Mais de 50 participantes no concurso do melhor Sericaia no Coliseu Rondão Almeida em Elvas.
Concurso do Sericaia com mais de 50 participantes
Números de pulseiras premiadas na Festa do Sericaia
Prova de Vinhos em Campo Maior
A Prova de Vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, regressou este sábado, 28 de maio ao Centro Comunitário de Campo Maior, depois de dois anos de interregno.
Esta iniciativa, como revela Vanda portela, da Junta de freguesia, pretende promover os produtores de vinho, a nível local, sendo que são 13 a concurso, mas também as iguarias típicas de alguns restaurantes da vila. “Estamos de regresso e estamos muito felizes”, esta prova funciona “com amostras dos vinhos dos produtores locais, que são depois avaliados pelo enólogo Bruno Pinto, com a colaboração da Adega Mayor, que fazem a prova e análise química destas amostras, de uma forma cega”.
“Este ano, além dos 13 produtores, com 18 vinhos brancos e tintos, a junta de freguesia convidou os restaurantes da vila para apresentarem alguns petiscos, para acompanhar o vinho”, revela Vanda Portela.
Vanda Portela acrescenta que este evento traz “o convívio, a partilha e sabedoria, entre produtores” e queremos que eles também evoluam”.
O Comendador Rui Nabeiro aconselhou os produtores a que “fizessem uma boa adega, olhando para o futuro” porque a seu ver, “tudo o que se possa fazer em Campo Maior é pouco”.
António Gonçalves, da Adega da Torre, é um dos produtores que apresentou os seus vinhos, nesta iniciativa e revela que a sua adega é a produção certificada é recente e que o seu vinho “é fermentado em talhas de barro, uma tradição que é necessária conservar”, e no seu caso, “está a dar os primeiros passos e esperamos que vingue, na região”. Este produtor considera que esta prova de vinhos “é excelente para dar a conhecer os diversos vinhos que se produzem em Campo Maior”.
Bruno Pinto, enólogo e com um projeto de vinhos que ainda não está no mercado revela que o objetivo “é fazer vinhos tradicionais, mas com o conhecimento da atualidade”. O enólogo acrescenta ainda que se nota “uma grande evolução nos produtores”, desde a primeira iniciativa até hoje, que participam nesta prova.
Para a vereadora da Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, esta é uma iniciativa “de louvar”, na medida em que promove os vinhos de produtores locais, bem como a gastronomia dos restaurantes da vila.
Prova de Vinhos, promovida pela Junta de Freguesia de São João Baptista, que decorreu esta tarde no Centro Comunitário de Campo Maior.
Caminhada de São Lourenço com partida de Vila Boim
O Grupo Amigos Dez e Meia, de Vila Boim, organiza amanhã, domingo, dia 29, a caminhada de São Lourenço.
Francisco Arrifes, da organização, explica que “esta caminhada é mais curta porque, no final, conta com uma visita guiada aos cilos, antenas, atalaia, em Vila Boim”.
O responsável refere que a concentração está marcada para as 8 horas, na Praça da República de Vila Boim, “de onde seguimos em direção a São Lourenço, subimos até às antenas e terminamos nos cilos. Depois da visita, temos o lanche partilhado”.
A participação nas caminhadas tem um custo de um euro, facultativo, que reverte para a organização do almoço, no final do ano.
Livro Ao Sabor da Poesia apresentado em São Romão (Vila Viçosa)
A obra, que junta poemas e receitas, surge no seguimento dos trabalhos de poesia realizados por Isabel Figueira que desde sempre escreveu.
A apresentação da obra está inserida na programação da primeira edição da Feira de Gastronomia e Artesanato de São Romão, que decorre este fim de semanas, dias 28 e 29.
Alunos de Campo Maior voluntários na recolha do Banco Alimentar
O Banco Alimentar está a realizar, este fim de semana, uma recolha de bens alimentares, para ajudar quem mais precisa.
Em Campo Maior, e ao contrário da última campanha, onde não existiam voluntários, desta vez, são os alunos do Agrupamento de Escolas de Campo Maior que asseguram esta recolha, em colaboração com a Associação de pais, como revela Sónia Bicho Conchinhas, adiantando que se nota muitas dificuldades, mas também problemas em pedir auxílio e para já, os campomaiorenses, estão a ser solidários”.
Lara, aluna de 7º ano, afirma que aceitou esta proposta para ser voluntária, tendo em conta que “há muitas pessoas que precisam destes alimentos”.
Os campomaiorenses foram também solidários com esta campanha e falámos com algumas pessoas que não deixaram de entregar bens alimentares, nesta campanha. Em todas as recolhas do Banco Alimentar, Albino Ferreira contribui com alguns alimentos, uma vez que segundo afirma “o sentido da solidariedade deve assistir todos”.
