Escritora Sara Rodi com alunos da EB 2,3 de Santa Luzia

A escritora Sara Rodi esteve esta quarta-feira, 11 de maio, na Escola Básica (EB) 2,3 de Santa Luzia, em Elvas, num encontro com os alunos de 7º e 8º anos, para mostrar um pouco da sua experiência enquanto escritora de livros infanto-juvenis, mas também para realçar a importância da leitura e escrita.

Sara Rodi revela que gosta muito do contacto com os alunos, onde aborda a escrita e a sua experiência, enquanto escritora, adiantando que, de cada sessão, aprende muito com os alunos presentes. “Gosto muito de falar com os alunos, porque é um dia diferente para eles e funciona bem, porque há um contacto mais próximo, e enquanto escritora levo daqui muito mais, porque eles são os meus leitores, é muito inspirador e levo ideias para outros livros”.

Por outro lado, a escritora garante que “promover a leitura, numa faixa etária onde se perdem os hábitos de leitura, muito devido também ao digital, que se impõe, mais nestas idades do que no primeiro ciclo, por exemplo, onde é mais fácil falar destes temas, porque há mais hábitos de leitura”.

Sara Rodi começou a escrever muito cedo e acrescenta que, a escrita “é uma experiência muito importante e ajuda a digerir a vida”, admitindo que gostava de deixar o “bichinho” a alguns alunos, e gosta de falar, nestas sessões, “da importância da palavra, que está banalizada”, bem como “o impacto que tem em nós e nos outros, pelo que devem ser cuidadas”.

Esta iniciativa insere-se no projeto de leitura Ler+, no Plano Nacional de Leitura, e para a diretora do Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas, Brígida Gonçalves, esta é uma forma de “incentivar os alunos para a leitura e escrita, por parte de uma escritora, presencialmente”, que considera que “tem um impacto, muito maior”.