FITA leva 50 peças de teatro ao Alentejo até dia 14

O Festival Internacional de Teatro do Alentejo (FITA), organizado pela Companhia Lendias d’Encantar, está de regresso entre hoje, 5 de maio, e o próximo dia 14, naquela que é já sua nona edição.

Pela primeira vez, o maior festival de teatro a sul do país tem um país convidado – Espanha – de onde vêm cinco companhias. Esta edição, que leva o teatro a dez concelhos de toda a região Alentejo, é, segundo o diretor artístico da Lendias d’Encantar, António Revez, de “consolidação” do festival. “A grande novidade é termos um país convidado, que é algo que queremos manter para os anos seguintes e, inclusive, já temos alguns países mais ou menos selecionados para serem convidados”, revela.

Ao todo, serão apresentadas “perto de 50 peças”, de companhias, para além de Portugal e Espanha, de países como Equador, Argentina, Colômbia, do México e Brasil. O festival, garante ainda António Revez, é “bastante eclético” na sua programação, com peças para todo o tipo de públicos: “temos públicos mais urbanos, mais rurais, mais jovens e mais idosos e tentamos sempre encontrar uma programação que vá ao encontro dos vários públicos que temos”:

Apesar de ter o seu núcleo central em Beja e Aljustrel, o festival vai chegar, no caso do distrito de Portalegre, a Campo Maior e Ponte de Sor. Já em Évora, o FITA chega a Arraiolos e Viana do Alentejo.

No caso de Campo Maior, serão apresentados os espetáculos “Pausa Forçada”, no sábado, 7 de maio; “Piano Blanco”, no dia 13; e “Femmes”, no dia 14. Todas as peças sobem ao palco do Centro Cultural da vila, tendo início marcado para as 21.30 horas.