Piscina José Vicente Abreu abre este sábado

A Piscina José Vicente Abreu, de Clube Elvense de Natação, no Bairro de Santa Luzia, abre ao público amanhã, sábado, dia 25.

José Caldes, presidente da Direção do clube, garante que “é um espaço que precisa de algumas obras mas que, para já, estão reunidas as condições para o seu funcionamento. Esta não é a data que nós idealizámos, mas tendo em conta todas as manutenções que tivemos que fazer, este é o dia em que conseguimos abrir”.

O responsável refere que “é necessário que o poder central olhe mais para as associações, no sentido de ajudar a manter estes espaços. Nós somos uma coletividade que, todos os dias, forma os homens e as mulheres do futuro e precisávamos de algum apoio. É verdade que temos que ser nós a chamar por essas pessoas e a ir à procura dos fundos mas acho que tinham que olhar um pouco mais para nós. A piscina precisa de uma cuba nova, preciosa de alguns arranjos ao nível do arvoredo e nós gostávamos que esta piscina, já com mais de 50 anos, durasse tanto como até aqui”.

A Piscina José Vicente Abreu, do Clube Elvense de Natação, fica localizada na Avenida D. Sancho Manuel, em Elvas, e foi inaugurada há 59 anos, em 15 de junho de 1963.

Vida de Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade origina livro

O livro “Tesouro”, que retrata a vida da Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade, fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, vai ser apresentado amanhã, sábado, na Biblioteca Municipal de Elvas.

De acordo com a irmã Vitória, este livro “é um sonho concretizado para a Congregação. Temos nesta obra todos os registos que existem sobre a nossa fundadora, a Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade”.

A apresentação do livro “Tesouro”, a cargo de José Félix Duque, vai acontecer amanhã, às três da tarde, na Biblioteca Municipal de Elvas.

Crianças de Campo Maior participam em workshop musical

A harpista Helena Madeira e os “Sax on The Road” realizaram esta sexta-feira, 24 de junho, dois workshops dirigidos aos alunos do terceiro e quarto anos, de Campo Maior.

Esta foi uma atividade inserida no Programa de Educação Estética e Artística, da Direção-Geral da Educação, e que integra o Festival “Outros Sons”, que hoje tem o seu início, a partir das 21.30 horas, na Praça Velha, com concertos dos referidos artistas.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, marcou presença nos dois momentos.

Percursos pelo Património em Elvas visitam a azulejaria da cidade

Os Percursos pelo Património estão de regresso amanhã, sábado, 25 de junho, com uma visita guiada pela Azulejaria da cidade.

A visita irá dar a conhecer a “azulejaria interior, nomeadamente em igrejas e/ou conventos e exterior da cidade, como fachadas e prédios”, com as explicações de Vítor Rafael Sousa, revela Edgar Nanques, técnico de Turismo do Município de Elvas.

Para além dos percursos, o município de Elvas tem desenvolvido também as caminhadas pelo património, que incidem pelas freguesias rurais, sem qualquer explicação histórica com o objetivo de “dar a conhecer a história e o património do concelho”, como explica Edgar Nanques.

A visita é gratuita, tem início marcado para as 10 horas, deste sábado, 25 de junho, e partida do Posto de Turismo da Praça da República de Elvas, não sendo necessária inscrição prévia.

Centro de Recolha Oficial de Animais de Elvas tem acompanhamento

A composição e as normas de funcionamento da Comissão de Acompanhamento do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Elvas foram aprovadas na passada quarta-feira, dia 22, em reunião de câmara realizada no Centro Cultural de Vila Boim.

Após uma primeira reunião desta comissão, que serviu para definir e clarificar a composição e as normas porque se vai reger este organismo, sendo que o objetivo é acompanhar a atividade do CROA e apoiar na tomada de decisões.

Todos os pontos foram aprovados por unanimidade

Aprovadas as atas da reunião com a Movimento Animal Associação de Elvas.

