As lojas online em Portugal estão preparadas para o bracketing?

O crescimento do comércio eletrónico trouxe consigo uma série de práticas e conceitos que ainda podem fazer confusão a muita gente.

Um deles dá pelo nome de bracketing (buy to try) e tem sido um sapato difícil de descalçar por muitos negócios.

Ao longo das próximas linhas, vamos não só explicar-lhe em que consiste o bracketing, mas também ajudá-lo a preparar a sua loja online para lidar com ele.

O que é o bracketing?

O bracketing ou buy to try, corresponde a uma nova tendência em que os consumidores compram vários artigos com a intenção de devolver alguns deles, especialmente quando se trata de vestuário e bens domésticos.

Em grande medida, este fenómeno acontece e floresce porque com o bracketing os consumidores conseguem superar uma das maiores desvantagens do comércio eletrónico: a falta de contacto com o produto.

Ao encomendarem, por exemplo, três camisas de tamanhos ou designs diferentes, os consumidores podem, de certo modo, replicar a experiência de compra em loja física experimentando as diversas peças e combinando-as com o restante guarda-roupa, mas desta feita no conforto de sua casa.

Apesar de ser transversal a todas as gerações e géneros, este fenómeno de comprar, experimentar e devolver alguns artigos acaba por ser mais visível entre as mulheres das gerações Millennial e Z e consumidores com altos rendimentos.

Segundo um estudo da Fibre2Fashion, empresa americana de soluções para a indústria têxtil, 44% das mulheres (contra 30% dos homens) que se encontram na faixa etária entre os 18 e os 29 anos e 48% consumidores com altos rendimentos (aqueles que fazem compras no valor de 100 mil ou mais dólares por ano) referiram ter praticado o bracketing.

Ainda que não apresente custos acrescidos para o cliente, uma vez que este tem a possibilidade de devolver os produtos e reaver o dinheiro, o bracketing acaba por causar perdas substanciais aos retalhistas.

Por exemplo, a Revolve, multinacional do ramo do vestuário, vendeu 499 milhões de dólares em produtos em 2019, mas acabou por gastar 531 milhões de dólares em devoluções no mesmo ano.

Como preparar o seu negócio?

Face a este fenómeno que acaba por trazer constrangimentos logísticos e, sobretudo, financeiros ao seu negócio online e oferecer uma experiência de compra online que se adeque às preferências e necessidades dos seus clientes, a sua loja online deve:

Ajustar os seus meios de pagamento online aos hábitos e necessidades dos consumidores

Uma boa política de trocas e devoluções é ter  reembolsos rápidos, feitos através do mesmo meio de pagamento em que a compra foi realizada, para que o cliente veja na sua loja online um parceiro fiável.

Apesar do pagamento por referência multibanco continuar, de acordo com o Banco de Portugal, a ser o método de pagamento online preferidos dos portugueses, a verdade é que os meios e hábitos de pagamento diversificaram-se colocando do lado dos negócios a necessidade de adotarem soluções abrangentes e funcionais que permitam ir ao encontro dos hábitos de consumo dos e-shoppers lusitanos e, desse modo, gerarem mais vendas para a sua loja online.

Para que o checkout (finalização de compra com o ato de pagamento) e os reembolsos não sejam um problema e o seu negócio online ofereça os mais inovadores gateways de pagamento online aos seus clientes, a REDUNIQ apresenta duas soluções de pagamentos online: o REDUNIQ E-Commerce e o REDUNIQ@Payments.

Enquanto o REDUNIQ E-Commerce permite à sua loja online receber pagamentos e-commerce com cartões de débito e crédito Visa e Mastercard de clientes de todo o mundo, sem custos de adesão nem mensalidades, a solução de pagamentos online REDUNIQ@Payments destina-se especificamente aos negócios que vendem  online sem site (através das redes sociais ou de marketplaces).

Esta é a solução pronta a usar, que lhe vai permitir receber pagamentos online por link, através  de e-mail, SMS e WhatsApp, por referência Multibanco,MB WAY e com cartões Visa e Mastercard, sem ter que se preocupar com custos de adesão, custos fixos, mensalidades ou integração.

Descrição de produto mais completa e assertiva

Se notar um crescimento do bracketing no seu negócio online, isto pode significar que as informações sobre os produtos que vende são entendidas pelos clientes como escassas ou pouco consistentes.

Em último caso, isto acaba por produzir neles uma sensação de falta de confiança que acaba por se consubstanciar na devolução dos produtos.

Face à ausência de contacto direto com o vendedor, os clientes que compram online procuram ter na sua posse o máximo de informação possível antes de partirem para a compra.

Por isso, caso tenha uma loja online de roupa, procure sempre incluir as medidas exclusivas de cada peça, utilizar as imagens dos produtos e oferecer informação sobre a altura e o tamanho das roupas que os modelos utilizam para que os consumidores possam avaliar com mais precisão o tamanho que escolhem.

Colocar à disposição dos clientes um provador virtual

Apesar de ser, virtualmente, impossível dar ao cliente uma experiência de compra igual ao que este encontraria numa loja física, pondere investir em tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada de modo a oferecer aos seus clientes uma experiência de compra mais imersiva e “bracketing-free”.

Este tipo de tecnologias permitir-lhe-ão disponibilizar visualizações de produtos 360º e incluir provadores virtuais na sua oferta para que os seus clientes possam simular a experiência que encontrariam numa loja física.

Entre outras coisas, o provador virtual consegue, através da análise das características físicas fornecidas pelo consumidor, recomendar o tamanho ideal de determinada peça de vestuário ou calçado resolvendo muitas das suas dúvidas durante a jornada de compra, e, consequentemente, reduzindo o número de trocas e devoluções.

Processos de troca e devolução mais simples

Processos de troca e devolução complexos leva os clientes a procurarem tornear o problema comprando um produto, experimentá-lo em casa, escolher a peça que mais lhe agrada e devolver o resto.

Assim, se quer melhorar este panorama, procure implementar um sistema de automação de trocas e devoluções como a aftersale que, além de facilitar o processo, incentiva os clientes a trocarem ao invés de devolverem os produtos.

Mediante um par de cliques, na aftersale o cliente pode trocar um tamanho por outro ou optar por receber um vale-compras para que o dinheiro que ele já gastou não tenha que ser devolvido pela sua loja online.

Se o cliente ganha com esta maior simplicidade, a sua loja online também acaba por sair beneficiada, uma vez que este sistema acaba por servir de base de dados que permite ao negócio não só afinar a sua oferta oferecendo uma experiência de compra adaptada às necessidades específicas de cada consumidor, como também tornar-se num grande gerador de receita, recorrência de compra e fidelização.