Feira de Doçaria conventual e tradicional regressou a Portalegre

Este fim-de-semana, no Convento de Santa Clara, está de regresso a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, após dois anos de interregno, devido à pandemia.

Na cerimónia de inauguração, Fermelinda Carvalho, presidente da câmara municipal de Portalegre, mostrou-se satisfeita com o regresso do evento, afirmando que a iniciativa regressa, desta feita, ao Convento de Santa Clara, “onde se realizou a primeira edição e onde se fizeram muitos doces conventuais, sendo um Convento com muita história”. O certame conta com cerca de 30 doceiros e muitos expositores com licores, portanto, revela Fermelinda Carvalho, “as pessoas precisavam de um evento, ele retomou e acho que retomou muito bem”.

A autarca considera que este evento destina-se não só aos visitantes mas também a quem reside em Portalegre, sendo um acréscimo a tudo o que a cidade tem de bom. “ Este é um território que precisa muito ser visitado, nós queremos muito receber pessoas e estes eventos contribuem muito para esse propósito, sendo feitos não só para quem vem de fora, mas para as pessoas da região, porque queremos dar-lhes esse ânimo”.

Estes eventos acabam por “contribuir e ser um acréscimo a tudo aquilo que nós temos de bom e junta-se o útil ao agradável, visitam  a região e desfrutam destes eventos” acrescenta Fermelinda Carvalho,  sendo este para si, “um fim de semana com um evento muito doce”.

De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, foi lançado um desafio a todos para que durante o fim de semana levem a sua boleima até à feira. “A boleima é um doce com muita tradição em Portalegre, muitas famílias fazem a boleima tradicional e está muito associada à cidade, pelo que resolvemos dar destaque à boleima e ressuscitar a sua importância, e decidimos fazer um concurso para premiar a melhor boleima, com o objetivo de lhe dar destaque”, acrescenta.

A Feira de Doçaria Conventual decorre até domingo, 27 de março, no Convento de Santa Clara, em Portalegre.

Portugal registou 75.276 novos casos de Covid-19 em sete dias

Nos últimos sete dias registaram-se 75.276 novos casos confirmados de covid-19 e 137 óbitos. Nas unidades hospitalares do país estão internados 1164 doentes, mais 24, 64 em Unidades de Cuidados Intensivos, menos dois.

O R(t) volta a ficar abaixo de 1, registando-se nos 0,97. Recorde-se que o R(t) é um indicador de quantas pessoas pode infetar uma pessoa com covid-19. Assim sendo, um R(t) superior a um significa que um infetado está a originar, em média, mais um caso de infeção.

Árvores grátis no sábado no Mercado de Montemor

No próximo sábado, dia 26, para lá da tradicional procura de produtos para comprar, há mais um motivo para ir ao Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.

Com vista à mitigação das alterações climáticas, a Câmara Municipal aliou-se ao Projeto Além Risco na promoção da plantação. Para o efeito e no âmbito da campanha Quero Árvores, vão ser disponibilizadas, durante a manhã, cerca de 600 plantas entre medronheiros, freixos, folhados e muitas outras espécies.

Assim, entre as 10 horas e o meio-dia, cada pessoa pode levantar árvores gratuitamente, mediante inscrição prévia através de formulário (alemrisco.org/quero-arvores/) até um máximo de dez unidades.

No final, só falta regressar ao terreno e plantar. O Projeto Além Risco tem o financiamento do EEA Grants e o cofinanciamento da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Fundação Calouste Gulbenkian.

Ocupação de Tempos Livres de curta e longa duração do IPDJ

O programa Ocupação de Tempos Livres (OTL), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), nas duas modalidades de apoio (curta e longa duração), vai estar ativo este ano.

Na modalidade de curta duração, as áreas prioritárias são recuperação das aprendizagens, ambiente, direitos humanos, combate à exclusão social e direitos dos animais. São objetivos gerais deste domínio promover a dinamização de projetos de associações locais (de jovens e desportivas) com os estabelecimentos escolares, promover o envolvimento da comunidade local através do fomento de parcerias com associações locais e aumentar a prática desportiva dos alunos, fomentando uma articulação com o desporto federado e autárquico.

