Gilmário Vemba apresenta “Temas” em Elvas este sábado

Gilmário Vemba apresenta este sábado, 9 de julho, no cineteatro municipal de Elvas o espetáculo de humor “Temas”.

O início do espetáculo, que promete surpreender, está marcado para as 21 horas.

Ao longo de um ano, Gilmário tem vindo a apresentar um espetáculo completamente novo todas as semanas. Família, Guerra, Supermercados, Heróis, Invasões Alien, e tantos mais; são só algumas das coisas que iremos poder ouvir neste novo espetáculo.

Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline.pt

Mariza, The Black Mamba e Bárbara Tinoco em Arraiolos

Arraiolos celebra São Boaventura este fim de semana, com uma festa que contará com as atuações, esta sexta-feira, de Mariza, amanhã, dos The Black Mamba e, no domingo, de Bárbara Tinoco, na Praça do Município.

Sem a possibilidade de realizar a tradicional feira de São Boaventura, explica a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, uma vez que o parque de feiras se encontra em obras, espera-se, ainda assim, um fim de semana “muito animado”. Para além dos “três nomes da música portuguesa”, o certame contará ainda com um conjunto alargado de iniciativas, que inclui, entre outros, arraiais, mercado, atividades desportivas e animação de rua.

Sílvia Pinto tem esperança que, com o evento, muita gente visite Arraiolos por estes dias e, com isso, apoie a economia local. “Trabalhamos para trazer pessoas a conhecer o nosso concelho e numa perspetiva da dinâmica económica. Achamos que também é uma forma de ajudar os empresários locais”, remata a autarca.

Os três concertos têm início marcado para as 22 horas. O arranque do evento dá-se hoje com um arraial popular e abertura do mercado.

A programação completa do evento para conhecer abaixo:

Torneio inter-núcleos do Sporting é este sábado em Portalegre

O torneio inter-núcleos do Sporting Clube de Portugal do distrito de Portalegre em futsal de Veteranos vai decorrer este sábado, 9 de julho, a partir das 16 horas, no Pavilhão Municipal de Portalegre.

Em disputa do troféu, mas sobretudo para participar numa tarde de convívio e de enorme demonstração de sportinguismo, estão a competição três equipas: Núcleo do Sporting CP de Portalegre, o Núcleo do Sporting CP de Elvas e o Núcleo do Sporting CP de Campo Maior.

A entrada é gratuita e os jogos em modelo de torneio triangular disputam-se a partir das 16 horas e até ao final da tarde, momento ao qual se seguirá o convívio entre equipas e elementos das direções, sócios e simpatizantes dos Núcleos participantes e do Sporting Clube de Portugal, na sede do Núcleo de Portalegre, no bairro do Atalaião – entidade organizadora deste evento.

Este sábado fica assim marcado, em Portalegre, “como um dia dedicado aos amantes do futsal, do desportivismo e do convívio entre pares, sempre com a missão de representar o melhor possível no distrito de Portalegre os valores do Sporting Clube de Portugal, a maior potência desportiva nacional”.

Volta a Portugal em Elvas seguida de etapa entre Badajoz e Castelo Branco

A 83ª Volta a Portugal, que decorre entre 4 e 15 de agosto, irá passar por Elvas, na primeira etapa que liga Vila Franca de Xira à cidade raiana, a 5 de agosto, depois do prólogo em Lisboa, no dia 4. No dia seguinte, a Volta passa por Badajoz, com a segunda etapa a ligar a cidade vizinha espanhola a Castelo Branco.

Na terceira etapa, a 7 de agosto, os ciclistas irão pedalar da Sertã até à Torre (Covilhã). No dia 8, o percurso une Guarda a Viseu.

Depois de um dia de descanso, a 9 de agosto, a corrida regressa à estrada, no dia seguinte, dia 10, para pedalar da Mealhada a Miranda do Corvo.

