Escola D. Sancho II dá mais um passo na valorização do ensino profissional

A Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, assinou hoje, segunda-feira, dia 20, um protocolo de colaboração com o grupo Sovena e com a Fundação Amélia de Melo, com o intuito de promover a formação profissional.

Esta parceria vai permitir aos alunos dos cursos profissionais realizar estágios práticos nas empresas deste grupo, dedicado ao setor agroalimentar, bem como receber prémios de melhor aluno durante o seu percurso de ensino.

Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, considera que esta “é uma grande mais-valia para os alunos que têm aqui a oportunidade de trabalhar com uma empresa de renome, não só a nível nacional como internacional. As recompensas, resultantes destinam-se a duas áreas do ensino profissional da escola: o curso de agrária e toda a área industrial, desde a multimédia, à manutenção industrial ou energias renováveis, entre outras”.

João Guerreiro, responsável pela área de pessoas e cultura do grupo Sovena, explica que estas parcerias “pretendem valorizar as experiências e as capacidades que os alunos adquirem nos cursos profissionais”.

Já Jorge Quintas, secretário-geral da Fundação Amélia de Melo, explica que “a fundação resolveu entrar na área do ensino profissional, fazendo o que, até ao momento, era feito no ensino superior. A Fundação Amélia de Melo vai estabelecer parcerias com cinco escolas profissionais do país, sendo Elvas a primeira uma vez que é considerada uma escola de excelência”.

Na mesma cerimónia foram entregues os diplomas aos dois melhores alunos dos cursos profissionais de agrária e da área industrial, no valor de 500 euros. Maria Eduarda Catalão, de 17 anos, finalista do curso profissional te técnico de produção agropecuária, foi uma das premiadas nesta sessão. Esta distinção “é a recompensa por todo o trabalho desenvolvido”. Para Celso Júnior, do curso profissional de técnico instalador de sistemas térmicos e energias renováveis, outro dos premiados, “o ensino profissional é uma porta para o futuro”.

No final de cada estágio, o protocolo contempla ainda a entrega de duas bolsas de mérito aos alunos.