Até 15 de abril, decorre o período de candidaturas das entidades promotoras; a partir de 16 de maio, até cinco dias antes de cada projeto, realizam-se as inscrição dos jovens nos projetos; e o período de realização do programa é de 13 de junho a 10 de setembro de 2022. Valor da bolsa a atribuir aos jovens monitores: um euro por hora.

Na modalidade de longa duração, o valor da bolsa aos jovens dinamizadores é de 2,50 euros por hora. Duração mínima de 264 horas e máxima de 396 horas. As entidades promotoras e os jovens dinamizadores podem apresentar  as candidaturas através da plataforma, até 30 dias úteis antes do início do projeto. A realização dos projetos decorre a partir de 1 de abril e até 30 de novembro de 2022.

No Alentejo, as responsáveis pelo programa são Inácia Mira ( inacia.mira@ipdj.pt ) em Évora, Sandra Pires ( sandra.pires@ipdj.pt ) em Beja e Dina Crespo ( dina.crespo@ipdj.pt ) em Portalegre.

Semáforos no troço da EN-373 entre Elvas e Alandroal

As obras do Corredor Internacional Sul, entre Évora e Elvas/fronteira, no subtroço Alandroal – Linha do Leste (Elvas), obrigam a implementar uma alteração à sinalização rodoviária ao quilómetro 56,7 da EN-373.

Em virtude da necessidade do atravessamento de veículos pesados de transporte de terras na EN-373 e tendo em consideração que a travessia se vai efetuar numa zona próxima de uma curva com reduzida visibilidade, serão colocados semáforos em ambos os lados da EN-373 e no caminho de circulação dos equipamentos, para que a travessia se realize em segurança.

Prevê-se que esta situação tenha a duração de aproximada três meses.

Tapetes de Arraiolos promovidos no Dubai

Ao longo da semana em curso, desde dia 21  e até ao próximo domingo, 27 de março, o concelho de Arraiolos está representado no Pavilhão de Portugal na Expo Dubai 2020, exposição mundial que a pandemia atrasou.

A Câmara Municipal de Arraiolos aceitou o desafio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e assumiu a representação do “Tapete de Arraiolos” através do Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, o que constitui um importante meio de valorização e promoção do concelho arraiolense.

Município de Nisa atribui 105 mil euros a sete IPSS

O Município de Nisa procedeu à entrega de um subsídio de 105 mil euros a sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Nisa, com estruturas residenciais para idosos, por forma “a apoiar os esforços financeiros levados a cabo pelas instituições no âmbito da prevenção e do combate à pandemia de Covid-19 nos últimos dois anos”, segundo anuncia a autarquia.

Este apoio do Município de Nisa tem um valor total de 105 mil euros e foi concedido às cinco santas casas da misericórdia do concelho (Alpalhão, Amieira do Tejo, Arês, Montalvão e Nisa), bem como a dois centros sociais (Tolosa e Santana).

Os apoios, no valor de 15 mil euros cada, visam sustentar as finanças das IPSS que “foram obrigadas a um esforço adicional e a um aumento significativo da despesa para cumprir todas as diretivas e medidas de prevenção” divulgadas pela Direção-Geral de Saúde ao longo destes dois anos, nomeadamente “a aquisição de equipamentos de proteção individual, a aquisição e instalação de equipamentos de higienização, e a reorganização e adaptação de locais e de layout de espaços às orientações e boas práticas”, segundo refere a autarquia.

Fotógrafo José M. Rodrigues expõe em Évora até 26 de junho

“Sem título, original”, assim se designa a nova exposição do fotógrafo José M. Rodrigues, que se inaugura nesta sexta-feira, 25 de março, no Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio de D. Manuel.

