Relatório do IPCC no Ambiente em FM desta semana

Um novo relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas prevê que a temperatura global da superfície terrestre continue a aumentar até pelo menos meados deste século, considerando todos os cenários de emissões.

Até o fim do século XXI, poderá ocorrer um aquecimento global acima de 1,5 ° C e 2 ° C, a menos que haja reduções profundas nas emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa nas próximas décadas.

José Janela, da Quercus, explica que “é essencial manter o limite de aumento de temperatura global em 1,5°C. A ciência mostra-nos que é necessário cortar emissões em 45% até 2030, e alcançar emissão zero até 2050. Porém, seguindo o ritmo atual, estima-se um aumento de 14% nas emissões globais até o fim dessa década. Isso significa uma catástrofe”.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reagiu a este relatório referindo que “já viu muitos relatórios científicos na vida, mas nunca nenhum como este”.

O relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas está em destaque na edição desta semana do programa Ambiente em FM, da Quercus.