Feira de Maio já anima Montemor-o-Novo

Já abriu portas a edição deste ano da Feira de Maio, na APORMOR, em Montemor-o-Novo. O evento pretende dar destaque à produção animal e ao setor dos vinhos, no concelho de Montemor-o-Novo e decorre até domingo, dia 29.

A Feira de Maio conta hoje com o concerto do Projeto CID, Los Chupitos e DJ SlowMinded.

Ivo Lucas, Miguel Azevedo e Ciganos d’Ouro em Aguiar na Festa da Primavera

A freguesia de Aguiar, em Viana do Alentejo, vai estar em festa de 9 a 12 de junho. Dança, sardinhada, desporto, jogos tradicionais, exposições, stands e música são alguns dos destaques da Festa da Primavera organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar.

A 18ª edição do certame apresenta como cabeças de cartaz Ivo Lucas, na quinta-feira, Miguel Azevedo, na sexta-feira, e Ciganos D’Ouro, no domingo.

O primeiro dia da Festa da Primavera começa com o desfile da Banda da Sociedade União Alcaçovense, a partir das 20 horas, seguindo-se aa atuação do Grupo Coral de Aguiar e do Grupo de Hip-Hop “Kit Kat Crew” da Associação G.A.T.A.. O destaque musical vai para o concerto com Ivo Lucas, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal. O primeiro dia da Festa da Primavera termina ao som da DJ Angelita, no Palco Animações.

Para sexta-feira, 10 de junho, está agendada a ação de sensibilização “O Sol: amigo ou inimigo?”, organizada pela UCC de Viana do Alentejo, a partir das 10 horas. Destaque ainda para a aula de ritmos e localizadas, dinamizada por Paula Bento, a atuação da Escola de Dança da ACRA, seguido de concerto com Miguel Azevedo & Banda, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal. A noite termina ao som do DJ Mira, a partir da 1.30 horas, no Palco Animações.

As atividades no sábado começam com um jogo de futebol, organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, a partir das 18 horas. Segue-se o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa, e uma aula fit com Diogo Zabumba. Destaque ainda para a garraiada organizada pelo Grupo Coral de Aguiar, a atuação da Classe de Dança da AEVA e baile com Manel João. Paulo B e Tintim são os Dj’s que vão animar a noite.

No domingo, quarto e último dia de festa, as atividades começam bem cedo, às 9 horas, com o V Raid Running, promovido pelo Galopar & Pedalar Clube BTT de Aguiar, seguido de um Torneio de Malha, organizado pela Junta de Freguesia de Aguiar. Às 12.30 horas, como vem sendo hábito e porque é tempo de santos populares e sardinha assada, o Município oferece uma sardinhada à população, num convívio que se prevê que seja de festa. Ao longo da tarde, não vai faltar música com os “All Cante”. A tarde é ainda preenchida com o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa. Destaque também para a demonstração do Clube de Saúde + e a aula de zumba com Liliana Filipa. As danças voltam a subir ao palco com a apresentação do Grupo de Flamenco “Las Trianeras” da Associação G.A.T.A.. A 18ª edição da Festa da Primavera termina com o concerto dos Ciganos D’Ouro, a partir das 22 horas, no Palco Principal.

A pensar nos mais pequenos foi criado um espaço infantil que, ao longo do fim de semana, oferece pinturas faciais, modelagem de balões e jogos.

Sérgio Conceição apresenta “O Outro Lado” do Forte da Graça em fotos

O elvense Sérgio Conceição inaugura este sábado, 28 de maio, a exposição de fotografia “Forte da Graça – The Other Side”, naquele monumento de arquitetura militar.

A mostra conta com imagens captadas pelo fotógrafo, a grande maioria delas nunca antes expostas ou publicadas, que retratam o forte, antes e depois da sua recuperação. “São fotografias já com muitos anos, com momentos de luz únicos”, garante Sérgio Conceição. Dez por cento das fotografias, adianta o fotógrafo, são conhecidas, tendo sido já publicadas em revistes ou sites internacionais.

Garantindo ter sido “muito específico” na escolha das fotografias para esta exposição, o fotógrafo assegura que as mesmas resultam de “momentos espetaculares” passados por si no forte. “Não estamos a falar de um por do sol normal, de um nevoeiro ou de uma fotografia noturna normal, estamos a falar de momentos de luz muito específicos que aconteceram no Forte da Graça, durante estes anos e que foram retratados também devido ao facto de eu ter passado muitas horas no forte a fotografar”, assegura.

Ao todo, a exposição é composta por 30 imagens do Forte da Graça, quer do seu interior, quer do exterior, todas elas captadas através de diferentes técnicas fotográficas. O fotógrafo adianta que há exemplares de fotografia área, noturna, de paisagem, de pormenor, de interiores e exteriores. “Vão conseguir ver imagens interiores e exteriores do forte, antes da recuperação e ter a perceção aérea dessa recuperação”, revela.