Nesta sessão os eleitos aprovaram os Estatutos da EuroBEC para Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT), a ser firmado entre os Municípios de Elvas, Campo Maior e Badajoz. O documento será agora levado a votação da Assembleia Municipal de Elvas.

As Normas de Controlo Interno e a III Revisão Orçamental foram aprovadas, assim como a anulação de procedimento concursal que se encontrava aberto.

O Município deliberou não realizar este ano o Centro de Férias Infantil por falta de inscrições suficientes para a organização deste tipo de iniciativas.

Aprovado o pagamento de dívida de renda de habitação social de forma faseada, assim como a eliminação documental do Arquivo Intermédio Municipal.

A Biblioteca Municipal de Elvas dra. Elsa Grilo acolhe a apresentação de várias obras literárias: “Vidas de Espuma” de Ethel d´Assa Castel-Branco, no dia 2 de julho, às 17 horas; “A Memória das Recordações” de Gonçalo Ramos, no dia 10 de julho, às 11 horas; e “Os Agentes do Serviço Musical das Catedrais de Elvas e Portalegre”, de Hugo Porto, no dia 11 de julho, às 17 horas.

Aprovada a cedência do auditório das instalações do Centro de Negócios Transfronteiriço pela ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local para realização de seminário, a 8 de julho; do pavilhão desportivo municipal de Elvas à Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira, entre 25 e 31 de agosto.

Aprovado o pedido de apoio logístico para a realização do 2º Festival Sons do Guadiana, nos dias 22 e 23 de julho.

Atribuídos apoios ao Movimento Animal Associação de Elvas e ao Moto Clube Alentejano.

No final da sessão os presentes puderam também expressar, ao executivo municipal, algumas preocupações e situações verificadas na vila.

Identificados 78 novos casos Covid em Campo Maior

Campo Maior registou, entre a passada sexta-feira, 17 de junho, e hoje, dia 24, 78 novos casos de Covid-19 e 56 recuperações.

No concelho, encontram-se ativos, ao dia de hoje, 82 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 3.758 casos positivos, 19 óbitos e 3.657 altas.

PCP repudia encerramento dos internatos da Santa Casa de Portalegre

Após o encerramento dos internatos distritais de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição, em Portalegre, Comissão Concelhia de Portalegre do PCP garante que, em comunicado, enviado à redação desta estação emissora, “o desfecho não podia ter sido pior”.

Considera pelo partido “uma resposta social de inquestionável qualidade a crianças e jovens em risco, que agora é interrompida”, o PCP repudia o seu encerramento.

Para além da “pulverização e desenraizamento dos jovens utentes”, a Comissão Concelhia de Portalegre do PCP assegura que este encerramento deixa os cerca de trinta funcionários que ali desempenhavam funções com um futuro incerto, com cerca de três dezenas de famílias portalegrenses afetadas na sua estabilidade socioeconómica e profissional”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Comissão Concelhia de Portalegre do PCP vem publicamente repudiar o anunciado encerramento dos internatos distritais de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição, instituições que há mais de um século asseguram, em Portalegre, uma resposta social de inquestionável qualidade a crianças e jovens em risco, que agora é interrompida.

É certo que o desfecho agora anunciado resulta de anos continuados de demissão do Estado nesta resposta social, com reiteradas tentativas de proceder à sua privatização que foram sendo experimentadas ao longo de décadas, sempre sem sucesso e com o regresso destas instituições à esfera pública, mas que culminou com um acordo de cooperação público-privado assinado em 2014 com a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre e que, não obstante os avultados investimentos públicos na requalificação física dos edifícios e nas despesas de funcionamento destas instituições, as veio colocar à mercê de modelos de gestão erráticos e mais vocacionados para o lucro e o financiamento próprio, do que para a salvaguarda dos interesses e da qualidade de vida dos jovens institucionalizados.