A sexta etapa da prova será disputada entre Águeda e a Maia, no dia 11. A 12 de agosto, será percorrida a distância que separa Santo Tirso de Braga para, no dia seguinte, na oitava etapa, os ciclistas fazerem o percurso entre Viana do Castelo e Fafe.

Já a 14 de agosto, a nona etapa disputa-se entre Paredes e Mondim de Basto, antes da derradeira etapa, no dia 15, entre Porto e Vila Nova de Gaia.

“Percursos pelo património” este sábado na arte das igrejas de Elvas

“Artistas e diferentes artes nas igrejas de Elvas” é o mote para a iniciativa percursos património que decorre amanhã, sábado, 9 de julho.

As explicações ficam a cargo da investigadora de história Patrícia Monteiro, explicar “os diversos tipos de arte que estão nas igrejas de Elvas”, como revela Edgar Nanques, técnico de turismo no município de Elvas.

O percurso tem início marcado para as 10 horas, com concentração no Posto de Turismo da Praça da República de Elvas.

Campo Maior regista 56 casos Covid numa semana

Campo Maior registou, entre o passado sábado, 2 de julho, e hoje, dia 8 de julho, 56 novos casos de Covid-19 e 55 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 60 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 3.869 casos positivos, 19 óbitos e 3.790 altas.

Entradas na Lusiberia com desconto de 20% por família

Entre esta sexta-feira, 8 de julho, e o próximo dia 18, as entradas na Lusiberia, em Badajoz, de cada família, terão um desconto de 20%, sob o preço de tabela, incluindo ainda uma entrada gratuita para uma criança, com até 12 anos.

Os interessados em usufruir desta campanha devem adquirir os ingressos na bilheteira do parque aquático.

A Lusiberia, que conta com diversos atrativos, desde o Black Hole, ao Rio Aventura, passando ainda pela piscina de ondas, abre todos os dias das 11 às 20 horas (hora portuguesa).

Movimento “Lugar à Mesa” já entregou 2.500 refeições a famílias carenciadas

“Ajudar sem reservas” dá o mote ao movimento “Lugar à Mesa”, uma iniciativa solidária promovida pelo Grupo Nabeiro-Delta Cafés e pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que já entregou 2.500 refeições solidárias, em três semanas.

Recorde-se que este movimento surge com um duplo objetivo, de ajudar as famílias afetadas pela pandemia e a restauração, abrangendo, numa primeira fase, 25 restaurantes da cidade de Lisboa e decorre até dia 17 de janeiro.

Todos os portugueses podem contribuir e ajudar quem mais precisa, quer seja através da plataforma www.ppl.pt ou do site www.movimentolugaramesa.pt. Cada doação, no valor de 7 euros, será convertida numa refeição que, posteriormente, será entregue a uma família, mediante a disponibilização de um voucher.

As famílias elegíveis são identificadas pela Santa Casa, privilegiando agregados em situações de carência económica que, na sua composição, incluam crianças e/ou jovens, bem como aqueles que não usufruam de outros apoios similares.

Por sua vez, os restaurantes aderentes devem cumprir os níveis exigidos de segurança e higiene, ter como capacidade diária a confeção de mais de 20 refeições e disponibilizar serviço de take-away.

Através desta iniciativa, a Delta Cafés e a Santa Casa reconhecem as consequências da pandemia para muitos agregados familiares, bem como a grave crise económica que os restaurantes estão a enfrentar, procurando assim contribuir diretamente para reativar o sector da restauração, ao mesmo tempo que intervêm positivamente nas comunidades locais.

Para Rita Nabeiro, Administradora do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, o Movimento “Lugar à Mesa” reforça o apoio do Grupo à restauração e às muitas famílias que, devido à pandemia, viram as suas vidas afetadas. Vivemos um momento único e desafiante. Queremos fazer parte ativa da sociedade, ajudando e contribuindo com soluções criativas que gerem um círculo virtuoso para nos ajudar a ultrapassar este período difícil para todos e em particular para alguns. Queremos usar a nossa voz e ação para mobilizar a sociedade e, através deste movimento, impactar positivamente quem mais precisa neste momento. Este é apenas o primeiro passo ao qual queremos juntar outros parceiros, público ou privados, que nos ajudem a fazer crescer este movimento e consequentemente apoiar novos restaurantes e famílias.”

Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, realça que, “num contexto de crise, há sempre forma de ajudar os outros. Num ano caracterizado por dificuldades sem precedentes, o movimento “Lugar à Mesa” representa um catalisador da mudança que os tempos conturbados que vivemos precisam e exigem. Em fases difíceis, temos que redobrar e unir esforços, bem como trabalhar com ainda mais empenho nas respostas sociais que tanto têm contribuído para tornar a nossa sociedade mais justa. Esta iniciativa solidária representa, de forma muito concreta, aquela que é a missão secular da instituição: garantir a quem mais precisa um amanhã feliz!”

Mas são mais os parceiros que se sentam a esta Mesa pronta para ajudar! A Camara Municipal de Lisboa, que irá dar apoio complementar ao auxílio já prestado; a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que representa o sector da restauração e ainda a APN – Associação Portuguesa de Nutrição, que irá prestar aconselhamento para garantir um adequado equilíbrio nutricional das refeições para as famílias e a Casa do Impacto focada em projetos empreendedores de impacto social.

Este projeto foi construído em colaboração estreita com outras entidades e empresas, nomeadamente a consultora PWC e as agências Label, Alencastre e Adagietto.

Crédito ao consumo em destaque na rubrica da DECO

O crédito ao consumo é uma ferramenta com bastante utilidade, porque promove o investimento e crescimento económico, no entanto merece atenção especial porque quando as famílias recorrem ao crédito, muitas vezes já não estão a situações favoráveis.

Entre os cuidados a ter em conta, nesta semana na rubrica da Deco, Helena Guerra do Gabinete de Projetos e inovação, da Associação para a Defesa do consumidor, na delegação Alentejo, explica que é necessário as famílias avaliarem a sua capacidade de pagamento, tendo em conta o orçamento familiar e também perceber se o crédito, por exemplo de baixo valor é anunciado por entidades autorizadas pelo Banco de Portugal.

Antes de contratar um crédito pode pedir ajuda e orientação gratuita através do Gabinete de informação financeira da Deco

Este é o tema em destaque esta semana no programa da Deco, que pode ouvir, na emissão, às 12.45 ou 16.30 horas na emissão ou no podcast abaixo:

Encontro de Empresários apresenta oportunidades de financiamento em Viana do Alentejo

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo anunciou, para breve, o início da construção da Zona Industrial de Aguiar. Durante o VIII Encontro de Empresários que decorreu no Cineteatro Vianense, no passado dia 5 de julho, Luis Miguel Duarte, revelou que o executivo está “empenhado em resolver os problemas existentes nas zonas industriais”. Para breve serão, também, colocados à venda alguns lotes na Zona Industrial de Viana do Alentejo.

O encontro, subordinado ao tema “Oportunidades de Financiamento”, teve como finalidade ser um espaço de partilha e conhecimento que potencie a cooperação empresarial do concelho, e um estímulo para o desenvolvimento de novos projetos e parcerias.

Em cima da mesa estiveram vários apoios, nomeadamente no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária/PDR2020 da Terras Dentro. A medida destinada a pequenos investimentos na transformação e comercialização de produtos agrícolas pretende contribuir para a modernização e capacitação das empresas.

No âmbito do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e Certificação PME foi apresentado o trabalho que este organismo desenvolve no território, bem como algumas das ferramentas que disponibiliza no seu site para os empresários.

A apresentação do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional centrou-se nos apoios financeiros, nomeadamente apoios para entidades, para desempregados e formação profissional.

Ricardo Luz, sócio da Ryrox – Truck Box Center, Lda, sedeada em Viana do Alentejo, e distinguida como “PME Líder” em 2021 pelo desempenho e solidez demonstradas, fez uma breve apresentação da empresa.

