CIP trata da “criação dos Fundos de Investimento Regional”

O NERPOR, em Portalegre, recebeu a reunião do Conselho Associativo Regional da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, onde estiveram presentes diversas Associações.

O tema principal desta reunião foi a tomada de posição das Associações presentes, relativamente à proposta do NERPOR para a “criação dos Fundos de Investimento Regional”. Proposta essa que foi unanimemente reconhecida como de extrema importância e utilidade para apoiar o tecido empresarial, particularmente as micro e pequenas empresas e empreendedores, que não encontram resposta nos atuais instrumentos financeiros.

Nesta reunião do Conselho Associativo Regional, foi deliberado pedir ao presidente da CIP, António Saraiva, o qual também já manifestou concordância e apoio à proposta do NERPOR, para solicitar uma reunião ao Primeiro-ministro, acompanhando os membros do Conselho Associativo Regional, a fim de se apresentar a “criação dos Fundos de Investimento Regional”, e também falar sobre o processo de credenciação das Associações Regionais, desenvolvido pela CIP.

Este processo, após exigente verificação do preenchimento de um conjunto de requisitos por parte das Associações aprova uma certificação de reconhecimento da sua idoneidade e capacidade, que o governo e autoridades públicas devem tomar em conta, sobretudo quando ao abrigo da liberdade associativa, que todos defendemos, o número de entidades associativas vai aumentando e proliferando, nem sempre com verdadeira base e legitimidade associativa, ou respondendo a genuínas necessidades das empresas ou das regiões.

Estas reuniões têm-se realizado regularmente de forma on-line, mas devido ao tema principal desta reunião ser a apresentação da proposta do NERPOR para a “criação dos Fundos de Investimento Regional” e devido ao reconhecimento do prestígio associativo que o NERPOR tem, todas as Associações mencionadas acima se deslocaram para reunir nas suas instalações, em Portalegre. O NERPOR é uma das Associações que recebeu o reconhecimento e credenciação da CIP.