Não obstante, o desfecho não podia ser pior, com a perspetiva de encerramento de ambos os internatos e com a perspetiva da pulverização e desenraizamento dos jovens utentes e a incerteza de futuro para os cerca de 30 trabalhadores que ali desempenham funções, representando 3 dezenas de famílias portalegrenses afetadas na sua estabilidade socioeconómica e profissional.

É, por isso, imperativo que o Estado assuma as suas responsabilidades constitucionais e reassuma a gestão de ambas as instituições, recolocando a sua gestão na esfera pública e retomando o rumo de qualidade que esta resposta social, em Portalegre, sempre representou.

A Comissão Concelhia de Portalegre do PCP saúda a moção sobre este assunto aprovada pela Assembleia Municipal de Portalegre, por proposta da CDU, estranhando e condenando a “posição de Pilatos” adotada por alguns eleitos municipais, desde logo toda a bancada do PS, que se absteve, e exorta os portalegrenses a mobilizarem-se em trono de iniciativas cidadãs, com vista à urgência de uma solução pública que mantenha em funcionamento os internatos de Santo António e de Nossa Senhora da Conceição.”

Plantas da encosta de Juromenha vão ser regadas

A Câmara Municipal de Alandroal vai proceder, amanhã, dia 25, à rega das plantas do projeto de restauro ecológico da encosta de Juromenha, plantadas em novembro passado.

A iniciativa conta com o apoio dos Bombeiros do Alandroal e da União de Freguesias de Alandroal.

Alta Velocidade começa a funcionar a 19 de julho na Estremadura

Foto: El Periodico Extremadura

Depois da primeira viagem de teste do comboio, na linha de alta velocidade da Estremadura, já se sabe começará a funcionar a 19 de julho, segundo avança o El Periodico Extremadura.

Até 8 de julho, estarão à venda 20 mil bilhetes normais e 10 mil bilhetes de 1ª classe, ao preço de 18 e 22 euros, respetivamente. O novo comboio entre Madrid e Badajoz, modelo Alvia S-730 renovado, oferecerá um serviço diário em cada sentido e poupará 51 minutos em toda a viagem (4 horas e 17 minutos). A partida de Badajoz, de segunda a domingo, será às 7.25 horas (hora espanhola); o regresso, de Madrid (Puerta de Atocha), às 16.38 horas (hora espanhola).

Na manhã de ontem, quinta-feira, 23 de junho, o comboio partiu de Plasencia com destino a Badajoz e nele viajaram a ministra dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana, Raquel Sánchez, e o chefe do Executivo da Extremadura, Guillermo Fernández Vara. Depois de fazer escalas em Cáceres e Mérida, o comboio chegou à capital de Badajoz às 11.54 horas. Durante o percurso, o Alvia S-730 atingiu os 180 quilómetros por hora, a velocidade máxima a que pode circular, neste momento, uma vez que não poderá atingir os 250 km/h até que a via esteja eletrificada.

A nova via, que futuramente será de alta velocidade, só ficará concluída no troço Badajoz-Plasencia, uma vez que da capital Jerte à estação de Atocha (Madrid) ainda existem obras e projetos pendentes. O arranque desta primeira fase vai poupar 51 minutos de viagem entre Badajoz e Madrid; 44 entre Monfragüe e Badajoz; 25 entre Badajoz e Cáceres e 20 entre Cáceres e Mérida..

À chegada à estação ferroviária de Badajoz, o ministro salientou que a eletrificação do troço entre Plasencia e Badajoz ficará concluída no primeiro semestre do próximo ano. No que diz respeito às restantes fases até Madrid, salientou que se avançará também na ligação Talayuela e Plasencia, bem como no novo estudo informativo sobre a ligação entre Oropesa e Madrid, que será submetido para avaliação ambiental neste verão.

Moura Caetano, Duarte Pinto e Andrés Romero na tourada de Arronches

A Praça de Touros de Arronches, na noite desta sexta-feira, 24 de junho, reabre para uma corrida de touros, inserida nas comemorações das festas de São João.

Com início marcado para as 22 horas, a corrida conta com as participações dos cavaleiros João Moura Caetano, Duarte Pinto e Andrés Romero e dos grupos de forcados de Arronches e do Ribatejo.

Haverá ainda concurso de ganadarias alentejanas, ao qual se apresentam as de Paulo Caetano, Ascensão Vaz, Romão Tenório, Mata-o-Demo, Fontembro e Irmãos Moura Caetano.

Aquedutos e boas práticas na gestão do património nas Conferências Internacionais em Elvas

“Boas práticas na gestão sustentável do património hidráulico” foi o tema das Conferências Internacionais, que decorrem esta sexta-feira, 24 de junho, na Casa da História Judaica de Elvas.

Uma iniciativa da AIAR, no âmbito das comemorações dos 400 anos do Aqueduto da Amoreira.

Estas conferências contam com a participação de um conjunto de estudiosos e investigadores, nacionais e estrangeiros, com o objetivo de debater a questão da arquitetura da água e avaliar dos variados interesses que essas infraestruturas detêm.

Santiago Martinez, arqueólogo do Consórcio da Ciudad Monumental de Mérida, abordou questões relacionadas com o Aqueduto de los Milagros de Mérida, onde destacou “a forma como os romanos captavam água de qualidade para abastecer a cidade, este é um exemplo de recursos”. Em Mérida, este consórcio, como revela Santiago, “dedica todos os seus recursos para manter a conservação, não só o Aqueduto, mas também o restante património monumental”.

Seguiu-se depois da apresentação do conservador Álvaro Barbosa acerca do Aqueduto de Convento de Cristo, em Tomar, e a sua relação com a vida humana. Álvaro Barbosa explica ainda as particularidades deste aqueduto, que “foi construído para resolver um problema agrícola e de sustento do frades religiosos da Ordem de Cristo, que foram constrangidos a viver na clausura, no tempo de D. João III, e uma das soluções encontradas foi transformar a cerca de clausura, uma área rural com cerca de 39 hectares, num lugar de produção agrícola e rentabilizá-la e aumentar o seus proventos”.

As Conferências Internacional de Elvas decorrem até às 19 horas desta sexta-feira, na Casa da História Judaica de Elvas.

Monforte dinamiza workshop sobre autismo este sábado

O workshop “Autismo: Necessidades e Características Especificas de Crianças e Jovens” decorre, este sábado, 25 de junho, entre as 9.30 horas e as 13.30 horas, no auditório do Agrupamento de Escolas de Monforte.

A iniciativa é dinamizada pela Organização Vencer Autismo e com apoio do Município de Monforte, com a presença dos cofundadores Joe Santos e Susana Silva.

A “Vencer Autismo” é uma ONGPD, que tem como missão reduzir o estigma negativo do autismo até ser compreendido e aceite por todos.

Este Workshop enquadra-se nas ações de capacitação do cuidador que a Unidade de Saúde das Irmãs Hospitaleiras de Assumar | Portalegre – Centro de Recuperação de Menores tem vindo a desenvolver, no âmbito do projeto CATA-vento (financiado pelo BPI Capacitar/Fundação la Caixa), tendo como objetivo, fornecer estratégias para desenvolver competências ao nível das necessidades e características especificas de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA).

Destina-se a todos aqueles que queiram aprender mais sobre a Perturbação do Espetro do Autismo, como cuidadores (formais, informais), educadores, terapeutas, familiares e amigos.

As inscrições podem ser feitas, aqui.

Convívio Jorge Almeida é este sábado em Elvas

O convívio Jorge Almeida decorre amanhã, sábado, no Campo António Semedo, do Estádio Municipal de Elvas. Esta iniciativa pretende reunir várias gerações, que de uma forma ou outra, trabalharam ou acompanharam o treinador Jorge Almeida.

