Município de Monforte é “um dos pioneiro do país” na compostagem

Em 2018, foi aprovada a diretiva da União Europeia que veio a estabelecer a obrigatoriedade dos estados membros assegurarem, até 31 de dezembro de 2023, que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente, a fim de permitir uma reciclagem de elevada qualidade e de impulsionar a utilização de matéria-prima secundária de qualidade.

Com vista à análise de cenários de separação e reciclagem, foi elaborado o Estudo Municipal para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos no Concelho de Monforte, que foi apresentado em junho do ano passado. Ao nível de investimentos, foram considerados 45 compostores comunitários bem como 821 baldes de transporte de resíduos a distribuir à população.

A transição para a reciclagem na origem de biorresíduos e o seu consequente desvio de aterro exigirão a participação e envolvimento de toda a comunidade local. A mobilização de todos é essencial para a boa execução do projeto e para garantir a adesão continuada da população para a valorização de resíduos orgânicos. Tornou-se essencial a constituição de parcerias estratégicas com entidades da comunidade local que assumam a colaboração necessária à execução do projeto.

A sessão pública de apresentação do projeto “Monforte a Decompostar” foi realizada no auditório do Agrupamento de Escolas do Concelho de Monforte, durante a qual foram prestadas informações relativamente às ações já incrementadas pelo Município e sobre as que estão previstas.

Nesta fase do projeto, estão criadas as condições para efetivar a participação de todos os interessados que, para tal, devem inscrever-se. Ficam a aguardar a validação pelo município e posterior contacto e receberão o balde de transporte de resíduos e guia de compostagem. Para começar a compostar, reciclando os biorresíduos produzidos na residência nos compositores comunitários disponibilizados de acordo com as indicações do Município, o participante deve assistir ao workshop de compostagem. Os que pretendam utilizar o adubo produzido nos compositores comunitários, deverão contactar o Município com essa solicitação.

Os biorresíduos representam uma grande quantidade de recursos que podem ser utilizados em novas aplicações. É por isso crucial a transição para uma recolha seletiva de biorresíduos, pois só desta forma será conseguida a recuperação dos produtos que resultam do seu tratamento.

Sendo a separação e reciclagem na origem e a recolha seletiva de biorresíduos uma responsabilidade municipal, compete aos municípios definir a melhor forma de os gerir, seja por si, ou contratando terceiros. Nesta matéria, o Município de Monforte considera que se encontra “claramente na linha da frente assumindo-se como um dos pioneiros em todo o país”.