São cerca de cem fotografias atuais, que representam pessoas e, em consequência, a vida, entretanto transformada pela guerra. A mostra é organizada pela Câmara Municipal de Évora. “No trabalho final desta exposição, aconteceu a guerra. A parte humana foi invadida por ela. Mostrar a vida tornou-se uma prioridade, por isso modifiquei a exposição. A par do sonho de mostrar a vida que é possível, estas fotografias pretendem também e com urgência alertar para o que é viver debaixo de guerra”, explica o autor, galardoado com o Prémio Pessoa em 1999.

“Sem título, original” é composta por fotografias recentes realizadas pelo fotógrafo, com impressões de autor. “Também devido ao que está a acontecer no mundo nos últimos dias, o conteúdo da exposição mudou e nós também. Há mais pessoas representadas, para mostrar como é importante a vida em que vivemos e o que é a nossa realidade atual no nosso meio geograficamente distante e próximo. É natural, portanto, que a exposição tenha outro rumo dentro de outro tempo” revela José M. Rodrigues. “As obras estão divididas em painéis, cada um com duas ou três fotografias. Deste modo, cria-se uma sequência entre os painéis em si e uma sequência interior em cada painel que constrói um todo. Outra faceta desta exposição são os grandes formatos. São faixas em papel puro de algodão soltas no espaço e no ar, que possibilitam uma aproximação grande com o olhar”, acrescenta o autor.

Com uma vida artística há muito ligada a Évora e ao Alentejo – onde cresceu, apesar de ter nascido em Lisboa –, José M. Rodrigues tem-se dividido entre Portugal e a Holanda, estando intimamente ligado à capital alentejana, onde leciona no departamento de Artes Visuais da Universidade desde 2009. Um dos pontos altos da sua carreira como fotógrafo foi a atribuição do Prémio Pessoa, em 1999, pelo conjunto da sua obra artística e pela sua contribuição às artes de Portugal.

“Sem título, original” está patente, até 26 de junho, no Centro Interpretativo da Cidade de Évora, no Palácio de D. Manuel, podendo ser visitada de segunda-feira a sábado nos seguintes horários: das 9.30 às 12.30 horas e das 14 às 18 horas.

Peça “Dona Catita” esta sexta-feira no CRP da Boa-Fé

“Dona Catita”, de Cia Bipolar, sobe ao palco esta sexta-feira, dia 25 de março, do Centro de Recreio Popular (CRP) da Boa-Fé, em Elvas.

O espetáculo está marcado para as 21 horas e insere-se no ACTO – Festa do Teatro em Elvas, promovida pela Associação Um Coletivo.

Iniciativa “Hora do Planeta” tem lugar este sábado

A iniciativa “Hora do Planeta”, da WWF (World Wildlife Found) tem lugar este sábado, 26 de março, tendo com objetivo que se desliguem as luzes, entre as 20.30 e as 21.30 horas, dos edifícios mais emblemáticos das várias localidades aderentes.

Esta é uma ação simbólica global ambiental, através da qual indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a participarem no “apagão” de luzes, à escala mundial, como forma de sensibilizar para a importância de um consumo energético racional, de modo a assegurar a sustentabilidade do planeta.

No ano em que esta rede mundial de defesa do meio ambiente vem reforçar o seu apelo à conscientização de toda a coletividade para as ameaças ambientais que interferem com os ritmos naturais do planeta Terra, colocando em causa a sua sustentabilidade, os municípios aderentes, desafiam a população a juntar-se à campanha Hora do Planeta 2022, recorrendo a um gesto refletido sobre o que cada um poderá fazer para ajudar a melhorar a qualidade de vida no Planeta.

Ponte de Sor comemora Ano Europeu da Juventude

A Escola Secundária de Ponte de Sor recebeu, na passada quarta-feira, dia 23, as comemorações do Ano Europeu da Juventude, com a atividade Action Day, dinamizada pela Delegação do Alentejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que escolheu Ponte de Sor, Évora e Beja para celebrar esta efeméride na região.

