Monforte assinala Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

A CPCJ de Monforte, em parceria também este ano com o Município local, decidiu iluminar a frontaria do edifício dos Paços do Concelho, localizado na Praça da República, o ponto mais central e frequentado da vila, no âmbito das comemorações do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Entretanto, a CPCJ de Monforte, também já está a preparar uma outra iniciativa que contará igualmente com o apoio da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas do Concelho e que consiste na criação de um Laço Azul Humano, envolvendo toda a comunidade escolar, entidades pertencentes à Comissão Alargada e a todos aqueles que se queiram juntar a esta iniciativa no dia 29 de abril às 10.30h, no Campo de Futebol de Monforte. Pede-se a quem queira participar, que informe a CPCJ de Monforte e que, no referido dia, traga uma peça de roupa de cor azul. Esta atividade será registada em vídeo e fotografias para que, posteriormente, seja divulgada na página de Facebook da CPCJ.

O azul é a cor associada à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância porque, em 1989, uma mulher norte americana (BonnieFinney) atou uma fita azul na antena do automóvel, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Este gesto transformou-se numa campanha que se expandiu mundialmente e, atualmente, muitos países usam fitas azuis, durante o mês de abril, em memória das crianças que morreram ou são vítimas de abuso ou negligência.

Em Portugal, “Serei o que me deres… que seja amor” é o slogan criado pela Comissão Nacional.