Bonecos de Santo Aleixo na sexta-feira em Rio de Moinhos

Os Bonecos de Santo Aleixo vão regressar, esta sexta-feira, dia 27, a Rio de Moinhos, no concelho de Borba. O espetáculo está marcado para as 21.30 horas, na Casa do Povo da freguesia.

O regresso acontece porque o Cendrev – Centro Dramático de Évora está a promover o projeto Teatro e Marionetas – Inclusão pela Cultura no Alentejo Central, da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC).

Este projeto prevê a realização de um conjunto de ações, a concretizar em duas freguesias do concelho de Borba – Rio de Moinhos e Orada –, em torno da memória e conhecimento dos Bonecos de Santo Aleixo, freguesia do concelho de Monforte, manifestação cultural com raízes profundas no Alentejo.

Arronches e Gavionenses na Supertaça Comendador Rui Nabeiro

Arronches e Gavionenses disputam a Supertaça Comendador Rui Nabeiro, no próximo sábado, dia 28, às 18 horas, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.

Este título dos seniores da Associação de Futebol de Portalegre é disputado, no final de cada temporada, entre o vencedor do campeonato (este ano, o Arronches) e o vencedor da Taça da Associação (este ano, o Gavionenses).

Rondão sobre o canil diz não tolerar “situações menos claras” nem “criar uma vítima pública”

A Rádio ELVAS contactou o presidente da Câmara de Elvas, entidade responsável pelo canil municipal, no sentido de obter esclarecimentos sobre o desaparecimento do animal que, esta noite, foi deixado na Abegoaria, tal como já noticiámos (ver aqui).

Rondão Almeida garante que, depois de informado da situação, já ouviu as explicações do veterinário municipal, que lhe disse que “ontem por volta das 23 horas, recebeu uma chamada da PSP dizendo que estavam com uma pessoa que tinha um cão, para ver se podiam entrar no canil, e deu informações ao agente que àquela hora era impossível deslocar-se, porque não tinha as chaves do canil, uma vez que estão com a senhora Cláudia Pombeiro, por isso, a ver se podiam aguardar a situação, que no dia seguinte perante na posse das chaves do canil, teria resposta”.

O presidente adianta que, “na passada sexta-feira, por volta das 23 horas, por sinal, estava com o veterinário e, um elemento da GNR contactou-o, porque estava na posse de um problema que era um gato que há três dias estava encerrado numa moradia e, havia alguém que na sexta-feira as 23 horas se tinha queixado, para resolver o problema, ontem à noite, o filme repete-se, pela mesma hora, há alguém que se dirige à PSP para apanhar um cão errante”.

Rondão Almeida questiona as pessoas, relativamente à coincidência do horário de entrega dos animais no canil. “Então só por volta das 23 horas é que se agarram estes animais? A esta hora é que se incomoda os agentes da autoridade? Há qualquer coisa que não corre bem neste processo, sei que andam a roubar ferro por todo o lado e não encontro ninguém que telefone para a PSP ou GNR a dizer que está ali a roubar seja o que for”.

“Existe aqui algo que tem muito que explicar, ou seja, o desentendimento entre duas pessoas, o veterinário e a Associação dos animais e as consequências estamos todos a pagá-las, e a câmara quer continuar a prestar um serviço de grande qualidade, tal como tem vindo a prestar aos animais, mas isto já começa  a sair do que é o normal, tendo em atenção as horas a que as ocorrências se dão”, acrescenta o presidente.

Questionado sobre as alegações de Cátia Gaião, que diz que há dias que solicitava a recolha do animal e nada foi feito, o presidente da Câmara de Elvas afirma que se esta elvense tiver provas disso, irá instaurar um processo ao veterinário municipal. “Se eu souber e tiver provas que alguém anda três dias junto do nosso veterinário para tomar uma decisão em relação ao animal essas pessoas que me façam chegar as provas, imediatamente será levantado um processo disciplinar ao respetivo veterinário”.

As responsabilidades serão pedidas ao veterinário municipal no que às suas obrigações diz respeito, e inclusive o presidente acrescenta que será contratada uma enfermeira veterinária para dar assistência ao veterinário. Rondão diz ainda que “isto tem que acabar, esta questão de agarrar na situação dos animais para pôr o bom nome da câmara não vou tolerar, o funcionário está sujeito a direitos e deveres e, tem um presidente que não lhe vai perdoar qualquer situação menos clara no desempenho das suas funções, mas também não terá um presidente que o irá perseguir para criar uma vítima pública”.

