Skip to content

Ministra da Agricultura assegura água para rega em Reguengos até 2025

A presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz afirma que a ministra da Agricultura se comprometeu que haverá água para os agricultores regar até ao final de 2025.

Marta Prates, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve presente na visita da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, à Herdade do Esporão. No âmbito da visita, Marta Prates teve uma reunião com a governante, o diretor Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, José Calado, o presidente da EDIA, José Salema, e o CEO do Esporão, João Roquette, sobre o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz, mais especificamente sobre a segunda fase do Bloco de Rega de Reguengos.

Desta reunião, saiu “o comprometimento total e a garantia, por parte de Maria do Céu Antunes, que o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz ficará totalmente executado e os agricultores desta região demarcada terão água nos hidrantes até final de 2025”, referiu Marta Prates. A autarca afirmou ainda que a ministra assegurou que “financeiramente estão garantidos os reforços necessários para poder responder aos aumentos das matérias primas, pelo que não haverá razão para que a EDIA e o Governo Português não cumpram o prazo”.

Marta Prates sublinhou que “o Município de Reguengos de Monsaraz considera essencial o esforço que teve, desde a tomada de posse da nova gestão autárquica, juntamente com os agricultores da área de influência do bloco de rega, para que este assunto voltasse a estar na ordem do dia do Ministério da Agricultura e Alimentação, ficando agora o compromisso da autarquia de verificar o cumprimento do processo, até finais de 2025, para bem de todos os agricultores desta região”. Por fim, a autarca agradece ao Esporão, na pessoa do João Roquette, o convite para participar nesta visita e a “criação das condições para a realização desta importante reunião”.

Compartilhe este artigo: