Art & Walking Festival passou este fim de semana por Arronches

Até dia 15 de maio encontra-se a decorrer o Alto Alentejo Art & Walking Festival, uma iniciativa promovida pelo grupo Sistemas de Ar Livre, em parceria com Hotel Monte Filipe, e que conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Município de Arronches, entre outras entidades.

Esta iniciativa conjuga a realização de passeios pedestres com a apresentação da arte, cultura e património existente em cada dos concelhos que se encontram a colaborar com este projeto. Arronches não ficou de fora deste festival e recebeu duas caminhadas que se realizaram no passado fim de semana.

A primeira das duas desenrolou-se, no sábado, pelo território da freguesia de Esperança e entre o património existente da freguesia, destaca-se por ter levado os participantes até ao lugar de Marco onde se encontra a Mais Pequena Ponte Internacional, sendo precisamente esse o tema principal desta caminhada que se realizou no sábado.

No domingo, foi a vez dos caminheiros percorrerem os caminhos de Arronches, calcorreando a rota das Lendas da Forte de Arronches, sendo abordadas as lendas de Nossa Senhora da Luz, da Pedra da Mentira e da Pedra da Moura, existindo inclusive algumas versões diferentes das respetivas histórias, num animado debate entre os participantes, na sua maioria naturais de Arronches.

Além do património cultural supracitado, quem se inscreveu neste certame teve ainda a oportunidade de visitar o Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, local onde terminou este segundo passeio.