Festival da Rainha – Feira Medieval sábado e domingo em Estremoz

O Festival da Rainha – VII Feira Medieval decorre em Estremoz neste fim de semana, sábado dia 4 e domingo 5 de junho.

No sábado, o programa começa às 10 horas, com o Cortejo de Abertura, da Escola Secundária Rainha Santa Isabel até ao Largo Dom Dinis, passando pelo Mercado do Rossio e subindo pela Rua Direita em direção ao recinto da feira. Às 11.15 horas, entrega das chaves da cidade a El Rei Dom Dinis e à Rainha Dona Isabel, na chegada do cortejo ao Arco de Santarém.

Às 11.45 horas, saudação do povo à chegada do Rei e da Rainha ao Largo Dom Dinis; ao meio-dia, abertura da feira pelos arautos, artesãos e mercadores iniciam as suas atividades de comércio, música e outros momentos de animação, dedicados à Rainha Santa, comes e bebes nas tabernas e noutros espaços da feira.

Às 13.30 horas, atuação do grupo Alanos Medieval, no Largo Dom Dinis, seguida de animação musical com o grupo Sons de Santa Maria. À tarde, há danças de romaria e malabares, pelo grupo Ohana; danças orientais, pelo grupo Naadirahs e Meraki Tribe; danças de romaria, pelo grupo Ginarte e pelo grupo Traquinas & All Star; danças orientais, pelo grupo Naadirahs e Meraki Tribe; Torneio Medieval, no Picadeiro, pelos Cavaleiros do Ribadouro e Milícia de Santa Maria; e ópera ligeira “Com Dom Dinis e Dona Isabel”, pelos alunos do 6.º ano da Escola Básica 2,3 Sebastião da Gama.

Na noite de sábado, atua o grupo Alanos Medieval, no Largo Dom Dinis; animação musical pelo grupo Sons de Santa Maria; danças orientais, pelo grupo AI Raqs; danças de Romaria, pelo grupo Bailias do Tempo; espetáculo de malabares de fogo, no Largo Dom Dinis; e espetáculo “A Rainha Santa”, no Baluarte junto ao Picadeiro, produzido pela Décadas de Sonho. A feira encerra à uma da madrugada, mas as tabernas ficam aberta até às 3 horas.

No domingo, dia 5, a feira abre às 13 horas, com música e outros momentos de animação; os artesãos e os mercadores reiniciam as suas atividades de comércio; há comes e bebes nas tabernas e noutros espaços da feira.

Ao longo da tarde, até às 20 horas, há atuação do grupo Alanos Medieval, no Largo Dom Dinis, animação musical pelo grupo Sons de Santa Maria; danças orientais, pelo grupo Al Raqs; danças de romaria, pelo grupo Bailias do Tempo; danças orientais, pelos grupos Naadirahs e Meraki Tribe; danças de romaria e malabares, pelo grupo Ohana; danças orientais, pelos grupos Naadirahs e Meraki Tribe; Torneio Medieval, às 17 horas, pelos Cavaleiros do Ribadouro e Milícia de Santa Maria; atuação do grupo Sons de Santa Maria, no Largo Dom Dinis; e atuação do grupo Alanos Medieval, no Largo Dom Dinis.

Durante o Festival Medieval, ocorrem vários momentos de animação pelo recinto: animação de rua e diversas encenações de época pelos grupos Malatitsch, Décadas de Sonho, Cavaleiros de Ribadouro e Homens de Armas Milícia de Santa Maria; animação musical com os grupos Alanos Medieval e Sons de Santa Maria; pacus regina, passeios de burro e pónei, exposição de animais da Quinta Pedagógica de Mamporcão; exposição e demonstração de aves de rapina e animais de raças anãs, pela Fazenda dos Animais; e exposição de armas e demonstração de exercícios de combate, no acampamento do Picadeiro.