Capote alentejano de regresso ao seu “fiel proprietário”

O registo que atribuía a exclusividade dos capotes alentejanos a um particular do Norte do país deverá ser anulado, uma vez que a Direção Regional de Cultura do Alentejo apresentou um pedido de nulidade ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Tudo aponta para que este pedido de anulação “seja aprovado e o capote alentejano esteja de regresso ao seu fiel proprietário, a região Alentejo. Foi nesse sentido que submetemos o pedido e, até ao momento, que produz os capotes alentejanos não sofreu qualquer tipo de sanção e continuaram a produzir normalmente”, de acordo com a diretora regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.

Depois de, em Dezembro do ano passado, os produtores das tradicionais vestes alentejanas terem recebido notificações, assinadas por um advogado de Penafiel, dando conta de que os artigos que comercializavam tinham um novo dono, esse processo acabou por cair por terra

Para Rosária Grilo, representante das Confeções Ima, em Santa Eulália, este processo de registo de patente “nunca deveria sequer ter começado. Foi um absurdo, não só a ideia do senhor como as entidades competentes terem aceito este pedido de registo”.

O processo não está formalmente fechado, mas, segundo a Direção Regional de Cultura do Alentejo, os alentejanos, fabricantes e compradores de capotes e samarras alentejanas, podem ficar descansados.