Os serviços da Câmara, através chefe de gabinete do presidente, Tiago Afonso, foi na noite de ontem receber o cão na Abegoaria, esclarece Rondão Almeida que acrescenta que “como a senhora Cláudia Pombeiro é que tem efetivamente as chaves, que já devia ter entregue no serviço para estarem à disposição, o meu chefe de gabinete em vez de ter improvisado um local para colocar o animal, tinha-o colocado dentro do canil, e assim não, colocou-o num local, partindo do princípio que estava em segurança, e o animal fugiu e andou uma equipa de trabalhadores à procura do animal”.

Animal entregue na Abegoaria desaparece durante a noite

Depois de dois dias com um cão, de porte médio, à porta de casa, na zona da Cruz Vermelha, em Elvas, Cátia Gaião decidiu entregá-lo na noite de terça-feira, 24 de maio, no canil municipal.

Esta elvense explica a situação vivida adiantando que o animal assustava os vizinhos que por ali passavam. “Tinha um animal agressivo, há dois dias, à porta de minha casa, atirava-se contra os portões e contra as pessoas, há dois dias que fazíamos queixa na Abegoaria e PSP e ninguém aparece para apanhar o animal, e inclusive as pessoas passavam e ele rosnava constantemente, era um animal agressivo e tínhamos medo dele”.

Pouco depois das 21 horas de ontem decidiu entregar o animal, na Abegoaria. Quando contactou novamente o veterinário, este alegou que já passava do seu horário laboral. “Viemos deixar o cão, porque não podia continuar à porta de minha casa, uma vez que tenho uma criança de três anos e não estava a ser capaz de sair de casa e o veterinário não apareceu, diz que o horário é das seis às oito, não aparece, não atende telefones”.

“Já tínhamos chamado o veterinário várias vezes, ele não aparece no local, apesar de dizer que vai, e não apareceu para recolher o cão, que pusemos dentro numa carrinha, foi também agressivo para a PSP e foi aberta uma participação e tudo”, relata Cátia Gaião.

Na noite de ontem, o veterinário “foi extremamente mal educado tanto para o porteiro, como para o meu marido, por telefone, e não apareceu para abrir o canil, nem recolher o cão”.

Entretanto, de acordo com Cátia Gaião, conseguiram ontem, falar com Tiago Afonso que, “foi muito prestável e arranjou um funcionário que conseguiu um local para o animal ficar”, tendo sido colocado, “junto aos autocarros, porque o funcionário em questão não tinha autorização para pôr animal numa box, com uma vedação feita em chapas, porque tentava fugir, sem comida nem água”. Depois de pensar que “o animal não estava bem”, Cátia decidiu verificar qual “a continuidade que tinham dado a este assunto”.

À chegada à Abegoaria, já esta manhã de quarta-feira, 25 de maio, constataram que o animal não se encontrava no local onde foi deixado na noite de ontem. “Ninguém sabe do animal, o veterinário diz que não tem conhecimento nenhum, quando ontem falaram várias pessoas com ele ao telefone, hoje diz que não tem conhecimento e que a responsabilidade não é dele”, acrescenta Cátia Gaião.

Segundo esta elvense, que se demonstra descontente com a situação, “o veterinário diz que não deu autorização para o animal lá ficar, que não sabe de nada e não tem responsabilidades sobre o assunto”. Cátia pretende que “estas situações sejam de evitar, que se atendam os pedidos da comunidade, porque temos de andar nas ruas seguros e que tratem bem os animais que é para isso que pagamos impostos nesta cidade”.

Entretanto a Rádio ELVAS sabe que o animal já foi encontrado, junto ao local onde se encontrava inicialmente.

Cuidados de saúde e “exportação” de jovens em Elvas inquietam arcebispo

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está em Elvas, para uma visita pastoral, que, em 2020, foi interrompida, a 13 de março, devido à pandemia. Por essa altura, teve oportunidade de visitar as comunidades de Vila Fernando, Barbacena, Santa Eulália e São Vicente.

Agora, de visita à cidade, e já depois de ter passado por Vila Boim, Terrugem e Boa-Fé, o arcebispo destaca o investimento que tem sido feito no concelho ao nível dos equipamentos sociais, considerando-o “uma das apostas mais completas” em toda a Arquidiocese. “Todas as localidades possuem o seu multiusos, o seu ginásio e até a sua piscina. Têm um espaço  muito cuidado, ao nível da escola. Tem atenção também ao desporto. Há muitas propostas para associativismo juvenil. O equipamento, de cada localidade, foi feito a pensar na possibilidade das pessoas aí residirem no século XXI”, comenta, em entrevista, na tarde desta quarta-feira, na Rádio ELVAS.

