nas apostas online em Portugal. Este continua a ser um mercado difícil para a entrada de novos agentes, que se queixam de uma carga fiscal muito pesada. Além disso, a lei portuguesa continua a não permitir a introdução da opção de apostas de casino ao vivo, que é outra das tendências mais procuradas a nível internacional. Por isso, a não ser que a lei seja revista, é pouco provável que haja grandes novidades e alterações no sector no futuro próximo.

Centro Comunitário de Campo Maior juntou jovens para um Gameday

O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu ontem, terça-feira, 12 de julho, um Gameday, um dia inteiramente dedicado aos videojogos, inserido na programação do Festival Raya.

Durante o dia, o espaço teve à disposição de todos consolas Playstation e Nintendo, simuladores, óculos de realidade virtual e retrogames.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha também passaram pelo espaço que, durante o dia, esteve sempre repleto de jovens que não quiseram perder a oportunidade de passar o dia a experimentar os mais variados jogos.

Casa do Benfica de Elvas realiza passeio noturno esta quarta-feira

A Casa do Benfica de Elvas promove hoje, quarta-feira, 13 de julho, um passeio noturno, com partida da coletividade, às 20.15 horas.

Denominada de “Super Lua Cheia”, esta caminhada “tem cerca de dez quilómetros”, revela Manuel Claudino, presidente da Casa do Benfica de Elvas, adiantando que depois “será servido, gratuitamente, um gaspacho alentejano”, nas instalações da coletividade.

A caminhada não precisa de inscrição prévia, mas os interessados no gaspacho, deverão inscrever-se.

CLDS de Campo Maior debate liderança jovem no interior

O CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa, no âmbito do festival Raya, que decorre até sábado, 16 de julho, promove amanhã, quinta-feira, dia 14, o CM Factory, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada.

Trata-se de um evento onde será debatida a liderança jovem em territórios do interior, numa mesa redonda, com a participação de vários jovens campomaiorenses, que se têm destacado em diferentes áreas, como política, desporto, moda, tecnologia, artes, ambiente e música, e que abordarão a sua experiência, com o objetivo de motivar outros jovens do concelho, explica a coordenadora do CLDS, Maria Manuel Valentim.

“Queremos que os jovens que ainda não tenham encontrado o seu caminho, que ainda não estejam a trabalhar, encontrem nesta mesa redonda uma motivação. Pelo menos, que fiquem um pouco mais elucidados daquilo que podem fazer”, adianta a responsável.

No decorrer do evento, será ainda apresentada uma “entrevista muito motivadora para os jovens”, realizada ao comendador Rui Nabeiro. Depois, será promovido um workshop de criação de ideias de projeto. “Nós sabemos que os territórios de interior são territórios de oportunidades, porque a partir daqui podemos trabalhar para o resto do mundo e são territórios com melhor qualidade de vida. São estes pontos que nós queremos passar aos jovens, que não é por estarem no interior que deixam de ter oportunidades”, adianta Maria Manuel Valentim.

Este CM Factory contemplará ainda três momentos musicais com artistas jovens de Campo Maior. Sendo uma iniciativa que procura, acima de tudo, combater o despovoamento do interior, através dos jovens, garante a coordenadora do CLDS, fazia todo o sentido incluí-la na programação do festival Raya.

O evento tem início marcado para as 16 horas de amanhã.

Euromilhões com jackpot de 230 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com jackpot de 230 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de quatro milhões e meio de euros, saiu a cinco apostadores no estrangeiro. O terceiro, de 31 mil euros, que foi entregue a 10 apostadores no estrangeiro.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 14, 18, 24, 25 e 50 e pelas estrelas 6 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Amareleja e Elvas tiveram 42 graus na terça-feira

Amareleja, no concelho de Moura, e Elvas foram as estações meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) onde se registaram as temperaturas do ar mais elevadas na tarde desta terça-feira, dia 12. Elvas atingiu 41,6 graus e Amareleja 42,3.

No Alentejo, mais cinco localidades ultrapassaram os 40 graus: São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) 41,1 graus, Ponte de Sor 40,9 graus, Avis 40,8 graus, Mora 40,5 graus e Estremoz com 40,3 graus.

O IPMA, para Elvas, prevê temperaturas máximas do ar de 44 graus para esta quarta-feira e 45 graus para quinta, dia 14. De resto, estes dois dias são de aviso vermelho (o mais grave de uma escala de quatro), devido à manutenção de tempo muito quente.

Canil de Elvas funciona “em pleno” após ter Comissão de Acompanhamento

O Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Elvas , ou seja, o canil municipal, da responsabilidade do município, conta agora com uma comissão de acompanhamento, que foi aprovada em reunião de Câmara e já está a funcionar.

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, revela que, neste momento, o canil funciona “em pleno”, pelo que, segundo diz, “se justificou a tomada de decisão do município ao chamar para si a administração direta, deste equipamento”. Os elementos desta comissão, adianta o presidente “têm feito visitas periódicas e têm tirado conclusões muito positivas daquilo que tem vindo a acontecer no canil”.

Esta comissão é constituída por várias entidades ligadas à questão dos animais: presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida; presidente da Assembleia Municipal, Graça Luna Pais; os vereadores Tiago Afonso, Vitória Branco, Paula Calado; os representantes das associações relacionadas com os animais, Amigos da Bicharada, José Beliz, e Movimento Animal Associação de Elvas, Cláudia Pombeiro; PSP, comissário Rui Massaneiro; GNR, capitão João Lourenço e cabo Bruno Baptista; Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), Rute Santos e Lina Costa; assim como os cidadãos Cristina Santinhos, José Barros e Elsa Dourado.

O presidente revela que esta é a forma que o município encontrou para tentar “acabar com a imagem degradante que vinha, nos últimos tempos, a ser criada, por um serviço prestado pela Câmara, pelo não fazia qualquer sentido que, se por um lado, tentamos que a nossa cidade seja cada vez mais limpa, o nosso património seja cada vez mais valorizado e, no que diz respeito ao tratamento dos animais andássemos com uma imagem já na comunicação social, só a falar de aspetos negativos, pelo que a posição que tomei foi chamar à responsabilidade da Câmara a gestão desse canil”.

Rondão Almeida acrescenta que, recentemente, esteve bem cedo no canil municipal, “pelas 7 horas, para ver se apanhava alguma coisa menos boa e, afinal de contas, foi grato verificar o estado de limpeza e a forma como tudo está a ser tratado”. “Mais uma vez a Câmara de Elvas está a dar provas que sabe tratar daquilo que são as suas responsabilidades”, acrescenta.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Elvas conta também com um acordo com a Escola Superior Agrária, para o que for necessário, nomeadamente laboratórios, raio-x, análises, entre outros.

Para além do veterinário municipal, acrescenta Rondão Almeida, “o pessoal foi reforçado com uma enfermeira veterinária e fizemos questão de haver mais duas pessoas para tratar da área da limpeza e higiene, além da presidente da Associação Movimento Animal ter também um protocolo, através de um apoio atribuído à Associação, para prestar a assistência ao canil”.

Canil Municipal de Elvas, da gestão do município, que conta agora com uma comissão de acompanhamento composta por várias entidades de forma a melhorar os serviços prestados, no que aos animais diz respeito.