Formação+Próxima pretende dinamizar turismo de Campo Maior

O protocolo “Formação+Próxima” foi assinado entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, os 14 municípios do Alto Alentejo, e a secretaria de Estado do Turismo.

Estes protocolos inserem-se no plano “Reativar o Turismo, Construir o Futuro”, que pretende descentralizar a formação em turismo e adaptá-la às necessidades locais, por todo o território nacional.

O município de Campo Maior foi um dos que assinou este protocolo. Luís Rosinha, presidente da Câmara revela que, com este, é objetivo “capacitar os empresários e toda a parte operacional do turismo, restauração, hotelaria, entre outros, ou seja, dinamizar o contexto turístico do concelho”.

Neste momento, já se iniciaram as visitas aos estabelecimentos, para “identificar as necessidades mais prementes para cada negócio, através de questionários”.

Rosinha enaltece a disponibilidade do município, “numa retoma, que se quer mais eficaz, sustentável e mais presente naquilo que é o turismo, em Campo Maior pretendemos incentivar, para que os empresários estejam mais disponíveis para, conjuntamente com o município, fazer um caminho turístico que começa a criar laços e a estreitá-los.

“Nós já temos a parte de bem receber, que tanto nos caracteriza, e esta formação pode ser uma mais-valia para os nossos empresários”, acrescenta o presidente.

Tem havido um crescente número de visitantes a Campo Maior e a autarquia, comerciantes e empresários terão, com este protocolo, “ferramentas mais sólidas, para lidar com questões relacionadas com as dificuldades sentidas”, desejando que os empresários “colaborem com o município, nesta questão”.

Para a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, Conceição Grilo, este protocolo prevê “o desenvolvimento de formação à medida, ou seja, um plano de ação para cada concelho, tendo em conta as necessidades dos empresários do setor, incorporando planos estratégicos que os municípios tenham, dando resposta às necessidades de cada região”.

O objetivo é também “formar de forma massiva os agentes do setor, chegando a todos aqueles que acolhem turistas, de forma a qualificá-los, melhorando o serviço prestado”.

Em Castelo de Vide, local onde foi assinado o protocolo, decorreu uma ação de formação em espanhol técnico, já em Avis, uma formação em marketing digital, dando assim resposta “às necessidades identificadas, em cada concelho”, adianta Conceição Grilo.

Protocolo “Formação+Próxima” que pretende dotar os empresários dos setores relacionados com o turismo, das ferramentas necessárias, para melhorar o serviço prestando, tendo em conta as necessidades identificadas, em cada concelho, neste sentido.