Este fim-de-semana, no Convento de Santa Clara, está de regresso a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, após dois anos de interregno, devido à pandemia.
Na cerimónia de inauguração, Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal de Portalegre, mostrou-se satisfeita com o regresso do evento, afirmando que a iniciativa regressa, desta feita, ao Convento de Santa Clara, “onde se realizou a primeira edição e onde se fizeram muitos doces conventuais, sendo um Convento com muita história”. O certame conta com cerca de 30 doceiros e muitos expositores com licores, portanto, revela Fermelinda Carvalho, “as pessoas precisavam de um evento, ele retomou e acho que retomou muito bem”.
A autarca considera que este evento destina-se não só aos visitantes mas também a quem reside em Portalegre, sendo um acréscimo a tudo o que a cidade tem de bom. “ Este é um território que precisa muito ser visitado, nós queremos muito receber pessoas e estes eventos contribuem muito para esse propósito, sendo feitos não só para quem vem de fora, mas para as pessoas da região, porque queremos dar-lhes esse ânimo”.
Estes eventos acabam por “contribuir e ser um acréscimo a tudo aquilo que nós temos de bom e junta-se o útil ao agradável, visitam a região e desfrutam destes eventos” acrescenta Fermelinda Carvalho, sendo este para si, “um fim de semana com um evento muito doce”.
De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, foi lançado um desafio a todos para que durante o fim de semana levem a sua boleima até à feira. “A boleima é um doce com muita tradição em Portalegre, muitas famílias fazem a boleima tradicional e está muito associada à cidade, pelo que resolvemos dar destaque à boleima e ressuscitar a sua importância, e decidimos fazer um concurso para premiar a melhor boleima, com o objetivo de lhe dar destaque”, acrescenta.
A Feira de Doçaria Conventual decorre até domingo, 27 de março, no Convento de Santa Clara, em Portalegre.


Nos últimos sete dias registaram-se 75.276 novos casos confirmados de covid-19 e 137 óbitos. Nas unidades hospitalares do país estão internados 1164 doentes, mais 24, 64 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos dois.
No próximo sábado, dia 26, para lá da tradicional procura de produtos para comprar, há mais um motivo para ir ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.
O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nas duas modalidades de apoio (curta e longa duração), vai estar ativo este ano.
As obras do Corredor Internacional Sul, entre Évora e Elvas/fronteira, no subtroço Alandroal – Linha do Leste (Elvas), obrigam a implementar uma alteração à sinalização rodoviária ao quilómetro 56,7 da EN-373.
Elvas registou, na última semana, 185 novos casos de Covid-19, um óbito e 215 recuperações.
Ao longo da semana em curso, desde dia 21 e até ao próximo domingo, 27 de março, o concelho de Arraiolos está representado no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020, exposição mundial que a pandemia atrasou.
O Município de Nisa procedeu à entrega de um subsídio de 105 mil euros a sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Nisa, com estruturas residenciais para idosos, por forma “a apoiar os esforços financeiros levados a cabo pelas instituições no âmbito da prevenção e do combate à pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos”, segundo anuncia a autarquia.
“Sem título, original”, assim se designa a nova exposição do fotógrafo José M. Rodrigues, que se inaugura nesta sexta-feira, 25 de março, no Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio de D. Manuel.
“Dona Catita”, de Cia Bipolar, sobe ao palco esta sexta-feira, dia 25 de março, do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas.
A iniciativa “Hora do Planeta”, da WWF (World Wildlife Found) tem lugar este sábado, 26 de março, tendo com objetivo que se desliguem as luzes, entre as 20.30 e as 21.30 horas, dos edifícios mais emblemáticos das várias localidades aderentes.
A Escola Secundária de Ponte de Sor recebeu, na passada quarta-feira, dia 23, as comemorações do Ano Europeu da Juventude, com a atividade Action Day, dinamizada pela Delegação do Alentejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que escolheu Ponte de Sor, Évora e Beja para celebrar esta efeméride na região.
Campo Maior registou, desde o passado sábado, 19 de março, até hoje, dia 25 de março, 71 novos casos de Covid-19 e 81 recuperações da doença e mais um óbito.
No âmbito de uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, apoiada pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e do Ribatejo, Castelo de Vide acolhe o III Fórum Cyclin’Portugal, esta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26.
Até algum tempo atrás, poder contar com uma máquina de secar as roupas em casa era um luxo que poucas pessoas podiam ter. Entretanto, com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível encontrar secadoras a preços acessíveis e que cumprem muito bem a função.
A Nissan está de Portas Abertas até domingo, 27 de março, para dar a conhecer a novo Juke Kiiro, e conta com outras campanhas nos restantes modelos da marca.
Francisco Anjos e André Almeida foram os vencedores da segunda eliminatória do concurso “Ser Leitor é Cool”, que decorreu esta sexta-feira na biblioteca da Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, em Elvas.
Francisco Anjos (na foto) foi um dos vencedores e refere que “foi muito bom participar neste concurso. Na altura da entrega dos diplomas, eu estava muito nervoso, mas como tinha uma amiga minha por perto ajudou a passar o nervosismo”. Francisco venceu este concurso depois de ler um poema que falava de um girassol. Quanto à sua participação na próxima fase, consideras que “vai ser mais difícil ganhar”.
O Agrupamento de Escolas de Arronches e o programa “Coração Mágico” – CLDS 4G Arronches, em parceria com o Município de Arronches e com o Grupo Crédito Agrícola, levaram a efeito a primeira edição do concurso “Empreendedores da Poupança”, numa iniciativa que teve início a 31 de outubro passado, data em que se comemora o Dia Mundial da Poupança.
O espetáculo “Agora é que é”, uma revista à portuguesa, da autoria de um grupo de jovens campomaiorenses, está de regresso ao Centro Cultural de Campo Maior, este sábado, em duas sessões.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ou antiga Sé de Elvas, desde o passado sábado, 19 de março, que começou a abrir ao público, para visitas, tal como a Rádio ELVAS já antes tinha noticiado.