O Ano Europeu da Juventude tem quatro objetivos principais: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades para jovens; ajudar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos e empenhados; promover oportunidades ao alcance dos jovens; e integrar uma perspetiva da juventude nas políticas da União.

O evento serviu também para homenagear Eduardo Alves, de Ponte de Sor, futuro deputado da Assembleia da República, eleito pelo distrito de Portalegre, que foi aluno desta escola secundária.

Campo Maior: 71 novos casos Covid e um óbito numa semana

Campo Maior registou, desde o passado sábado, 19 de março, até hoje, dia 25 de março, 71 novos casos de Covid-19 e 81 recuperações da doença e mais um óbito.

No concelho, encontram-se ativos 63 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 2690 casos positivos, 17 óbitos e 2610 altas.

Fórum Cyclin’Portugal em Castelo de Vide nos dias 25 e 26

No âmbito de uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, apoiada pela Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e do Ribatejo, Castelo de Vide acolhe o III Fórum Cyclin’Portugal, esta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26.

A escolha da região para a realização da iniciativa, que visa debater a sustentabilidade e o desenvolvimento das redes de percursos para a prática do turismo em bicicleta, foi motivada pelo trabalho que a ERT tem vindo a desenvolver na implementação do projeto Cycling Alentejo e Ribatejo.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

O Fórum tem uma componente formativa para agentes das infraestruturas já homologadas ou em processo de homologação, mas está também aberto a todos os interessados nos temas propostos, mesmo não sendo candidatos a certificação. Das temáticas em análise, destaca-se a da sustentabilidade que conta com Benjamin Barret, um especialista da União Ciclista Internacional, como orador. São ainda debatidos assuntos como a ativação, manutenção e acompanhamento das infraestruturas Cyclin’Portugal, regulamentação, sinalética e novas tendências de utilização da tecnologia na rede.

Do programa, fazem ainda parte visitas às infraestruturas do Centro Cyclin’Portugal de Castelo de Vide e Marvão, que tem três portas de entrada, e a apresentação do anuário Cyclin’Portugal 2022.

[/shc_shortcode]

Um pequeno guia para usar melhor a sua máquina de secar

Até algum tempo atrás, poder contar com uma máquina de secar as roupas em casa era um luxo que poucas pessoas podiam ter. Entretanto, com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível encontrar secadoras a preços acessíveis e que cumprem muito bem a função.

O uso deste aparelho pode gerar algumas dúvidas, pois não basta simplesmente colocar as roupas lá dentro e ligá-lo. Importante tomar alguns cuidados para otimizar o uso da sua máquina, evitar o desperdício de energia e não correr o risco de estragar nenhuma das suas peças de roupa. Pensando nisso, criamos um pequeno guia para te auxiliar sobre a melhor maneira de usar a sua máquina de secar. Continua a ler!

1.  Se atente às etiquetas das roupas

Todas as nossas roupas vêm com etiquetas que indicam a forma mais adequada de higienizá-las. Alguns tecidos possuem especificidades que devem ser levadas em conta na hora de escolher a temperatura, o tipo de lavagem e até mesmo o sabão que deve ser usado. Na hora de secar, não é diferente. Isso porque muitos tecidos podem ser sensíveis às altas temperaturas e podem ser danificados se as orientações não forem seguidas.

Por isso, antes de misturar diferentes tipos de roupas e tecidos na secadora, leve em conta o que as etiquetas recomendam! Quando é hora de secar, não é diferente. Isto porque muitos tecidos podem ser sensíveis a altas temperaturas e podem ser danificados se as diretrizes não forem seguidas. Assim, antes de misturar diferentes tipos de roupa e tecidos na secadora, tome em consideração o que as etiquetas recomendam!

2.  Escolha o programa correto

Embora muitos não deem a devida importância a este passo, escolher o programa correto faz toda a diferença no resultado final do processo. Alguns tecidos podem demorar mais tempo e precisam de um programa ligeiramente mais pesado para os tornar realmente secos, enquanto outros secam rapidamente e sem esforço. Mesmo a melhor máquina de secar roupa tem programas e limites que devem ser seguidos!

