Caravana humanitária de Elvas regressa da Polónia com um autocarro cheio de refugiados

O grupo de ajuda humanitária de Elvas está de regresso a Portugal, com 45 refugiados, depois de ter partido no passado fim de semana, com destino a Varsóvia, na Polónia, para esta segunda missão, no apoio ao povo da Ucrânia.

Destes refugiados, revela Luís Rodrigues, que integra a comitiva solidária elvense, apenas nove ficam em Elvas. “Grande parte deles vão para o norte do país”, adianta, sendo que vêm neste grupo 15 crianças, uma delas de apenas sete meses.

Nesta segunda missão, os voluntários viajaram para a Polónia de avião, sendo que, desta vez, integrou a comitiva uma tradutora, o que facilitou a comunicação com os refugiados.

A comitiva saiu ontem, ao início da tarde de Polónia, de autocarro, sendo que a chegada está prevista para amanhã. “Neste momento estamos a atravessar a difícil França, que é um longo país”, relatava Luís Rodrigues, em direto, no noticiário das 8 horas, da Rádio ELVAS.

De recordar que neste autocarro que agora traz para Portugal estes 45 refugiados, foram transportados os alimentos, bens essenciais e medicamentos recolhidos no concelho e que foram entregues, pelo grupo solidário de Elvas, no Centro de Conferências em Varsóvia, onde está instalado o maior centro de apoio a refugiados da Europa.

A comitiva conta com apenas dois elementos que participaram na primeira viagem, nomeadamente Luís Rodrigues e João Mexia, e quatro novos voluntários: Valéria Bilokon (tradutora) e três enfermeiros da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Sandra Carvalho, Luís Brazão e João Dias.