Entre as imagens que compõem a exposição, o fotógrafo destaca uma em que, sem conseguir fotografar com recurso a tripé, como gosta, num dia de chuva intensa, acabou por captar um arco-íris. Essa fotografia, garante ainda, não sofreu qualquer edição. “Não faço esse tipo de trabalhos de fotomontagem. As fotografias que eu apresento são sempre reais, com horas, minutos e segundos estipulados”, diz ainda.

A apresentação desta exposição, para Sérgio Conceição, “não faria sentido” num outro local, ficando no forte, disponível para visita gratuita, durante três meses. Inaugurada pelas 18 horas, este sábado, a mostra inclui imagens captadas desde 2011.

Raquel Guerra atua na Festa do Sericaia

A artista elvense Raquel Guerra (na foto), aceitou o desafio de, a título gratuito, marcar presença na Festa do Sericaia que decorre amanhã, sábado, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Tal como a própria nos referiu, “mensagem mais importante desta festa, além da diversão, é a solidariedade. E Elvas, por norma, é sempre solidária. A causa dos bombeiros é muito nobre e eu não poderia deixar de estar presente”.

Raquel Guerra convida “toda a população a marcar presença para que façamos uma festa única, alegre e muito solidária. Contamos com todos”.

Caminhadas pelo Património em Barbacena no dia 28

As Caminhadas pelo Património 2022, iniciadas no passado dia 8 com um percurso entre a Barragem do Caia e Santa Eulália, prosseguem no próximo dia 28, sábado, com uma visita à Anta de Barbacena.

A concentração está marcada para o adro da Igreja de Nossa Senhora do Passo, em Barbacena, donde os caminhantes partem às 10 horas. Os participantes são aconselhados a levar água, chapéu, roupa adequada, calçado confortável e binóculos.

Após Barbacena, esta realização ainda tem mais cinco datas para caminhadas no concelho: 18 de junho (fossos das muralhas de Elvas), 16 de julho (Elvas à noite), 30 de julho (atalaias de Vila Boim e Terrugem), 20 de agosto (Paróquia de São Brás) e 3 de setembro (fontes de Vila Boim).

Famílias da Arquidiocese de Évora em peregrinação a Vila Viçosa

As famílias da Arquidiocese de Évora vão realizar este sábado, dia 28 de maio, uma peregrinação ao Santuário de Vila Viçosa.

Depois da concentração das famílias, às 10 horas, junto da Igreja de São Bartolomeu realiza-se uma procissão para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Na celebração, presidida por D. Francisco Senra Coelho, haverá um momento especial para os casais que celebram 25 e 50 anos de matrimónio.

De tarde realiza-se o «Got Talent Famílias» e haverá uma mensagem do arcebispo de Évora. No link pode encontrar as regras de participação: https://tinyurl.com/yecp82sv

Isekais promete um grande espetáculo de ginástica no Coliseu de Elvas a 4 de junho

É já no próximo dia 4, sábado, que o Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, volta a ser palco de um sarau de ginástica. Trata-se já da 34ª edição do Encontro de Ginástica Cidade de Elvas, promovido pela Isekais, com início marcado para as 21.30 horas e com entrada gratuita.

Neste evento desportivo, a 150 ginastas elvenses da Isekais vão-se juntar atletas de outros dez clubes, oriundos de Campo Maior, Estremoz e Évora, bem como das regiões de Lisboa e Algarve, que vão apresentar um espetáculo que envolve as várias vertentes da ginástica, como trampolins, esquemas de acrobática e tumbling. Neste sarau vão participar ainda alguns grupos de dança da região.

Esta sexta-feira, 27 de maio, foram convidadas no Magazine de Informação e Música, da Rádio ELVAS, Filipa Dores, treinadora na Isekais, bem como a jovem ginasta Mariana Gomes. Para além de terem feito uma apresentação do sarau, ambas recordaram os esforços que são feitos diariamente para que a ginástica continue a ser uma realidade em Elvas, contrastando com aquilo que se vive no litoral do país e nos grandes centros urbanos.

Depois de vários meses com treinos online, em que a preocupação foi que os ginastas conseguissem manter a condição física, o regresso, entretanto, ainda que na “máxima força”, foi feito com algumas dificuldades, sobretudo por não terem pavilhão fixo e de andarem sempre com os equipamentos “às costas”.