Secundária de Campo Maior tem a segunda melhor média do distrito de Portalegre

A Escola Secundária de Campo Maior tem a segunda melhor média do distrito de Portalegre, com 11.24 valores, sendo a escola nº 287 do ranking nacional, atrás da Mouzinho da Silveira  de Portalegre, com 11.29 valores.

A Secundária D. Sancho II de Elvas tem uma média de 10.49 valores, sendo a escola número 362 a nível nacional.

No distrito de Évora, Montemor-o-Novo registou uma média de 11.68 valores, sendo a escola 197 do ranking nacional. No distrito, a melhor média é a dos Salesianos em Évora com 13.4 valores, seguida da escola de Vila Viçosa com 12.47 valores.

“Os Verdes” alertam para “novas ameaças” que pairam sobre a Linha do Leste

Uma delegação da direção nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” esteve nesta manhã de sexta-feira, 8 de julho, reunida com a União dos Sindicatos do Norte Alentejano, em Elvas, para abordar aquelas que consideram ser “as novas ameaças” que pairam sobre o serviço de passageiros da linha do leste, ainda antes de uma ação de contacto com a população.

De acordo com Manuela Cunha, há, hoje em dia, e ao contrário do que acontecia em 2017, quando foi restabelecida a ligação do comboio de passageiros na linha, “mais condições e mais material circulante” para colocar mais locomotivas a servir o distrito e uma ligação rápida entre Badajoz e Lisboa, com um intercidades. “Este material tem de vir para o Alto Alentejo também. Não se precisa de esperar que a linha esteja eletrificada. Há material e tem de vir para cá”, assegura.

Manuela Cunha garante que o Governo tem escondido que, com a nova ligação rápida de Lisboa ao Porto, irá vocacionar a linha do norte para transporte de mercadorias, comboios interregionais, regionais e urbanos, o que, consequentemente, irá “matar o potencial” da linha do leste, ainda antes de ela ser totalmente aproveitada. Com isto, “a linha do leste, que articula com a linha do norte, deixará de ter uma oferta rápida quando chega ao Entroncamento, para chegar ao Porto”. Um passageiro de Elvas que quiser viajar até ao Porto, a título de exemplo, “não só não tem um intercidades direto, mas nem pode vir a apanhá-lo no Entroncamento, porque deixaria de haver essa oferta no Entroncamento”.

Com a reparação de material circulante, feita nos últimos tempos, nos diversos polos oficinais da CP, diz ainda Manuela Cunha, já haveria possibilidade de, pelo menos, ser estabelecido mais um horário, na linha ferroviária, em Elvas.

Numa Carta Aberta, “Os Verdes” procuram agora alertar as Câmaras, Assembleias Municipais e a população do distrito de Portalegre para esta situação, lembrando que os “investimentos ferroviários devem contribuir para combater as desigualdades territoriais” e não para as agravar.

Nesta ação, em Elvas, Manuela Cunha esteve acompanhada de Pedro Reis e Tiago Aldeias, da Comissão Nacional de “Os Verdes”. Depois de Elvas, a comitiva segue para Portalegre, onde reúne com a direção do Instituto Politécnico.

R.A.Y.A. animam segunda noite de Feira das Atividades Económicas de Arronches

A XI Feira das Atividades Económicas de Arronches conta, esta sexta-feira, 8 de julho, pelas 15 horas, com o primeiro concurso de Ovinos Merino Alemão.

A partir das 20 horas, há animação infantil, e das 22 horas, a animação fica a cargo do Grupo das Pedrinhas de Arronches.

O grupo espanhol R.A.Y.A. apresentam-se ao público pelas 23 horas. A música, pela noite dentro, fica a cargo do DJ Grouse.