Já Jorge Mexia ajuda sempre que consegue, porque nunca sabe quando pode ser ele a precisar.
“Seja o próximo a ajudar o próximo” é o mote da Campanha de Recolha de Alimentos que está a decorrer este fim de semana em todas as superfícies comerciais, com o objetivo de angariar bens para aqueles que mais precisam.
Semana repleta de atividades para os utentes dos Clubes dos Maiores
As técnicas do Centro Comunitário promoveram visitas ao Centro Interpretativo da Fortificação, à Biblioteca Municipal João Dubraz, ao Lagar Museu e ao espaço.arte.
Por outro lado, no Dia da Espiga organizou-se um passeio no campo para a recolha de flores e um piquenique partilhado no Centro Ambiental do GEDA.
Para o último dia destes Clubes dos Maiores 2022 ficou reservada a visita ao Mosteiro da Imaculada Conceição e um almoço convívio no Centro Comunitário.
Procissão da Senhora da Paz da Igreja São Domingos para a de São Pedro
A Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição chega este sábado, 28 de maio, pelas 15 horas, à Igreja de São Domingos.
Uma hora mais tarde, às 16 horas, decorre o encontro do arcebispo de Évora, com as fraternidades leigas de espiritualidade: Dominicanos, Franciscanos, Concepcionistas e Confraria de Nossa Senhora da Conceição, na Igreja de São Domingos.
Pelas 17.30 horas, tem lugar a missa vespertina, na Igreja de São Domingos, seguindo-se, às 19.30 horas, um jantar com as Irmãs Concepcionistas.
Já às 21 horas, decorre a Procissão da Senhora da Paz, da Igreja São Domingos para a Igreja de São Pedro, com partida do Largo de São Domingos e passagens pela Rua dos Frades, Travessa do Espirito Santo, Rua Sá da Bandeira e Largo de São Vicente, com chegada à Igreja de São Pedro.
Elvenses solidários com a recolha de alimentos do Banco Alimentar
O Banco Alimentar está a realizar, este fim de semana, uma recolha de bens alimentares, para ajudar quem mais precisa.
Em Elvas, o Agrupamento nº158 do Corpo Nacional de Escutas assegura a recolha num dos supermercados da cidade. Sendo que, tal como revela Paula Lopes, apesar de haver muitas pessoas que contribuem, para esta causa, há ainda muitas que rejeitam ajudar, no entanto considera que a iniciativa “está a correr bem”.
Outro dos voluntários, Francisco Capelas, explica que todos os anos se voluntaria para ajudar, segundo diz, “aqueles que mais precisam, a ter uma vida melhor”.
Falámos também com algumas das pessoas que contribuíram para esta campanha. Ana Castelo afirma que sempre que pode contribui “em dois locais” distintos, porque afirma que ainda pode vir a precisar.
Já Inês Alves adianta que “se todos pudermos contribuir com algo torna-se mais fácil combater a pobreza e desigualdade social”, por isso entrega sempre bens alimentares, nesta recolha.
Manuel Magarreiro considera que “se todos contribuirmos com pouco, será muito, no final”.
“Seja o próximo a ajudar o próximo” é o mote da Campanha de Recolha de Alimentos que está a decorrer este fim de semana em todas as superfícies comerciais, com o objetivo de angariar bens para aqueles que mais precisam.
Habilite-se a prémios da Telefac na Festa do Sericaia
Todos aqueles que adquirirem as pulseiras para se juntar à Festa do Sericaia, que a Rádio ELVAS promove já este sábado, dia 28 de maio, no coliseu, ficam habilitados a ganhar um de três prémios.
A sorteio estarão um mini forno, um microondas e um aspirador, todos da marca Confortec, oferecidos pela Telefac.
De recordar que a Festa do Sericaia, mais que um evento dedicado ao doce tradicional de Elvas, é uma iniciativa solidária, com as verbas angariadas nas entradas a reverter, na totalidade, para os Bombeiros Voluntários de Elvas.
As pulseiras de acesso à festa, que contará com a atuação de vários grupos e artistas elvenses, entre as 15 e as 20 horas, têm o custo de cinco euros e podem ser adquiridas nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, ou no próprio dia nas bilheteiras do coliseu. Podem ainda ser feitas reservas através do contacto 969 814 165.
Grupo Motard de Campo Maior junta motas clássicas em passeio
O 13º Passeio de motas clássicas, numa organização do Grupo Motard de Campo Maior decorreu este sábado, 28 de maio, com saída da sede do grupo. Este passeio não se realizava há dois anos, devido à pandemia e, pretende também assinalar os 21 anos deste grupo de Campo maior.