No decorrer do sarau, Filipa Dores promete algumas surpresas, confessando ainda que foi solicitado aos clubes convidados para respeitar os tempos das suas atuações, para que o espetáculo “não se torne pesado” para o público. Durante o espetáculo, serão vendidas rifas, para que se conseguiam angariar algumas verbas, com o objetivo de que os ginastas elvenses possam continuar a levar no nome da cidade aos quatro cantos do países, participando, sempre que possível, nas várias competições e atuações a que são convidados a participar.

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Torneio de Sueca decorre em Barbacena este sábado

A fase concelhia do torneio de sueca dos jogos do Alto Alentejo decorre este sábado, às 14.30 horas, no Pavilhão Multiusos de Barbacena.

Esta fase pretende apurar dois pares, de todas as freguesias rurais do concelho de Elvas, para participar na final distrital que decorre no dia 11 de junho em Nisa.

A organização é do Barbaris Team de Barbacena e as inscrições podem ser feitas em todas as juntas de freguesias rurais ou então no local do torneio nesse mesmo dia.

Haverá serviço de bar e lanche gratuito para todos os participantes.

Campo Maior regista 102 casos Covid na última semana

O concelho de Campo Maior registou, entre a passada sexta-feira, dia 20, e hoje, 27 de maio, 102 novos casos de Covid-19 e 79 altas.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 106 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 3.328 casos positivos, 19 óbitos e 3.203 recuperações.

Compre a pulseira da Festa do Sericaia pode ganhar prémios Telefac

Todos aqueles que adquirirem as pulseiras para se juntar à Festa do Sericaia, que a Rádio ELVAS promove já este sábado, dia 28 de maio, no coliseu, ficam habilitados a ganhar um de três prémios.

A sorteio estarão um mini forno, um microondas e um aspirador, todos da marca Confortec, oferecidos pela Telefac.

De recordar que a Festa do Sericaia, mais que um evento dedicado ao doce tradicional de Elvas, é uma iniciativa solidária, com as verbas angariadas nas entradas a reverter, na totalidade, para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

As pulseiras de acesso à festa, que contará com a atuação de vários grupos e artistas elvenses, entre as 15 e as 20 horas, têm o custo de cinco euros e podem ser adquiridas nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, ou no próprio dia nas bilheteiras do coliseu. Podem ainda ser feitas reservas através do contacto 969 814 165.

Aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre vence prémio internacional

Benvindo Pires, aluno do curso de Gestão de Restauração e Bebidas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, foi o grande vencedor da final do XIX Maestro del Espresso Junior, a conceituada competição de barismo organizada pelo fabricante italiano de café, Illy.

A competição realizou-se ontem, dia 26 de maio, em Lisboa, e reuniu os seis finalistas ibéricos. Esta vitória conquistada por Benvindo Pires foi a primeira alcançada por uma Escola do Turismo de Portugal em quase duas décadas de competição.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre conquistou mais um troféu internacional na área de barismo. Desta vez, aconteceu na final ibérica do Maestro del Espresso Junior. Benvindo Pires, que começou por estudar Técnico(a) de Restaurante/Bar e agora é aluno de Gestão de Restauração e Bebidas, voltou a representar a escola da qual faz parte há quatro anos e, desta vez, destacou-se depois de em 2021 já ter vencido o Interescolas e ter representado Portugal nas finais europeias desta competição.

“Estou muito feliz por ter conseguido alcançar a final e ter ganho. Treinei bastante na escola, tive todo o apoio dos meus formadores, e pude aplicar os conhecimentos que adquiri nos últimos anos para representar a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre da melhor forma”, afirmou Benvindo Pires.

Com este triunfo, Benvindo Pires recebeu um prémio monetário e a escola terá uma máquina e um moinho de café.

Motards de Campo Maior voltam à estrada com passeio de motas clássicas

O Grupo Motard de Campo Maior celebra este sábado, 28 de maio, mais um aniversário, com a realização do já tradicional passeio de motas clássicas, que, durante os dois últimos anos, devido à pandemia, não se realizou.

A expectativa é que participem, neste que é já o 13º passeio, revela o vice-presidente do grupo, Miguel Sena, cerca de 80 motos clássicas, para além de outras, de maior cilindrada, que participarão num passeio turístico, mais extenso.

“Temos o passeio turístico, para todo o tipo de motos, sem ser clássicas, onde fazemos um passeio, onde nos vamos encontrar no pequeno-almoço, de manhã. A meio da manhã temos um reforço e vamos almoçar todos juntos. Acabamos com a festa às 17.30 horas, com música ao vivo e a partir o bolo”, revela Miguel Sena.

A concentração, no sábado, está marcada para as 8 horas, na sede do Grupo Motard de Campo Maior. Depois do pequeno-almoço, a comitiva parte para o passeio, às 9.30 horas.