Para o homenageado, Jorge Almeida, “este convívio é o reconhecer do trabalho que desenvolveu. Ver este grupo de jovens a proporcionar este convívio, demonstra aquilo que eu andei a fazer e posso dizer que é um orgulho. É muito gratificante porque eu tive alguns treinadores e, muitos deles, não deixaram saudades. Depois de tantos anos, ver este reconhecimento demonstra aquilo que eu fui como treinador e como pessoa”.

O convívio Jorge Almeida começa às 11 horas, com um jogo de futebol, seguindo-se um almoço e animação musical com artistas da terra.

Homem detido em Elvas por tráfico de estupefacientes

Um homem de 29 anos foi detido, na madrugada desta sexta-feira, 24 de junho, em Elvas.

A detenção ocorreu numa artéria desta cidade, pelo Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública, (PSP), através dos agentes da Divisão Policial de Elvas, no âmbito do policiamento de prevenção da criminalidade na cidade.

Segundo a PSP, este homem mostrou um comportamento nervoso, tendo-lhe sido efetuada uma revista de segurança, sendo-lhe detetado vários pedaços de produto estupefaciente, haxixe, num total de 141 doses individuais, tendo sido imediatamente detido e conduzido à Esquadra da PSP de Elvas. Foi-lhe, igualmente, apreendida uma balança de precisão, dado indiciador de que o suspeito detido se dedica ao tráfico de estupefacientes.

Após a formalização das diligências processuais, o detido saiu em liberdade, seguindo o processo para o Ministério Público de Elvas.

Cláudio Monteiro de novo com pelouros e a tempo inteiro

Cláudio Monteiro, vereador da Câmara Municipal de Elvas, volta a ter pelouros atribuídos e está a trabalhar a tempo inteiro no executivo. A nomeação tem efeitos retroativos a 1 de junho.

Nas Eleições Autárquicas, de 26 de setembro, Cláudio Monteiro foi eleito vereador, na lista do Partido Socialista.

De recordar que, após a posse do novo executivo, a 8 de outubro, Monteiro aceitou pelouros e ficou a trabalhar a tempo inteiro. Em março passado, quando Nuno Mocinha recuperou o cargo de vereador, Cláudio Monteiro entregou os pelouros ao presidente da Câmara Municipal. Agora, após a renúncia de Mocinha, volta a receber pelouros e trabalhar a tempo inteiro.

Rondão Almeida, Anabela Cartas e Hermenegildo Rodrigues foram eleitos pelo Movimento Cívico Independente; os vereadores Cláudio Monteiro, Vitória Branco e Tiago Afonso foram eleitos pelo Partido Socialista; e a vereadora Paula Calado foi eleita pela coligação PSD/CDS. Todos estão a trabalhar no executivo municipal a tempo inteiro.

India Martinez atua hoje no São João de Badajoz

India Martinez atua hoje, pelas 22.30 horas (hora espanhola), no auditório do Recinto da Feira de São João, em Badajoz.

No que diz respeito aos espetáculos tauromáquicos, realiza-se hoje um mano a mano entre Antonio Ferrera e Alejandro Talavante.

Na caseta municipal, decorre o espetáculo de Fernando Medina e Roberto Guerrero.

De recordar que a Feira de São João decorre em Badajoz até amanhã, dia 25.

Formas de aplicar o reembolso do IRS em 2022

Até ao final de maio, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já tinha reembolsado cerca de 2057 milhões de euros, depois de terem sido entregues cerca de 4,1 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes.

Se é ou será um dos “felizes contemplados” com o reembolso do IRS que, lembre-se, termina a 31 de agosto, e ainda não tem o um destino a dar ao dinheiro, nós damos-lhe uma ajuda. Ao longo das próximas linhas, vamos deixá-lo com algumas dicas sobre como pode aplicar esse dinheiro extra.

