Extremadura quer proteger os azulejos de Nitrato de Chile

O Departamento de Cultura, Turismo e Desporto apresentou uma declaração de Bem de Interesse Cultural (BIC) para os painéis de azulejos do “Nitrato de Chile” na Extremadura. Aliás, o Diário Oficial da Extremadura (DOE) já publicou na segunda-feira a resolução com com a qual começa este dossier.

Trata-se de um elemento que já faz parte do imaginário coletivo e está exposto às intempéries e vandalismo, uma vez que se entra nas ruas e nas fachadas dos prédios.

Assim, o governo regional defende que estes painéis, localizados em diferentes localidades da Extremadura, têm um inquestionável valor patrimonial, artístico e histórico, pois são expoentes do design e da imagem publicitária espanhola da década de 1930, bem como o reflexo da sociedade e a economia agrária da época.

Para garantir a proteção dos poucos exemplares que ainda se conservam na região, num total de 21, foi decidido dar início ao procedimento de declaração de Bem de Interesse Cultural com a categoria de bem móvel e de forma única, em cada um desses painéis cerâmicos publicitários da Nitrato de Chile, para o qual foi elaborado um inventário detalhado de cada um dos painéis cerâmicos conservados. Trujillo, Olivença, Almoharín, Montijo ou Fuente de Cantos são alguns dos locais onde podem ser encontrados.

Municípios como Aliseda, Medellín ou Granja de Torrehermosa perderam esses painéis nos últimos vinte anos e, outro foi desmantelado em Badajoz, em 2007, devido à demolição do edifício que o exibia, mas foi recuperado e restaurado por um colecionador particular.