Nelson Santos, presidente do Grupo Motard de Campo Maior revela que “a assiduidade foi muito boa, com cerca de 110 participantes”, provenientes não só do concelho de Campo Maior, como também das freguesias de Elvas, e inclusive da Bélgica e Marrocos.
O presidente do grupo explica ainda quais os modelos de motas que participam neste passeio, desde as mais clássicas às mais modernas, como “Famel, Zundapp, Casal, BMW”, entre outros, sendo por isso, “um leque variado de motas”.
Natural de Campo Maior, mas a residir na Bélgica, Nuno Juromito, fundou o Grupo Motard Campomaiorense de Bruxelas, e veio até este encontro com seis elementos, afirmando que se junta o gosto pelas motas e o convívio. “Somos todos filhos de Campo Maior e decidimos criar este grupo, sendo que hoje somos seis elementos e não podíamos deixar de participar aqui, onde se junta o prazer das motas, o passeio e o clube irmão”.
O grupo Relíquias de Santa Eulália participou neste encontro com oito elementos. Arnaldo Nepomuceno, revela que participam com as motas mais clássicas e acrescenta que estes encontros são sempre bons, pelo gosto, que têm “pelas duas rodas.
Isa Correia é uma das poucas mulheres que assumiu o comando de uma das motas clássicas, e considera a iniciativa “divertida, porque acaba por ser um dia diferente”.
Já José Alfredo, de Elvas, explica que marca presente neste passeio, “pelo convívio e pelo gosto que nutre não só pelas motas, mas também pelos automóveis”.
13º Passeio de motas clássicas que teve partida da sede do Grupo Motard de Campo Maior, com passagem pela Barragem do Caia, Santa Eulália, São Vicente, Arronches, Mosteiros e Vale de Cavalos.
A iniciativa termina com música ao vivo e partir o bolo dos 21 anos do Grupo de Campo Maior, na sua sede.
Banco Alimentar Contra a Fome recolhe alimentos
Sob o mote “Seja o próximo a ajudar o próximo”, os voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome regressam este fim-de-semana, dias 28 e 29 de Maio, aos supermercados para recolher alimentos para quem mais precisa.
“Farinhas para bebés, azeite, salsichas e leguminosas enlatadas são alguns dos bens que mais falta fazem. Muitas vezes, e percebo por quê, as pessoas dão arroz, massa e produtos mais económicos, e esquecem-se dos restantes que fazem muita falta”, de acordo com Graça Mocinha, responsável pelo polo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome.
Além da doação de alimentos, Graça Mocinha apela a toda a população, sobretudo “aos que recebem apoios do banco alimentar, para que nestas campanhas participem como voluntários. Cada vez é mais difícil termos voluntários para recolher alimentos. E, nesse sentido, apelo a que as pessoas deixem o conforto e não tenham vergonha de pedir para quem mais precisa”.
Até dia 5 de junho está a decorrer a campanha “Ajuda Vale” que permite aos consumidores pagar os alimentos, na caixa, sem que realmente os adquiram, e esse donativo é depois entregue ao Banco Alimentar.
Atualmente, o polo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome “entrega bens alimentares a sete instituições da cidade e uma de Campo Maior, apoiando mais de 800 pessoas. Se não fossem as campanhas realizadas a nível nacional, seria impossível dar resposta a estas necessidades, sobretudo nos últimos anos, em que a campanha do saco não se realizou de forma presencial”.
As campanhas de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome realizam-se duas vezes por ano, habitualmente nos últimos fins-de-semana de Maio e de Novembro.
Festa do Sericaia decorre este sábado no Coliseu de Elvas
Trata-se, para além de uma iniciativa que pretende promover o Sericaia, doce tradicional de Elvas, de um evento solidário que pretende angariar verbas para os Bombeiros Voluntários de Elvas.
António Ferreira Góis (na foto), diretor da Rádio ELVAS, destaca a vertente mais popular do evento, “que conta com a participação de dezenas de participantes, de várias localidades. São pessoas que vão trazer o seu sericaia para ser degustado pelo júri que vai escolher o melhor”.
“O objetivo número um, relativamente a esta festa, é que se consigam angariar verbas para os nossos bombeiros. Daí, haver uma senha de cinco euros. Nós, e todos os artistas, vamos estar aqui de borla. O que pedimos aos nossos ouvintes é que comprem as pulseiras, assistam ao espetáculo e ao concurso do sericaia, sendo que o objetivo principal é angariarmos dinheiros para os bombeiros”.
Para ajudar a Rádio ELVAS a ajudar os Bombeiros Voluntários de Elvas, os ouvintes devem adquirir a pulseira de acesso à festa, no valor de cinco euros, que contará com várias atuações de grupos e artistas do concelho.