Tendências dos jogos on-line no Brasil em 2022

Há alguns anos, os programadores de jogos ofereciam aos entusiastas de entretenimento on-line um tipo totalmente novo de jogo multiplayer. Após o surgimento dos jogos de choque, os jogadores profissionais voltaram sua atenção para eles. Estes jogos de caça-níqueis permitem que os jogadores do Brasil se divirtam em qualquer lugar e a qualquer hora, usando dispositivos móveis ou um computador pessoal.

A maioria dos principais estabelecimentos de jogos on-line do Brasil oferece atualmente uma variedade de jogos aéreos a seus clientes.  Para jogar e ganhar enquanto se diverte com tais jogos, você precisará aprender as características e algoritmos de jogo.

Porque os jogos de aviação estão tão na moda?

A popularidade dos jogos de aviação entre os fãs brasileiros de entretenimento online decorre de vários fatores que diferenciam este tipo de jogos de outros jogos online.

Tais diferenças significativas são:

  • abordagem inovadora do projeto;
  • O uso do jogo como regras simplificadas para jogar;
  • A maior parte do entretenimento deste tipo tem bate-papo no jogo, permitindo que os jogadores se comuniquem uns com os outros durante o jogo.

Todos os jogos desenvolvidos nos atuais jogos de acidente aéreo funcionam com o uso de geradores de números aleatórios, o que permite que você não duvide dos resultados do sorteio de cada rodada do jogo. Além disso, deve-se mencionar que o uso desses jogos em dispositivos móveis não sobrecarrega os recursos de hardware de smartphones e tablets. Esta é mais uma vantagem dos jogos de colisão aeronáutica que garantiram a crescente popularidade deste tipo de entretenimento online entre um grande número de jogadores do Brasil

JETX

Um dos jogos mais populares é o Jetx. Este é um jogo arcade com uma interface multiplayer desenvolvida pela SmartSoft Gaming. O jogo não tem carretéis giratórios e não tem linhas para formar seqüências de prêmios de símbolos, como a maioria das diversões regulares apresentadas nos estabelecimentos de jogos on-line.

Uma característica especial dos jogos online Jetx são os bônus dentro do jogo que tornam o jogo mais atraente para a maioria dos usuários. Mais informações sobre os bônus dentro do jogo podem ser encontradas em https://vtxbrasil.com.br/bonus/. O portal fornece informações detalhadas sobre como você pode obter os bônus e como utilizá-los enquanto se diverte.

Quando a rodada é acionada, o jogador observa o avião decolar e as chances de ganhar aumentam ao mesmo tempo. Quanto mais tempo o avião decola, mais alto se torna o multiplicador. O objetivo do jogo é retirar a aposta o mais tarde possível, evitando um acidente.

Os usuários podem se divertir jogando o jogo JETX no portal online https://vtxbrasil.com.br/. O portal on-line fornece as informações mais completas sobre o funcionamento da slot machine e as características de sua mecânica, de modo que até mesmo um jogador novato pode se acostumar muito rapidamente e compreender o princípio de funcionamento.

Aviator

O jogo Aviator é um entretenimento online popular e moderno, que foi desenvolvido utilizando tecnologia inovadora. A funcionalidade da maioria dos estabelecimentos de jogos on-line permite que você execute o Aviator por diversão não apenas em um computador pessoal, mas também nas telas dos dispositivos móveis.

É um jogo de nova geração que não só permite que você se divirta, mas também que se junte a uma comunidade de jogadores e se comunique dentro do jogo.

Aviator é um jogo no qual o multiplicador durante a rodada do jogo aumenta suavemente de 0 para x100 à medida que o avião decola. O entretenimento se tornou um dos jogos mais populares entre os jogadores online em 2022.

Zeppelin

Zeppelin é semelhante ao Jet x e Aviator, mas tem diferenças significativas em design e funcionalidade.

A peculiaridade do jogo é que o objeto do jogo não é um avião ou um aeroplano, mas um dirigível. Há também conversas dentro do jogo que ajudam a comunicar entre si.

