Bombeiros de Elvas celebram aniversário numa altura de “grandes dificuldades”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas celebra hoje, 5 de maio, os seus 93 anos de existência, numa altura em que, à semelhança da grande parte das corporações do país, enfrenta “grandes dificuldades”.

Depois da pandemia, lembra o presidente da associação, Amadeu Martins, contribuem para esta situação os preços elevados dos combustíveis, em consequência da guerra na Ucrânia, e a falta de apoios, sobretudo por parte do Governo. “Neste momento, estamos mesmo com grandes dificuldades. Os preços dos combustíveis foram exageradamente elevados. O Governo, infelizmente, não olhou para as associações e continuamos a pagar um preço alto por o Governo não nos ter ajudado”, revela Amadeu Martins.

Até ao momento, e “com grandes dificuldades”, a Associação Humanitária tem conseguido pagar as contas. “Mas, a partir de meados do mês que vem, a dificuldade vai já notar-se muito nesta associação, se nada for feito, tanto a nível local, como nacional”, assegura ainda o presidente.

As comemorações deste 93º aniversário começaram, pelas 9.30, com o içar das bandeiras, no quartel. Segue-se, pelas 11 horas, a tradicional romagem ao cemitério da cidade. Pelas 19 horas, na Igreja de Santa Luzia, será celebrada uma missa em memória, quer dos sócios, quer dos bombeiros falecidos.