“Estou Aqui!”: PSP e MEO alertam crianças para perigos em férias

A PSP tem em marcha a edição deste ano do programa “Estou Aqui!”, uma iniciativa que se traduz na distribuição de pulseiras que facilitam a sinalização de crianças desaparecidas entre os dois e os dez anos.

Para sensibilizar as crianças para uma possível situação destas e para que se possa promover o rápido retorno à família, sobretudo no decorrer das férias de verão, a PSP, juntamente com a MEO, esteve esta tarde na Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia, em Elvas.

Para o subcomissário da PSP de Elvas, Luís Matos, é importante fazer esta divulgação, até porque estas pulseiras “podem ajudar a salvar vidas”. “Se uma criança se perder, a pessoa que a encontra liga 112, basta dar o código que está inscrito na pulseira e esse código contém informações, seja dos pais ou do encarregado de educação, como contacto telefónico e morada, para que os pais se encontrem com a criança, numa esquadra ou no local em que ela estiver”, adianta o subcomissário.

As pulseiras, que são gratuitas, têm a validade de um ano. Para solicitar estas pulseiras, é necessário fazer um registo através do site do programa “Estou Aqui”, sendo que as pulseiras são entregues nas esquadras da PSP. “O código só é atribuído quando os pais se deslocam a uma esquadra. É apenas um código para cada criança”, adianta Luís Matos.

Muito a brincar, o dinamizador da ação desta tarde, João Redondo, em representação da MEO, procurou abordar assuntos muito sérios junto das crianças. Com várias brincadeiras, as crianças foram desafiadas a responder a perguntas, entre outras situações, sobre os perigos com estranhos e em caso de se perderem dos seus pais.

A segurança das crianças, garante, por sua vez, a coordenadora de estabelecimento de ensino, a professora Cristina Matos, “é o maior interesse”, quer dos pais, quer da escola, pelo que a atividade foi muito importante.

O programa “Estou Aqui!”, criado em 2012, permitiu a distribuição de mais de 400 mil pulseiras, 33. mil das quais só durante o ano passado.