O percurso delineado para as motas clássicas incluirá passagens pela Barragem do Caia, São Vicente e Santa Eulália. Vespa, Famel e Zündapp são alguns dos exemplos de motas antigas, agora recuperadas, que irão participar no passeio.

Quanto às inscrições, para os interessados em participar, Miguel Sena revela que têm o custo de 20 euros. No próprio dia, acrescem cinco euros a esse valor. Mais informações e inscrições através do telemóvel 965 745 170 ou do e-mail gmotardcampomaior@hotmail.com.

Procissão de Velas esta sexta-feira no Bairro do Revoltilho

No âmbito da Missão porta a porta que decorre no Bairro do Revoltilho, pelos missionários da Comunidade Sementes do Verbo, em colaboração com a Paróquia de Santa Luzia, esta noite, pelas 21.15 horas haverá uma procissão de velas, neste bairro.

Ainda esta sexta-feira, às 9 horas há oração de Laudes, na Igreja de Santa Luzia, seguida da Adoração do Santíssimo Sacramento.

Durante todo o dia, os missionários farão visitas às famílias, porta a porta, nesta zona e às 17.15 horas é recitado o terço.

Às 18.30 horas tem lugar a Eucaristia no Bairro do Revoltilho.

Secretária de Estado do Turismo de visita à Praia Fluvial das Azenhas D’el Rei

A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviço, Rita Marques, está esta sexta-feira, 27 de maio, de visita ao Alentejo e ao Ribatejo.

Pelas 12.50 horas, está prevista a sua visita à Área de Serviço de Autocaravanas (ASA) de Alandroal, seguindo depois para a Praia Fluvial das Azenhas D’el Rei, em Montejuntos.

Antes, Rita Marques passa por Vila Nova do Erra, em Coruche, e pela Estação Náutica de Avis. Depois de Alandroal, a secretária de Estado, em Moura, estará presente na Sessão Pública de Celebração dos Protocolos do Programa Formação + Próxima (com as autarquias de Alvito, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mértola, Serpa, Moura e Barrancos). Já em Évora, visita o Gabinete da Rota dos Vinhos e estará na inauguração do evento Évora Wine.

Comunicação sobre incêndios rurais em análise em workshop online

Realiza-se hoje, dia 27 de maio, a primeira sessão da 2.ª edição do Workshop “Comunicação sobre incêndios rurais – Do jornalista ao cidadão”, coorganizado pelas entidades públicas do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Polícia Judiciária (PJ).

O workshop gratuito, composto por duas sessões, que decorrem hoje e no próximo dia 3 de junho, em formato online, tem como principal objetivo formar os órgãos de comunicação social à escala nacional para uma comunicação de informação mais clara e objetiva, contribuindo assim, para que a população compreenda de forma adequada e transparente o risco e as consequências dos incêndios rurais, quais as medidas que devem adotar para prevenir e mitigar comportamentos de risco.

O Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30 estabelece como um dos seus quatro objetivos estratégicos a modificação de comportamentos de risco por parte dos cidadãos. Este objetivo é alcançado se todos adotarmos as melhores práticas de autoproteção, evitarmos ter comportamentos negligentes e se, quando usarmos o fogo em espaços rurais, o façamos em dias de menor risco. Modificar comportamentos pressupõe também conhecer o valor da floresta e dos espaços naturais e ainda divulgar e seguir as boas práticas de prevenção de incêndios. Só assim conseguiremos ter um Portugal mais protegido de incêndios rurais graves em 2030.

Para a redução de comportamentos de risco por parte da população, para além das campanhas de maior proximidade sob chapéu da campanha nacional “Portugal Chama. Por Si. Por Todos” dinamizadas pelas várias entidades do SGIFR, considerou-se como crítico a melhoria da perceção do risco e adoção de melhores práticas. A perceção de risco e adoção de melhores práticas pode ser capitalizada pelas mensagens que são veiculadas por todos os órgãos de comunicação social, e por isso, entendeu-se inscrever no Plano Nacional de Ação, um projeto dedicado à formação destes órgãos para a comunicação do risco.

Em 2021, na primeira edição deste Workshop, foram muitos os jornalistas que se juntaram para ouvir falar sobre comunicação de risco e sobre a situação nacional relativa aos incêndios rurais. A edição deste ano, conta com um número significativo de jornalistas inscritos, de vários órgãos de comunicação social, que encontrão aqui um espaço para verem as suas dúvidas e questões esclarecidas e ainda contactarem diretamente com pontos focais das várias entidades para o tema da comunicação. Espera-se que deste Workshop os jornalistas levem consigo diversos takeaways que lhes permitam fazer o seu trabalho em maior segurança e que obtenham também a melhor informação possível sobre a temática dos incêndios em Portugal, que lhes permita veicular aos cidadãos mensagens mais claras e objetivas com a coerência técnica necessária.