Além disso, pode escolher programas que facilitem a engomar a roupa (se aplicável). Escolher o programa certo ajuda-o a economizar tempo de energia e a garantir uma boa durabilidade das suas peças de vestuário.

3.  Invista na manutenção da sua secadora

Tal como todos os aparelhos, o secador também necessita de cuidados para o manter a funcionar sem problemas. É necessário limpar regularmente o filtro para evitar a acumulação de pó, fios e algodão que se solta da roupa. Também é importante manter o condensador sempre limpo, seguindo sempre as orientações do manual do fabricante. Se não sabe fazer isto ou não se sente confiante, use a ajuda de um profissional.

4.  Respeite os limites do aparelho

Para que o seu secador funcione da forma correta, é importante seguir todas as recomendações de utilização. Por exemplo: sim, indica que a capacidade é de até 10kg, não tente exceder este limite, porque, além de não funcionar como deve e não garantir resultados satisfatórios, isto também pode estragar os sensores e até mesmo o equilíbrio do mesmo. Se tiver alguma dúvida, utilize sempre o manual do utilizador.

 

Nissan de Portas Abertas até domingo

A Nissan está de Portas Abertas até domingo, 27 de março, para dar a conhecer a novo Juke Kiiro, e conta com outras campanhas nos restantes modelos da marca.

Patrícia Perdigão, assessora comercial na Boutigest, em Elvas, explica que este Nissan Juke Kiiro é uma viatura que resulta “de uma parceria entre a marca e a Warner Bros, inspirado no novo filme do Batman”, sendo por isso “mais personalizado, com frisos em amarelo”, e para o qual decorre uma campanha de renting privado de 135 euros por mês, mas todas condições da oferta devem ser consultadas”.

Este Portas Abertas contempla ainda outras campanhas. No caso do novo Nissan Qashqai, a campanha comtempla “mais mil euros de desconto, para além da campanha cliente, e pode optar por três anos de um contrato de manutenção, ou o desconto associado a esse contrato, no ato da compra”.

Há ainda a oferta da extensão de dois anos de garantia em qualquer modelo da Nissan.

Em Elvas, pode conhecer todas campanhas relativas ao Portas Abertas da Nissan, na Boutigest, na Avenida da Europa.

Jovens elvenses participaram no concurso Ser Leitor é Cool

Francisco Anjos e André Almeida foram os vencedores da segunda eliminatória do concurso “Ser Leitor é Cool”, que decorreu esta sexta-feira na biblioteca da Escola Básica 2,3 de Santa Luzia, em Elvas.

“Esta iniciativa apurou os vencedores dos 5º e 6º anos e contou com a participação de 14 alunos. Tínhamos 18 inscritos mas alguns não puderam marcar presença por estarem doentes”, de acordo com a professora Helena Melo (na foto).

Francisco Anjos (na foto) foi um dos vencedores e refere que “foi muito bom participar neste concurso. Na altura da entrega dos diplomas, eu estava muito nervoso, mas como tinha uma amiga minha por perto ajudou a passar o nervosismo”. Francisco venceu este concurso depois de ler um poema que falava de um girassol. Quanto à sua participação na próxima fase, consideras que “vai ser mais difícil ganhar”.

A final deste concurso vai decorrer em Fronteira e contar com todos os finalistas das escolas do distrito de Portalegre.

Três alunos vencem concurso sobre poupança em Arronches

O Agrupamento de Escolas de Arronches e o programa “Coração Mágico” – CLDS 4G Arronches, em parceria com o Município de Arronches e com o Grupo Crédito Agrícola, levaram a efeito a primeira edição do concurso “Empreendedores da Poupança”, numa iniciativa que teve início a 31 de outubro passado, data em que se comemora o Dia Mundial da Poupança.