Formas de aplicar o reembolso do IRS 2022

Amortizar o valor do crédito consolidado

Todas as alturas são boas para tentar amortizar o montante em dívida, mas ainda o é mais quando recebe um influxo positivo de dinheiro como é o caso do reembolso do IRS.

Por exemplo, quem, devido ao peso das prestações de créditos contraídos decidiu contratualizar um crédito consolidado, pode aproveitar este momento para amortizar o valor dessa dívida.

Relembramos que, um crédito consolidado permite que juntar vários créditos em apenas um, com uma taxa de juro mais baixa que a média de todos os créditos que possuía ficando apenas com uma única prestação, perante uma única instituição de crédito.

Há por exemplo, o caso da proposta de crédito consolidado do UNIBANCO. Na página desta marca, os consumidores encontram um simulador de crédito consolidado que permite calcular o valor de mensalidade para valores de empréstimo que vão dos 5 mil aos 75 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 84 meses.

Apesar de, uma vez aprovado o crédito consolidado pelo UNIBANCO, marca da instituição financeira de crédito – UNICRE, a entidade financeira liquidar todos os créditos anteriores, a verdade é que ficará com um valor para amortizar decorrente do novo crédito podendo, como referimos, utilizar o valor do reembolso do IRS para diminuir o montante em dívida e ganhar mais folga orçamental.

Investir num PPR

Para além de amortizar as dívidas, pode utilizar o reembolso do IRS para investir e tentar tirar ainda um maior proveito do montante que a AT lhe entregou.

Assim, pondere investir em PPR (Planos Poupança Reforma) que não só são um bom método de impor regras ao seu orçamento anual, mas também de ainda poupar para a reforma, uma vez que além de estar a amealhar para o futuro, os valores aplicados anualmente em PPR são dedutíveis até 20% no IRS e, no momento do reembolso, beneficiam de taxas de imposto mais reduzidas.

Aplicar em Certificados de Aforro

Apesar de ao longo dos últimos anos ter vindo a perder alguma competitividade devido à sua baixa taxa de remuneração, os certificados de aforro continuam a ser uma opção válida para quem quer investir com segurança.

O valor da remuneração de um certificado de aforro é calculado com base na média dos valores da Euribor a três meses observados nos dez dias úteis anteriores, acrescida de 1%.

Depósitos a prazo

A simplicidade deste produto de poupança é uma das suas vantagens, contudo, à semelhança dos certificados de aforro, a taxa de remuneração oferecida é relativamente baixa, mas continua a ser um dos instrumentos de poupança preferidos dos portugueses.

“Quartos” do Torneio da Belhó Raposeira são esta sexta e segunda

O Torneio de Futsal da Associação Desportiva da Belhó Raposeira tem os quatro jogos dos quartos-de-final nesta sexta-feira, dia 24, e na próxima segunda-feira, 27 de junho.

Os dois encontros desta sexta-feira são Lufipapel-Calçadinha às 21.30 horas e Nosso Bar-Sigmatec uma hora depois.

As duas partidas de segunda-feira são Café Cidade Nova-Cláudia Viagens às 21.30 horas e Brazuaca FC-Revoltilho às 22.30 horas.

Este torneio, que está ser disputado no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas, na Fonte Nova, tem os dois desafios das meias-finais na noite do próximo dia 29 (quarta-feira), enquanto a final e a disputa dos terceiro e quarto lugares são na noite de 1 de julho (sexta-feira).

Arraial de Santos Populares esta sexta-feira à noite em Degolados

A freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, celebra esta sexta-feira, 24 de junho, São João, com um arraial de Santos Populares, a partir das 21.30 horas, animado pelo grupo musical Sol Nascente, no Largo da Igreja.

Com organização da Junta de Freguesia, com o evento, onde serão oferecidas sardinhas, pretende-se “manter a tradição”, da mesma maneira como, na noite de Santo António, se procurou voltar a realizar a tradicional fogueira, iniciativas que nos últimos dois anos foram impedidas pela pandemia, revela o presidente João Cirilo.

