Em maio reza-se o terço no Bairro das Caixas (Elvas)

O mês de Maio é, no calendário cristão, o mês de Maria. Em Elvas, as moradoras do Bairro das Caixas reúnem-se todos os dias para rezar o terço junto ao nicho de Nossa Senhora de Fátima, construído no bairro.

Júlia Afonso, uma das impulsionadoras desta iniciativa, explica que “desde 2013 que fazemos aqui o mês de Maria, com procissão e tudo. A partir das seis e meia rezamos o terço. Quem quiser pode vir, mesmo que não more no Bairro das Caixas. Inicialmente, colocávamos a santinha aqui numa mesa mas depois pedimos ao presidente da junta da altura para fazer o nicho e ele fez”.

Elvira Santos não começou em 2013 mas sempre que pode participa. “Sinto-me muito bem aqui e gosto muito de vir. Mas devíamos ser mais para que, pelo menos neste mês, rezássemos a Nossa Senhora”.

Este grupo de senhoras, no final do mês de Maio, realiza uma procissão pelo bairro. Maria Remédios foi a responsável pelo pendão que encabeça a procissão e já participou na procissão dos Pendões, no decorrer das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade. “O primeiro pendão que fiz foi surpresa para elas. Tem um Senhor Jesus da Piedade de um lado e a Nossa Senhora de Fátima do outro. Agora, como já estamos a ficar velhotas, fiz um pendão mais pequeno porque se não estivermos em condições até mesmo uma menina o leva”.

Já Maria Teresa referiu-nos que começou a participar “desde o início. A irmã Matilde começou a pensar nisto, quando dávamos catequese na APPACDM, e assim foi. Eu como sou uma pessoa católica, quase que sinto a obrigação de participar”.

Grupo de fiéis junta-se às 18.30 horas, durante todo o mês de maio, junto ao nicho de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro das Caixas, para rezar o terço.