Elvas quase chegou a 40 graus no domingo

A temperatura do ar em Elvas era de 39,5 graus, às 17 horas deste domingo, dia 12, na estação meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). No Alentejo, este valor de Elvas apenas foi superado em duas localidades: Amareleja (Moura) com 40,4 graus e São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) com 40,1 graus.

As temperaturas, às 17 horas de domingo, nas três capitais de distrito alentejanas, eram de 38,6 graus em Évora; 37,3 em Beja; e 36,1 graus em Portalegre.

As temperaturas máximas previstas pelo IPMA para Elvas são muito elevadas para estes três dias: 40 graus para segunda e terça-feira e 42 graus para quarta-feira.

Nestes primeiros três dias úteis da semana, na região de Elvas, o IPMA lançou avisos devido a temperatura elevada: avisos laranja (o segundo mais grave) para segunda e terça-feira e aviso amarelo para quarta-feira, 15 de junho.

Quanto ao índice de radiação ultravioleta, o IPMA prevê para Elvas índice 10, para segunda, terça e quarta-feira. Assim, sempre que possível, aconselha-se muito cuidado com a exposição direta ao Sol, em especial entre as 11 e as 17 horas.