Pelo palco do coliseu, entre as 15 e as 20 horas de sábado, vão passar Manuel Fria, Jorge Goes, Olinda Moriano, Raquel Guerra, Soraia Branco e os grupos Voz Amiga da Terrugem, Gota d’ Arte, Roncas de Elvas e de Cantares de São Vicente e Ventosa.
Museu de Arqueologia e Etnografia recebe Prémios APOM
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires recebeu um prémio e uma menção honrosa, na edição 2022 dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), nomeadamente um prémio na categoria de Aplicação de Gestão e Multimédia e uma menção honrosa pelo Trabalho de Museografia.
A APOM é uma organização profissional ligada aos Museus e à comunidade de profissionais de museus Portugueses, tendo mais de duzentos sócios individuais e uma dezena de sócios institucionais.
A entrega dos prémios realizou-se no auditório da Academia Militar, na Amadora, ontem sexta-feira, tendo recebido os prémios a vereadora Paula Calado (na foto), do Município de Elvas.
Euromilhões com jackpot de 27 milhões de euros
O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 27 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou, ontem, sexta-feira, 27 de maio, na chave sorteada.
O segundo prémio, no valor de 160 mil euros, saiu a quatro apostadores, no estrangeiro.
O terceiro prémio, de 16 mil euros saiu a nove apostadores, três com aposta registada em Portugal.
O quarto prémio, de 1.138 euros, saiu a 41 apostadores, oito deles com aposta em território nacional.
A chave sorteada ontem é composta pelos números: 15 – 23 – 28 – 34 – 48 e pelas estrelas 03 e 05.
Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.
Prova de vinhos este sábado no Centro Comunitário de Campo Maior
Compre a pulseira da Festa do Sericaia pode ganhar prémios Telefac
Todos aqueles que adquirirem as pulseiras para se juntar à Festa do Sericaia, que a Rádio ELVAS promove já este sábado, dia 28 de maio, no coliseu, ficam habilitados a ganhar um de três prémios.
A sorteio estarão um mini forno, um microondas e um aspirador, todos da marca Confortec, oferecidos pela Telefac.
De recordar que a Festa do Sericaia, mais que um evento dedicado ao doce tradicional de Elvas, é uma iniciativa solidária, com as verbas angariadas nas entradas a reverter, na totalidade, para os Bombeiros Voluntários de Elvas.
As pulseiras de acesso à festa, que contará com a atuação de vários grupos e artistas elvenses, entre as 15 e as 20 horas, têm o custo de cinco euros e podem ser adquiridas nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, ou no próprio dia nas bilheteiras do coliseu. Podem ainda ser feitas reservas através do contacto 969 814 165.
Encontro de Colecionadores da cidade de Portalegre este sábado
No âmbito das Festas da cidade de Portalegre que decorrem desde o passado dia 14, este sábado, 28 de maio, pelas 9 horas tem lugar o VI Encontro de Colecionadores da Cidade de Portalegre.
Esta iniciativa vai decorrer no mercado municipal da cidade e encerra as comemorações destas Festas de Portalegre.
Missão Porta a Porta termina no Revoltilho com cortejo automóvel
Este sábado, 28 de maio, a missão porta a porta termina no Revoltilho, partindo depois para uma outra zona da cidade.
No entanto, hoje às 9 horas decorre a oração de Laudes, na Igreja de Santa Luzia, às 9.45 horas há a adoração do Santíssimo Sacramento, no mesmo local.
Durante o dia decorre a visita às famílias, nesta zona e às 17.45 horas há recitação do terço, no Bairro do Revoltilho, seguindo-se às 18.30 horas a Eucaristia, às 21.15 horas a recitação do terço e, às 22.15 horas a missão dos missionários Sementes do Verbo, termina neste bairro, com um cortejo automóvel até à Igreja de Santa Luzia.
É hoje à tarde a Festa do Sericaia
Ajude-nos a ajudar os Bombeiros Voluntários de Elvas é o lema principal deste evento que junta o doce mais típico de Elvas, o sericaia, e artistas elvenses, numa organização da Rádio ELVAS.
Os ouvintes compram uma pulseira de acesso ao Coliseu de Elvas, assistem ao concurso do melhor Sericaia e ouvem a Gota d’Arte, Grupo Voz Amiga da Terrugem, Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, Roncas de Elvas, Jorge Goes, Manuel Fria, Soraia Branco, Raquel Guerra e Olinda Moriano, com DJ Lascas.
Há prémios numa gentileza da Telefac, que oferece eletrodomésticos a quem comprar pulseiras.
O produto da venda das pulseiras será destinado à compra de equipamentos para os Bombeiros Voluntários de Elvas.