“Basta aparecer, dar um pezinho de dança, comer uma sardinha no pão e beber uma cerveja, se assim o entenderem”, garante ainda o presidente da junta, assegurando que, acima de tudo, o mais importante é retomar o convívio quando, aos poucos, já se regressa à tão desejada normalidade.

Na organização do arraial, a junta de freguesia conta com o apoio do União Futebol de Degolados.

Miguel Ángel Perera e Marco Pérez na Feira Taurina de Badajoz

A Feira Taurina de São João em Badajoz contou ontem, quinta-feira, 23 de junho, com a atuação, em solitário, de Miguel Ángel Perera, e de el novillero salmantino Marco Pérez.

Já esta sexta-feira, dia 24, também às 19.30 horas, entram em praça Antonio Ferrera e Alejandro Talavante.

No sábado, dia 25, decorre, à mesma hora, uma aula prática gratuita para todos os amantes da tauromaquia.  Serão ainda lidados seis erales de Jose Luis Marca Rodrigo, pelos alunos Javier Campos (E.T. de Valencia), Sergio Domínguez “El Mella” (E.T. Badajoz), Sergio Sánchez (E.T. Badajoz), Tristán Barroso (E.T. Badajoz), José Antonio de Gracia (E.T. Badajoz) e Gonçalo Alvez (E.T. Jose Falcao).

Os bilhetes podem ser adquiridos através do site www.fitauromaquia.com ou dos contactos 689 774 825 e 659 720 888.

Helena Madeira e Sax on The Road abrem festival Outros Sons

A primeira edição do festival Outros Sons, em Campo Maior, tem início esta sexta-feira, 24 de junho, junto ao Centro de Interpretação da Fortificação Abaluartada, na Praça Velha, com os concertos de Helena Madeira, pelas 21.30 horas, e Sax on The Road, às 22.15 horas.

Durante o dia, os artistas convidados vão estar no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro onde vão promover dois workshops dirigidos aos alunos dos 3.º e 4.º anos.

Em finais de 2014, Helena Madeira apresentou o seu primeiro disco a solo, “Da Voz do Embondeiro”, no Teatro Lethes em Faro, álbum que a levou a tocar em Espanha, Brasil e em Cabo Verde. Este seu trabalho foi o resultado das suas viagens pela costa Ocidental Africana e pela Europa, e do encontro com músicos tradicionais dos diferentes países.

A par destes trabalhos originais, Helena Madeira foi convidada para diversas parcerias musicais, a última das quais, apresentada em setembro de 2016 no Hotel Ritz em Lisboa, ao lado do pianista Artur Guimarães e da cantora Sofia Escobar.

Além disso desenvolveu ainda repertório de música medieval, apresentando-se nas mais conceituadas recriações históricas nomeadamente Santa Maria da Feira, Castro Marim, Silves, Torres Novas e Palmela.

“Sax on the Road” é um projeto de música improvisada do vouzelense António Ramos, o qual ao longo dos anos contou com a colaboração de vários músicos, como António Pinto Jorge Nunes, sendo atualmente constituído por António Ramos (saxofone, loops e percussões) e Dolores Spínola (guitarra barítono e percussões). Já editou três Cds: “Hasta la vista”, “Kif-Kif Van” e “Lisboas”, todos com ilustrações de José Smith Vargas.

Rita Guerra e Tim no dia 30 em Elvas

Rita Guerra, Tim e a Orquestra Ibérica International Voices Ensemble vão estar em Elvas no concerto comemorativo dos dez anos da classificação de Património Mundial, integrado no Ano Europeu da Juventude. O espetáculo está marcado para as 22 horas do próximo dia 30, quinta-feira, na Praça da República.

Em 30 de junho de 2012, a Unesco classificou a “Cidade Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações” como Património Mundial. Este concerto vai ter apresentação de Bárbara Guimarães e conceção e direção musical de Luís Zagalo.