A iniciativa propunha aos jovens participantes a definição de um objetivo e a delineação de uma estratégia para atingir esse mesmo objetivo, com os vencedores a ser encontrados através de avaliação com base em critérios como a qualidade científica e relevância, a viabilidade e exequibilidade, a originalidade, criatividade na apresentação e o enquadramento de questões solidárias.

Os concorrentes foram divididos em três categorias: “Empreendedor da Poupança Benjamim” para alunos do segundo ciclo, “Empreendedor da Poupança Júnior” para alunos do terceiro ciclo e “Empreendedor da Poupança Jovem” para alunos do ensino secundário. Os vencedores foram, respetivamente, Beatriz Ventura, Diogo Carvalho e Emanuel Coimbra.

A entrega de prémios decorreu nesta quinta-feira, dia 24, na Biblioteca Municipal de Arronches, tendo participado Maria João Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Arronches, Lúcia Barbas e Ana Paula Costa, respetivamente coordenadora e técnica do Programa ‘Coração Mágico’ – CLDS 4G Arronches, e ainda Fátima Ramalho, representante do Grupo Crédito Agrícola.

Revista “Agora é que é” volta ao Centro Cultural de Campo Maior

O espetáculo “Agora é que é”, uma revista à portuguesa, da autoria de um grupo de jovens campomaiorenses, está de regresso ao Centro Cultural de Campo Maior, este sábado, em duas sessões.

Duarte Silvério, um dos promotores do espetáculo revela que o formato é o mesmo, no entanto há algumas cenas que sofreram alterações, tendo em conta os acontecimentos atuais. “É um género de revista que já estamos habituados e estamos com muita vontade, algumas cenas sofreram alterações, tendo em conta que as Festas do Povo passaram a ser Património Cultural Imaterial da Humanidade, e isso tem que ser falado no nosso espetáculo, assim como a guerra na Europa e, por isso, fizemos algumas alterações.”

Este é um espetáculo de “festa e celebração”, e tal só acontece, explica Duarte, quando podemos “sentir todas as emoções, porque vir e ficar feliz não chega, temos que fazer passar uma mensagem e fazer as pessoas pensarem nos temas, não chega entreter durante três horas”.

Já Leonor Alegria, outra das mentoras deste espetáculo adianta que querem mostrar um “conjunto de emoções, aliado à dança, canto, música, e ao teatro, cada cena transmite uma mensagem e lição para as pessoas refletirem”.

Neste momento, e como garante Duarte Silvério, já não há bilhetes para o espetáculo, o que para si, demonstra que “a população tem vontade de continuar a querer ver teatro”, o que deixa “bastante feliz”. Para si, “o teatro é magia e ainda continua a ser magia e enquanto isso há teatro e espetáculos, com magia, emoção e toda a entrega e para mim o espetáculo tem tudo isso, e é isso que queremos fazer as pessoas sentir”.

Leonor Alegria enaltece ainda este tipo de iniciativas e garante que a ligação entre os atores e o público é o que “enriquece o espetáculo”.

Para as pessoas que não conseguiram bilhete, podem através do facebook e instagram, no sábado, assistir a todos os preparativos deste espetáculo.

“Agora é que é”, revista à portuguesa que sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior, este sábado às 16  e 21.30 horas.

Visitas à Sé de Elvas custam dois euros

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ou antiga Sé de Elvas, desde o passado sábado, 19 de março, que começou a abrir ao público, para visitas, tal como a Rádio ELVAS já antes tinha noticiado.

Em horário de museu, a catedral da cidade está agora aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas, tendo ao seu serviço funcionários da Direção Regional de Cultura.

Dentro em breve, as visitas terão o custo de dois euros, valor que, de acordo com o padre Ricardo Lameira, será para o Estado, para que sejam pagos os ordenados dos funcionários que, para além de abrirem as portas da Sé, para as visitas, tratarão da limpeza do espaço religioso. O pároco esclarece ainda que às idas à Sé, para rezar, não serão, contudo, pagas.