Os jogadores têm a oportunidade de usar pontos de jogo em Zeppelin para iniciar rodadas. O número de pontos de jogo para uma rodada pode variar dentro de uma ampla gama de valores. O jogo funciona com base na operação de um gerador de números aleatórios.

Sumário

Entre a maioria dos entusiastas do entretenimento on-line, os jogos de acidentes aéreos se tornaram difundidos e populares devido ao uso de tecnologia inovadora em seu desenvolvimento.

Além disso, a popularidade deste tipo de jogos se deve à simplicidade das regras, que os desenvolvedores de software tornaram o mais simples possível. assim até mesmo um jogador novato pode facilmente dominar a jogabilidade e começar a se divertir.

Uma vantagem adicional dos jogos de colisão de aviação é a possibilidade de os jogadores se comunicarem uns com os outros no processo de entretenimento on-line, usando o bate-papo no jogo.

 

Incêndio deflagra nas hortas comunitárias da Belhó (c/vídeo)

Um incêndio deflagrou esta manhã de sexta-feira, 8 de julho, nas hortas comunitárias da Belhó, em Elvas.

O presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, encontrava-se na zona, quando surgiu fumo, e conta-nos o que se passou: “uma das pessoas que estava na horta trabalhava com uma enxada”. Segundo relatou ao presidente, “foi devido a uma pequena faísca que ateou o pasto, ainda tentou ligar uma mangueira, mas o fogo já ocupava toda a área da horta, no entanto está tudo controlado”.

O risco era que o fogo se estendesse à zona circundante às hortas e pudesse propagar-se mais na zona de mato.

Neste momento o incêndio, que foi combatido pelos Bombeiros de Elvas, já se encontra em fase de rescaldo.

Hugo Carvalhais e Shakespeare’s Romeu and Joaoliet no Portalegre Jazzfest

O contrabaixista Hugo Carvalhais e o projeto Shakespeare’s Romeu and Joaoliet animam esta segunda noite do 17º Portalegre Jazzfest, que decorre desde ontem, 7 de julho, e até amanhã, sábado, dia 9, no Centro de Artes do Espetáculo da cidade.

Hugo Carvalhais apresenta o seu novo álbum, “Ascética”, depois de sete anos de ausência dos registos discográficos, pelas 21.30 horas, no Grande Auditório.  Hugo Carvalhais atuará acompanhado de Fábio Almeida, no Saxofone Tenor e Flauta, de Liudas Mockunas, no Saxofone Tenor, Sopranino e Clarinete, de Gabriel Pinto, no Órgão Hammond, de Fernando Rodrigues, no Órgão Hammond e Sintetizador e de João Martins, na Bateria.

Já o mítico espaço “after hours” do Café-Concerto, que já assistiu ao longo das 16 edições do Jazzfest a noites memoráveis, regressa também nesta noite, com o projeto Bill Shakespeare’s Romeu and Joaoliet, trio constituído por Bill McHenry, no saxofone tenor, Romeu Tristão, no contrabaixo e João Pereira, na bateria.

O festival termina amanhã com os espetáculos de Maria João e do guitarrista André B. Silva.

Feira das Atividades Económicas de regresso a Arronches com várias melhorias

Teve início ontem, 7 de julho, em Arronches, a 11ª Feira das Atividades Económicas, um evento que, dois anos depois, regressa com mais um dia de festa e outras condições, para expositores e visitantes.

De acordo com o presidente da Câmara, João Crespo, estão “reunidas todas as condições” para que este seja um retomar do evento com outra qualidade. “Tentámos criar outras condições para que, quem visita, possa ficar satisfeito e também dar condições melhores a quem expõe: temos stands novos, um piso já com outra qualidade, que dá, sem dúvida um outro toque a esta feira”, revela. A acrescentar a isso, o autarca destaca um “cartaz excelente” e expositores “em grande número”.