Campo Maior celebra São Joãozinho com procissão, arraial e fogaças

Campo Maior tem vindo a celebrar o seu padroeiro, São João Batista, desde a passada segunda-feira, 20 de junho, com um conjunto de celebrações na Ermida de São Joãozinho, tendo ontem, quinta-feira, dia 23, as comemorações contado com uma procissão, depois de mais uma eucaristia.

A celebração da eucaristia, garante o padre Luís Manuel, é “o ponto máximo das celebrações”, em que “se honra e pede ao santo a sua interceção” junto de toda a comunidade.

Ontem, houve ainda lugar para um arraial e a venda das tradicionais fogaças. Hoje, adianta o padre, haverá procissão em honra de São João Batista, mas pelas ruas de Campo Maior.

Arronches celebra feriado municipal esta sexta-feira

Arronches celebra esta sexta-feira, 24 de junho, o seu feriado municipal, a partir das 9 horas, com concentração do grupo motard de Arronches “As Fumaças”, na Praça da República.

Às 9.30 horas, é içada a bandeira nos Paços do Concelho e às 9.45 horas tem início um desfile da Banda Filarmónica de Alegrete pelas ruas da vila.

Ao meio-dia, na Igreja Matriz de Arronches, decorre uma missa solene, sendo que às 17 horas é apresentado o vídeo promocional do concelho, no auditório do Centro Cultural.

No Jardim do Fosso, a partir das 20 horas, haverá sardinhada. Às 21 horas, abre a feira do livro. Às 22 horas, na Praça de Touros de Arronches, decorre a tradicional corrida de touros. Às 22.30 horas, no Jardim do Fosso, há baile com animação musical a cardo de Zé Águas.

Carmen Balesteros homenageada este sábado pela Câmara de Elvas

A Câmara Municipal de Elvas presta amanhã, sábado, 25 de junho, uma homenagem à professora Carmen Balesteros, com uma visita às judiarias e um espetáculo de música judaica-sefardita, na Casa da História Judaica.

Segundo a vereadora Paula Calado, esta homenagem surge pelo facto de Carmen Balesteros, falecida em 2013, ter dada um importante contributo para o estudo da comunidade judaica de Elvas e para a concretização da fundação da Casa da História Judaica. Com o conjunto de atividades previstas para amanhã, adianta Paula Calado, procura-se, acima de tudo, “assinalar a herança judaica-sefardita” de Elvas.

A visita às judiarias tem início às 17 horas, seguindo-se a cerimónia de homenagem às 18 horas. O espetáculo com o duo Milo, integrado na iniciativa “A Música Encanta o Património”, decorre a partir das 21.30 horas.

Carmen Balesteros (1961-2013) foi uma arqueóloga e historiadora portuguesa. Professora, investigadora, autarca, nasceu em Evoramonte, mas residiu e trabalhou durante a maior parte da sua vida em Évora.

A Universidade de Évora, a Escola Secundária Gabriel Pereira, ou a Assembleia Municipal de Évora, são apenas algumas das muitas instituições que contaram, ao longo dos anos, com o seu empenhado contributo.

Especialista em Estudos Judaicos, particularmente na área da localização das comunidades sefarditas em Portugal e raia de Espanha, publicou diferentes estudos sobre a matéria em livros e revistas. Deu um importante contributo para o estudo da comunidade judaica de Elvas e para a concretização da fundação da Casa da História Judaica de Elvas.

Arraial de São João com sardinhada em Borba esta sexta-feira

No âmbito da iniciativa “Arraiais e sardinhadas”, promovida pelo município de Borba e que tem vindo a decorrer ao longo deste mês, hoje, sexta-feira, 24 de junho há Arraial de São João, com sardinhada.

A iniciativa decorre no Largo Beato Domingos em Borba, numa organização da Junta de Freguesia de São Bartolomeu e do Sport Clube Borbense.