Prémio Cinco Estrelas para o Tapete de Arraiolos

Arraiolos recebeu o prémio “Cinco Estrelas Regiões” atribuído ao Tapete de Arraiolos, na categoria Artesanato, em cerimónia realizada no passado dia 2, no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, onde esteve a vereadora Delfina Lima, em representação da Câmara Municipal arraiolense.

Para a autarquia “a distinção atribuída ao Tapete de Arraiolos é demonstrativa da importância cultural, patrimonial, histórica e também comercial deste produto artesanal genuíno com origem em Arraiolos”.

Esta é a quinta edição do prémio, cujo objetivo é dar a conhecer o que “cada região portuguesa tem para oferecer de melhor em categorias como gastronomia, aldeias e vilas, recursos naturais, monumentos e património, além dos negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade”, sendo para tal “utilizada a metodologia do Prémio Cinco Estrelas, que este ano envolveu a participação de 425 mil consumidores portugueses”.

O Prémio Cinco Estrelas tem uma metodologia própria, abrange nesta edição 114 ícones e 112 marcas como sendo “Cinco Estrelas” e pode representar uma mais valia no desenvolvimento económico de cada região.

Os premiados da região Alentejo, no distrito de Évora, foram: na categoria aldeias e vilas, Monsaraz; nas praias, a Praia Fluvial de Monsaraz; no artesanato, o Tapete de Arraiolos; em festas, feiras e romarias, a Festa da Vinha e do Vinho de Borba; no astroturismo, Dark Sky Alqueva; e nos serviços óticos, a Óptica Avaneza.