D. Francisco Senra Coelho diz-se ainda “admirado” com a quantidade de crianças que frequentam as escolas do concelho, como na de São Vicente, Santa Eulália e de Vila Boim, adiantando que Elvas tem grandes possibilidades ao nível da procura de qualidade de vida.

Acreditando que Elvas é um “concelho que exporta juventude para fora”, o arcebispo não tem dúvidas de que a formação, em áreas como a saúde, desenvolvida nas instituições de ensino superior da região, deveria ser mais aproveitada. “Temos belíssimos profissionais de saúde que vão e partem e depois ficamos sem eles. É preciso rever essa problemática”, assegura.

No concelho de Elvas, lembra D. Francisco Senra Coelho há várias dificuldades ao nível dos serviços de saúde: “a presença do serviço de saúde, como na Terrugem, acontece de 15 em 15 dias, ou, em alguns sítios, em que encerrou mesmo o serviço que saúde, que acho que é o caso de Vila Fernando”.

Hoje, e ainda antes de ter estado nos estúdios da Rádio ELVAS, o arcebispo visitou a Câmara Municipal de Elvas, a Divisão Policial da cidade, tendo sido também recebido pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e Caia, São Pedro e Alcáçova.

A entrevista completa, conduzida pelo diretor da Rádio ELVAS, António Ferreira Góis, para ouvir no podcast abaixo:

Forte da Graça vai ser “atacado” dias 4 e 5

O Forte da Graça, em Elvas, vai ter uma recriação histórica, nos próximos dias 4 e 5 de junho, sábado e domingo.

O evento vai constar de uma simulação histórica de ataque ao Forte, a evocar o cerco ocorrido no ano de 1811 pelo exército francês, no decurso das Invasões Francesas, proporcionando ao público vivenciar os costumes e vivências da época.

Para estes dias de encenação histórica, o Forte da Graça vai ter bancas de artesanato, produtos da terra e tabernas, para lá de um desfile pelas ruas do centro histórico da cidade. O evento conta ainda com demonstrações de tiro de infantaria e artilharia, nas muralhas do forte; demonstrações de cavalaria, no fosso; baile oitocentista, no cruzeiro; e recriação histórica noturna de combate, entre o terrapleno e o revelim.

O Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, a Associação Napoleónica Portuguesa e a Associação Portuguesa para a Preservação e Estudo de Armas Históricas colaboram nesta recreação.

PSP detém nove pessoas numa semana

Nove pessoas, com idades compreendidas entre os 24 e os 70 anos, foram detidas, pelo Comando Distrital da PSP de Portalegre, entre os dias 16 e 22 deste mês, dos quais três por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 1,72 g/l; 1,72 g/l e 2,46 g/l); dois por condução de veículo automóvel sem habilitação legal; um por posse de arma proibida; e três por cumprimento de Mandados de Detenção e Condução, emitidos pelas Autoridades Judiciárias competentes.

No mesmo período, a PSP desenvolveu 14 operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 368 veículos e levantados 26 autos de notícia por contraordenação, dos quais 12 por falta de inspeção periódica obrigatória, um por condução sob efeito do álcool, dois por utilização do telemóvel no ato de condução, três por falta de seguro obrigatório e oito por não utilização do cinto de segurança durante a condução).

Também foram desenvolvidas quatro ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária; seis ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais; e duas operações de fiscalização às normas de detenção, transporte e uso de armas de fogo.

Ao nível da sinistralidade rodoviária, registaram-se dois acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Arronches organiza Quinzena Gastronómica do Bacalhau

A Câmara Municipal de Arronches vai organizar a 3ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau, entre os dias 27 de maio e 5 de junho.

A autarquia anuncia que “em breve” vai divulgar a lista de restaurantes do concelho aderentes a esta iniciativa, que se integra na marca “Arronches com Sabor – Cozinha com Alma”.

“Todos os elvenses deviam ir” à Festa do Sericaia, diz Manuel Fria

Nascido em Elvas a 8 de Julho de 1943, Manuel Fria é um dos artistas que aceitaram, de forma gratuita, atuar no próximo sábado, na festa do Sericaia, organizada pela Rádio ELVAS, com o intuito de angariar verbas para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

Manuel Fria referiu-nos que quem se dirigir ao coliseu, na tarde de sábado, poderá contar com “um reportório já conhecido, constituído, sobretudo, por fado e música popular. Para mim, faz todo o sentido participar nestes eventos, porque acho que a instituição dos bombeiros de Elvas tem feito um bom trabalho e merece ser ajudada”.

