Processo disciplinar instaurado a educadora de infância após partilha de vídeos íntimos

Chegou à redação da Rádio ELVAS a informação de que estariam a circular, pela internet, vídeos íntimos de uma educadora de infância do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, nos Terceiros.

Por outro lado, foi identificada a existência de um homem, que terá chegado à fala com algumas das crianças da instituição, através do telefone da educadora, e que terá, alegadamente, divulgado estes vídeos e enviado mensagens ameaçadoras a esta profissional de ensino.

Uma situação confirmada pela presidente do Semi-Internato de Nossa Senhora da Encarnação, a irmã Goreti Pedrosa, que diz que “a educadora esteve em chamada com essa pessoa e as crianças que se aproximaram dela falaram também com essa pessoa, mas para a saudar, alguma coisa completamente insignificante”.

A irmã Goreti Pedrosa confirma, igualmente, que “há vídeos e mensagens em tom ameaçador” e refere que a instituição “vendo a gravidade disto e, apesar de, até à data, a educadora em causa ter sido uma boa profissional, sentimos que isto tem perturbado o ambiente e tem havido muito medo por parte dos pais, então decidimos instaurar um processo disciplinar e, há também uma queixa feita nas autoridades contra esta pessoa, que não sabemos quem é, e que tem vindo a divulgar os vídeos e as mensagens”.

Por outro lado, de acordo com a responsável do estabelecimento de ensino, a integridade física e emocional das crianças, nunca esteve em causa. “Nós vamos até ao fim para esclarecer e para assegurar que as crianças estão em segurança e não correm risco, e por aquilo que nos é dado saber, nenhuma criança esteve em risco que a prejudicasse ou pusesse em causa a sua integridade ou dignidade, não temos, ainda, nenhum indício que se encaminhe por aí”, revela a irmã Goreti Pedrosa.

“Estamos em averiguação, neste processo, naquilo que a lei nos permite fazer, confiantes de que nenhuma criança correu qualquer risco e, até à data, não há nada que ponha isso em evidência”.

O caso está agora entregues às autoridades competentes e à advogada da instituição, que estão a investigar a situação.