PSP associa-se a campanha europeia de prevenção de furto em casas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) associa-se novamente ao European Focus Day, uma campanha europeia de prevenção do crime de furto em residências, que tem lugar, anualmente, a 15 de junho.

Este dia de informação e sensibilização dos cidadãos, que tem este ano a 4ª edição, é dinamizado pela European Crime Prevention Network (EUCPN) e conta com a participação da Europol, Comissão Europeia e 26 países da União Europeia, incluindo Portugal, que participa nesta iniciativa desde a sua criação em 2019 por intermédio da PSP.

O objetivo primordial desta campanha à escala europeia é sensibilizar os cidadãos para a importância da prevenção e divulgar conselhos de autoproteção contra os furtos em interior de residência.

Nos últimos 3 anos a PSP investigou 13 086 furtos em residência com arrombamento, escalamento ou emprego de chave falsa, 5 826 furtos por outros métodos, 1 124 roubos em residência e 5 689 furtos em área anexa a residência (como garagens, anexos, entre outros).

No ano de 2022, até ao dia 31 de maio, a PSP tem em investigação 1756 furtos em residência com arrombamento, escalamento ou emprego de chave falsa, 776 furtos por outros métodos, 116 roubos em residência e 581 furtos em área anexa a residência.

No mesmo período temporal foram efetuadas 526 detenções por furtos e roubos a residências. No presente ano já foram registadas 62 detenções pelos mesmos crimes.

A PSP disponibiliza o programa Verão Seguro – Chave Direta, que se constitui como medida de prevenção e reforço da segurança das residências, especialmente quando as famílias se ausentam por períodos de tempo mais longos, geralmente por motivos de férias. A ausência é comunicada à PSP diretamente nas Esquadras ou através do site, possibilitando que estas residências sejam objeto de especial atenção pelos N/Polícias.

Nos últimos três anos a PSP recebeu 5 882 pedidos de vigilância a residências. Destas, 19 foram alvo deste crime (tentado ou consumado), 0,3% das residências inscritas neste programa foram alvo de ilícitos criminais.

Além da ativação do programa de vigilância a residências, a PSP também leva a cabo ações de sensibilização junto dos cidadãos, nas quais são abordados os temas “Furtos e Roubos” e “Segurança na Residência”.

Entre 2018 e 2021 foram realizadas 800 ações de sensibilização que envolveram cerca de 18 000 cidadãos.

A PSP aconselha todos os cidadãos a informarem a PSP da sua área de residência da ausência do domicílio, diretamente na Esquadra ou por intermédio do sítio do programa Verão Seguro – Chave Direta; durante os períodos de ausência da residência (mesmo que por alguns dias), garantam que portas e janelas ficam bem trancadas; se pretender publicitar ausências, nomeadamente através das redes sociais, faça-o após regressar; denunciar sempre este crime à PSP, ainda que não tenha sido concretizado (tentativa); solicitar a alguém da sua confiança que recolha o correio para que a caixa não fique cheia; as portas de acesso às áreas comuns e ou via pública devem ser sempre trancadas (ao invés do simples uso do trinco); as redes de solidariedade entre vizinhos são um dos meios mais eficazes de prevenção: caso note pessoas estranhas nos acessos à residência de outra pessoa, tente contactá-la e alertá-la. Em caso de dúvida, alerte a Esquadra da PSP mais próxima para despiste da situação.