“Todos os elvenses deviam estar presentes. É um valor tão pequeno e todos deviam ajudar esta instituição, que tanta falta faz ao nosso concelho”.

A Festa do Sericaia decorre no próximo sábado, dia 28, no coliseu, em Elvas, entre as 15 e as 20 horas. As pulseiras para assistir aos espetáculos têm um custo de cinco euros e podem ser adquiridas nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões e, no dia do espetáculo, na bilheteira do coliseu.

ARKUS entrega prémios de poesia e curtas-metragens

A ARKUS, Associação Juvenil, realizou esta quarta-feira, dia 25, a entrega de prémios do XXIV Concurso de Poesia e do Concurso de curtas-metragens deste ano.

No que diz respeito à poesia, esta edição contou “com mais de 100 trabalhos entregues, sendo já um evento internacional uma vez que, por exemplo, na categoria de seniores, o vencedor é de Sevilha”.

No que diz respeito a longas-metragens, o professor garante que é intenção da organização, “no próximo ano, alargar ao exterior da escola. Este ano temos apenas alunos a participar mas, dado o interesse que existe, pretendemos alargar ao exterior da escola no próximo ano”.

Na poesia, no 2º e 3º ciclos, venceu o poema da Madalena, seguida da Marta e da Maria Laroca. No secundário, a vencedora foi a Mariana Santos, seguida da Marta Sousa e do Jorge. Já nos seniores, o vencedor foi António Spínola, seguido do poema Outro Olhar e de Aniguel.

No concurso de curtas-metragens, a vencedora foi a Curta Escape Room; em 2°lugar ficou a Curta ¡Cuidado, Jonatan! e em 3°lugar ficou a curta Trinca la teta de la Cuatro.

A entrega de prémios decorreu esta manhã, no auditório da secundária de Elvas.

“Esperamos uma presença massiva de cavaleiros”, diz Alberto Barradas sobre raide hípico

O Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas, prova organizada pela Associação Humanitária de Santa Eulália e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália, está este ano de regresso no dia 3 de setembro, em Santa Eulália.

Alberto Barradas (na foto), da organização, refere que “a prova, a mais antiga a nível nacional, vai decorrer dentro dos mesmos moldes dos anos anteriores. Tentámos que a prova se realizasse em junho mas não foi possível e esperamos que, em setembro, a presença de cavaleiros seja massiva”.

O raide conta com uma prova internacional, de 100 quilómetros. Depois, há mais duas provas, uma de 80 e outra de 40 quilómetros. Para os veteranos há uma prova de 20 quilómetros e um passeio para crianças com a mesma distância.

O programa do XXI Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas inicia-se às 6.30 horas, com a inspeção veterinária, seguindo-se, às 8 horas, a partida em grupo junto aos silos da Cersul. Às 16 horas decorre a entrega de prémios e uma hora depois a missa.

Quinzena Gastronómica do Bacalhau em Arronches

Na transição entre maio e junho, o bacalhau volta a estar em destaque nas ementas dos restaurantes do concelho de Arronches.

Depois da Quinzena Gastronómica do Porco e das Terras do Borrego, o Município de Arronches volta a promover a sua gastronomia, desta feita com um certame dedicado ao bacalhau. Entre os dias 27 de maio e 5 de junho, o “fiel amigo” vai fazer parte da ementa dos restaurantes da vila que aderiram a esta 3.ª Quinzena Gastronómica do Bacalhau de Arronches.

Nesta edição da iniciativa, vão ser sete os restaurantes aderentes, todos situados na sede de concelho.

Entre as iguarias, vão estar pratos como Bochechas de Bacalhau à Bolhão Pato, Bacalhau Fresco Panado no Forno, Bacalhau Recheado, Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, Bacalhau à Casa, Pirâmide de Bacalhau e Arroz de Bacalhau. Esta é mais uma oportunidade para visitar o concelho de Arronches e, a partir da sua gastronomia, fazer um percurso onde pode ficar a conhecer o seu património, as zonas de lazer em contacto com a natureza e os seus espaços museológicos.

Junte-se à Festa do Sericaia e habilite-se a ganhar prémios

Todos aqueles que adquirirem as pulseiras para se juntar à Festa do Sericaia, que a Rádio ELVAS promove já este sábado, dia 28 de maio, no coliseu, ficam habilitados a ganhar um de três prémios.

A sorteio estarão um mini forno, um microondas e um aspirador, todos da marca Confortec, oferecidos pela Telefac.

De recordar que a Festa do Sericaia, mais que um evento dedicado ao doce tradicional de Elvas, é uma iniciativa solidária, com as verbas angariadas nas entradas a reverter, na totalidade, para os Bombeiros Voluntários de Elvas.