Relativamente à vertente da agropecuária, João Crespo diz que esta é “fundamental” e faz todo o sentido na região. Ao todo, são cerca de 150 os expositores que marcam presença no certame, incluindo os do setor agropecuário, para além dos stands dedicados à gastronomia e ao artesanato.

Para João Crespo, esta feira é já um marco no Alto Alentejo, reconhecida no distrito, mas também fora dele. “Temos sempre muitos visitantes do distrito de Évora e acho que já está consolidada aqui no panorama regional”, comentar.

Quanto ao cartaz musical, João Crespo lembra que, para além de ser diversificado, e capaz de agradar a diferentes públicos, contempla ainda os vários grupos da terra. “Com este palco, os grupos da terra brilham de outra forma e acho que é importante dar-lhes essa oportunidade, adianta o autarca.

Ontem, no evento, atuou Sónia Costa. Hoje, atuam os espanhóis RAYA. Amanhã, é Diogo Piçarra quem atua no palco da feira e no domingo, a encerrar, Ana Bacalhau. Até domingo, haverá ainda lugar para vários concursos de ovinos, caprinos e de rafeiro do Alentejo.

Wet Bed Gang e B3L2 na abertura do festival Raya

Wet Bed Gang são os primeiros cabeças de cartaz da edição deste ano do Raya, que tem início na noite desta sexta-feira, 8 de julho, em Campo Maior, junto ao Complexo das Piscinas Municipais.

Cabe aos campomaiorenses B3L2 abrir o festival, antecedendo o espetáculo de um dos grupos de rap mais apreciados em Portugal. Quanto à banda da terra, revela um dos seus elementos, é sempre bom poder atuar “em casa”, sobretudo ao lado dos artistas que compõem o cartaz deste ano do evento. “Depois da pandemia, vai ser bom podermos voltar a fazer aquilo que gostamos e estamos cá para dar o nosso melhor, como sempre”, diz ainda.

Hoje, para além dos Wet Bed Gang e dos B3L2, atuam ainda, pela noite fora, os Djs Fifty e Sam. Já amanhã, sábado, 9 de julho, o programa do evento contempla as atuações de Catarina & The Voice Friends, D.A.M.A, No Maka e DJ Diazz.

Entre domingo, dia 10, e sexta-feira, 15 de julho, o festival tem continuidade, com um conjunto de atividades, como desportos radicais, sessões dedicadas ao hip hop e aos videojogos. Com isto, explica a vereadora São Silveirinha, procurou-se dar “outra dinâmica e qualidade” ao festival, muito a pensar nos jovens que, durante os dois últimos anos, não tiveram oportunidade de confraternizar e participar em iniciativas do género.

A abertura do recinto do festival, esta noite, está marcada para as 21 horas. As entradas têm um custo de cinco euros.

Portalegre Jazzfest: Luís Vicente Trio na abertura da 17ª edição

O contrabaixista Hugo Carvalhais e o projeto Shakespeare’s Romeu and Joaoliet animam esta segunda noite do 17º Portalegre Jazzfest, que decorre desde ontem, 7 de julho, e até amanhã, sábado, dia 9, no Centro de Artes do Espetáculo da cidade.

Tendo em conta a paragem forçada de dois anos, a afluência ao festival, até amanhã, garante o diretor do centro, Joaquim Ribeiro, é “uma incógnita”, por mais que tenha a esperança que os espectadores “mais saudosos” compareçam.

Sendo um festival muito focado no jazz nacional, Joaquim Ribeiro assegura que este estilo musical, no país, está “de muito boa saúde”.

Esta sexta-feira, enquanto o projeto musical de Romeu Tristão, Shakespeare’s Romeu and Joaoliet, se apresenta ao público pelas 23 horas, no Café-Concerto, antes, pelas 21.30 horas, Hugo Carvalhais dará conhecer o seu novo álbum, “Ascética”.

A abertura do festival, ontem, este a cargo de Luís Vicente Trio e do quarteto norueguês Cortex. O evento termina amanhã com os espetáculos de Maria João e do guitarrista André B. Silva.