As pulseiras de acesso à festa, que contará com a atuação de vários grupos e artistas elvenses, entre as 15 e as 20 horas, têm o custo de cinco euros e podem ser adquiridas nos estúdios da Rádio ELVAS, na Rua dos Chilões, ou no próprio dia nas bilheteiras do coliseu. Podem ainda ser feitas reservas através do contacto 969 814 165.

Feira Internacional da Cortiça em Coruche de dia 26 a 29

Após dois anos em modelo limitado pela pandemia e após o reconhecimento da Tiragem da Cortiça enquanto Património Cultural Imaterial de Portugal, Coruche faz renascer a FICOR – Feira Internacional da Cortiça, de 26 a 29 de maio.

O certame regressa ao pleno formato presencial de conferências e debates, desfiles de moda, concertos, espetáculos de stand-up comedy, provas de vinho e espaços especialmente dedicados à gastronomia.

Além do desfile de moda Coruche Fashion Cork, este ano apresentado por Isabel Angelino, onde vão ser dados a conhecer os projetos e ideias candidatas à quinta edição do Concurso de Ideias e Criatividade, a FICOR Coruche e o Município prometem ainda “momentos de evasão e desportivos”, como a Corrida das Pontes e da Família ou o I Concurso Morfofuncional do Cavalo Luso-Árabe, não esquecendo uma “grandiosa corrida de toiros”, lidada mano a mano por Rui Fernandes e João Ribeiro Telles, de acordo com informação publicada pelo Município coruchense.

Cãominhada Solidária em Campo Maior no domingo

O Grupo dos Amigos dos Animais de Campo Maior promove, no próximo domingo, dia 29 de maio, uma Cãominhada Solidária, com vista a angariar verbas para continuar a prestar os melhores cuidados possíveis aos animais que tem aos seus cuidados.

A iniciativa, aberta a todos os interessados e que tem uma inscrição de três euros, normalmente acontece em outubro, por ocasião do Dia do Animal, mas foi antecipada, revela uma das voluntárias responsáveis, Mafalda Ensina, uma vez que alguns dos cães da associação estão doentes. “As pessoas que quiserem também pode trazer alguns donativos, em bens alimentares, que são sempre bem-vindos”, adianta.

Quem quiser, poderá participar na iniciativa levando o seu animal de estimação ou levar a passear um 17 dos cães da associação. Num percurso de cerca de quatro quilómetros, a caminhada arranca do Armazém Municipal, pelas 10 horas. “Tentamos variar sempre o percurso e o objetivo é passar pelo centro da vila e vamos tentar chegar até à parte histórica. Gostávamos de passar por alguns monumentos que temos, porque Campo Maior está muito turístico e gostávamos de mostrar isso às pessoas”, revela Mafalda Ensina.

Em edições anteriores, lembra a voluntária, estas cãominhadas chegaram a contar com a participação de 70 pessoas. “Isto é para todas as idades, é para todos”, diz ainda, assegurando que, mesmo quem não possa participar, pode sempre ajudar o Grupo de Amigos dos Animais de Campo Maior.

“Entretanto, nós estamos quase a oficializar a associação, porque ao longo deste anos, como todos sabemos, juntar o dinheiro para formar a associação tem sido muito complicado, porque o dinheiro que juntamos faz sempre falta para outras coisas. Neste momento estamos já a tratar disso tudo para termos as coisas de outra maneira, para que as pessoas também se possam tornar sócias”, revela ainda a voluntária. Até lá, é sempre possível ajudar, entrando em contacto com o grupo através das redes sociais.

Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador em França

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 50 de milhões de euros, saiu ontem, 24 de maio, a um apostador em França.

O segundo prémio, no valor de 537 mil euros, saiu a um único apostador, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, de 41 mil euros saiu a três apostadores, todos com aposta fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1.150 euros, saiu a 34 apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 10 – 13 – 27 – 36 – 37 e pelas estrelas 02 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Arcebispo de Évora visita Câmara Municipal, PSP e Juntas de Freguesia

No âmbito da Visita Pastoral do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, ao concelho de Elvas, entre esta quarta-feira e domingo, a visita incide nas paróquias do centro histórico da cidade, nomeadamente: Salvador, Santa Maria, Alcáçova e Nossa Senhora da Assunção.

Esta quarta-feira, 25 de maio o arcebispo começa a visita na Câmara Municipal às 10 horas; seguido, às 11 horas, para a Esquadra da PSP; sendo depois, às 11.40 horas, recebido pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e Caia, São Pedro e Alcáçova.